terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como ver a moda fora da SPFW?

Salão Casa Moda uma maneira mais intimista de ver as tendências


            Como disse ontem o SPFW está acontecendo com força total, porém supondo que você não vá aos desfiles como verá as tendências? Na passarela te garanto que não verá, mas por isso tem os Showrooms, na época da semana de moda sempre ocorrerem eventos paralelos destinados a compradores e multimarcas, portanto é sempre bom estar de olho nas datas e principalmente nos locais onde ocorrem.

            Esse é o caso do Salão Casa Moda que é realizado em um famoso hotel aqui de São Paulo, ele tem não só marcas que desfilam no SPFW como também que fazem Fashion Rio, Minas Trend Preview entre outros eventos. Eu estive nesse evento há um tempo e te garanto que é ótimo. Você tem um contato mais próximo com o estilista além de ouvir algumas coisas que muitas vezes você não capta no desfile sabe? Por isso digo que é uma maneira mais intimista de ver as tendências já que você as ouve direto da fonte.



            Esse ano como eu não vou a SPFW, irei ao showroom já que os estilistas que me interessam estão expondo lá também, entre os destaques estão: Vitor Zerbinato com um inverno místico tribal, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço, Lolita Hannud, Huis Clos, Maria Garcia, Scarf Me e Vitor Dzenk.

            E o melhor de tudo por ser um  evento compacto, é possível ver todas as marcas em um dia só, embora o movimento de SPFW seja bom as vezes acaba cansando não acham?

(Fotos retiradas do Facebook do Casa Moda)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SPFW: Metrô Na Moda

SPFW tem pré – estreia  nos trilhos


            Hoje começa definitivamente a semana de moda de São Paulo, a 2° depois da mudança de calendário. Seria apenas uma data comum já que para quem não trabalha no meio acaba não fazendo muita diferença, porém essa 36° edição começou de uma maneira inusitada, levando a arte e a beleza das passarelas para os trilhos subterrâneos da cidade.


            Chamada de Metrô na Moda, essa pré-estreia vai de encontro ao tema dessa edição que trata de “deslocamentos”, além disso, o evento de ontem (domingo) foi a realização de um sonho de Paulo Borges para ele “É tudo feito no meio das pessoas, com as pessoas. E isso mostra que os processos não estão engessados e que podemos levar a moda para lugares onde nem se imaginava”. A linha escolhida foi a verde que passa na região da Avenida Paulista, Vila Madalena e etc. Engana-se quem imagina um “desfile” desorganizado, para colocar um timing a produção organizou um camarim na estação Vila Madalena e paradas estratégicas nas estações: Ana Rosa, Alto do Ipiranga e Vila Prudente onde houve performances com o casting de estrelas como: Michelli Provensi, Talytha Pugliesi, Débora Müller, Samira Carvalho, Lovani Pinnow e Ronaldo Martins.




            As roupas não foram uma coleção propriamente dita, e sim uma compilação de marcas e looks que já desfilaram tanto no Ibirapuera quanto no Villa Lobos. Entre as marcas escolhidas pelos stylists Flavia Pommianosky e Davi Ramos estavam: Huis Clos, André Lima, Neon (com a saia de bombom laminado), João Pimenta, Amapô (Carô Gold e Pitty Taliani), Alexandre Herchcovitch, Cavalera, Ellus, Gloria Coelho (com a coleção Neutrinos e vulcões), Triton, Osklen, Reinaldo Lourenço, Vitorino Campos, Samuel Cirnansck e Acquastudio. E foi assim com um desfile diferente e hipertextualizado que começou a SPFW.


(Fotos retiradas de: Terra

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Fórum Elle: SPFW

Revista Elle organiza fórum de discussão paralelo a SPFW

Ted Polhemus
            Com o intuito de promover discussões e propor uma nova visão sobre o assunto moda, a editora Abril organiza em parceria com a revista Elle o “Fórum Elle” que será realizado paralelo ao SPFW.  Seria o suficiente para quebrar aquela imagem de meninas magrelas nas passarelas, porém a revista foi além trazendo o antropólogo americano Ted Polhemus para abrir o evento.

            Ted é um dos maiores especialistas em comportamento de moda do mundo, portanto nada mais natural que ele venha nessa época onde São Paulo respira moda e tendência. Com o tema O Significado de uma marca e o desejo de consumo em um mundo globalizado.” Ele discutirá com os convidados da publicação o que as pessoas querem e desejam da moda nesses tempos de globalização e qual o significado da marca no século 21 na segunda feira dia 28/10.

Street Style: Ted Polhemus' sartorial bible gets re-vamped and re-released


            Só por ter Ted Polhemus o evento já seria imperdível, porém na terça feira também será muito bom. Para não perder o fôlego a Elle convidou Oskar Metsavaht através do instituto E que apresentará o projeto “Palestra Water Traces — Debate sobre sustentabilidade na indústria da moda.”, além dele estarão na discussão Paulo Borges (mediador), Corrado Clini, Diretor Geral para o Desenvolvimento Sustentável, Clima e Energia – IMELS, Fernando Pimentel, Diretor Superintendente da ABIT e Mario Garnero, Presidente do Fórum das Américas.

            Interessante não é? assim como todo evento da Elle, esse também será só para convidados, mas se quiserem tentar a sorte segue o endereço:

Serviço Fórum ELLE
Palestra com Ted Polhemus – O Significado de uma marca e o desejo de consumo em um mundo globalizado.
Data: 28 de outubro, segunda-feira
Horário: 11h30
Palestra Water Traces — Debate sobre sustentabilidade na indústria da moda.
Mesa redonda mediada por Paulo Borges, com Oskar Metsavaht, Corrado Clini, Diretor Geral para o Desenvolvimento Sustentável, Clima e Energia – IMELS, Fernando Pimentel, Diretor Superintendente da ABIT e Mario Garnero, Presidente do Fórum das Américas
Data: 29 de outubro, terça-feira
Horário: 11h30
Local: Conservatório de Música – Praça das Artes. Rua Conselheiro Crispiniano, 378, Centro, São Paulo

(Serviço: Revista Elle, Livro : Ibiza Voice e Foto : Urban Fieldnotes)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Por Dentro da Moda: Amir Slama (Parte III)

“Qualidade Deixou de ser diferencial”

Amir Slama - Verão 2014 - 950
Um pouco da coleção de Verão 2014  desfilada no Fashion Day In

            E chegamos ao fim da entrevista com Amir Slama, essa semana o blog fez dois anos, e por essa razão realizei o Por Dentro da Moda com esse admirável profissional.


Espero que tenham gostado, deixo aqui de novo meus agradecimentos a Amir Slama pela entrevista, Natacha Galvão mais uma vez sendo a câmera girl e também a todos os leitores que fizeram e fazem parte desse blog desde seu início. 


(Foto retirada de All Lingerie

Santa Lolla: Dogs are a Girl's Best Friend

Santa Lolla faz coleção beneficente em apoio a cães carentes



            Em uma semana onde o Instituto Royal foi invadido, e as manchetes invadiram os jornais e revistas. A marca Santa Lolla lançou em parceria com a ONG Ampara Animal e a marca de produtos para cães Zee. Dog uma série de calçados. É interessante destacar a importância desse gesto, já que pouquíssimas marcas de moda se preocupam com os amigos do homem.

Com uma campanha chamada “Girls Best Friend” a marca na semana passada promoveu em uma loja na Oscar Freire, um evento onde foram lançados as sapatilhas e chinelos, além de uma série de lenços. Mas o destaque nem vai para a coleção em si e sim para a renda obtida com essa linha, a Santa Lolla e a Zee. Dog destinarão toda renda a Ampara Animal. O design dessas peças também merece uma menção mesmo sendo calçados simples existe todo um detalhamento. Nas mãos da Santa Lolla o laço vira uma orelha de cachorro ou gato e os detalhes de metal se tornam patas.



            Engana-se quem acha que esses calçados são exclusivos dos jardins, os calçados estarão disponíveis em 78 lojas da Santa Lolla inclusive a linha Zee. Dog também poderá ser comprada no mesmo endereço. Eu espero que essa ação da marca seja a primeira de muitas, já que os cães assim como os humanos merecem ser bem tratados.




(Fotos: Divulgação)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Por Dentro da Moda : Amir Slama (Parte II)

“Sempre Parto de uma Roupa para criar Um Biquini”



            E continuando a entrevista de aniversário do blog, segue a 2° parte do gostoso bate papo que tive com Amir Slama em seu ateliê, nesse vídeo ele comenta a transferência do seu desfile do Rio para São Paulo ainda no Morumbi Fashion, e sua passagem na semana de moda de Nova Iorque.


            Pouca gente sabe, mas ele desfilaria no dia 13 de setembro de 2001, mas por causa do ataque ao World Trade Center isso não aconteceu.


(Foto retirada do portal Terra)

Casa de Criadores: Nosotros

Nosotros apresenta uma moda humana na Casa de Criadores


            Como já disse aqui algumas vezes, acho a Casa de Criadores de André Hidalgo um ótimo celeiro de novos estilistas. Nessa temporada não foi diferente além da Tilda de Anderson Thomaz, o evento revelou também a Nosotros criada por ex-alunos da universidade Anhembi Morumbi. E é justamente sobre essa marca que falarei aqui hoje, com um tema calcado nos anos 60 a coleção foi tudo, menos espacial. Foi interessante eles trabalharem com essa década que inspirou de Paco Rabanne a André Courrèges através de uma outra ótica fugindo do óbvio.

            Entre as principais inspirações estava o livro “Eram os deuses astronautas” pode parecer um pouco confuso, mas a coleção em si não refletia sobre o espaço ou sobre os deuses o que se viu na passarela foi um reencontro do homem com ele mesmo. Não é a toa que grande parte das silhuetas era arredondada como se a roupa abraçasse o individuo dando todo o conforto que nem sempre existe na sociedade contemporânea, a cartela de cores também merece uma menção composta de preto, vermelho e bege ela representava três períodos da mesma pessoa, de acordo com o release as cores foram pensadas para refletir isolamento, contato físico e calor do toque humano.



            Por fim destaco os chapéus de Davi Ramos, embora em formatos simples, eles eram a chave para todo conceito de coleção além de combinarem com perfeição no visual do desfile. 

(Fotos retiradas de Costanza Who)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Por Dentro da Moda: Amir Slama (Parte I)

“É um movimento muito do urbano para praia, da praia para o urbano”


            Olá gente, hoje o Moda, Uma Opinião comemora dois anos de existência. E por causa disso realizei uma entrevista com Amir Slama, nessa primeira parte ele comenta um pouco da Rosa Chá, espero que vocês gostem. Essa semana ainda tem mais entrevista.


            Agradeço desde já a Amir Slama pela atenção e por ter me recebido.

(Foto Retirada de The Anna Bitch Project)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vitor Zerbinato + Melissa na SPFW inverno 2014


Melissa chama  estilista mogiano para seu desfile na SPFW

Uma das peças da coleção de inverno exibidas no Minas Trend Preview

            Essa edição do SPFW está repleta de surpresas, além de Patrícia Motta, Pedro Lourenço e o retorno de Reinaldo e Gloria. A Grendene organiza mais uma vez um desfile para lançar sua sandália Melissa, com stylist de Daniel Ueda. Seria suficiente e uma nota comum, porém nessa edição a equipe de Alexandre Grendene convidou o estilista José Vitor Zerbinato, para criar uma série de looks no encerramento da apresentação.


            Isso mesmo leitores, a Vitor Zerbinato estará nas passarelas da SPFW a convite da Grendene, com o tema tribal a coleção mostrada na semana de moda, dialoga com a linha que o estilista concebeu para o inverno 2014 e foi mostrada no evento Minas Trend e será apresentada em São Paulo no Casa Moda Showroom paralelo a SPFW!

Verão 2014, inspirado nos filmes Tron e Tron Legacy


(Fotos Retiradas do Facebook de Vitor Zerbinato)

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SPFW: Calendário e Novidades

SPFW: mudança de casa e novas parcerias


            E finalmente chegou a época mais corrida para quem trabalha com moda, no fim de outubro tem inicio mais uma SPFW: Inverno 2014. Pela segunda vez o evento sai das instalações de Niemeyer no Ibirapuera, e se transfere para o parque Villa lobos, onde foi realizada a pocket edition de três dias em 2012.

            Seria simples, mas o evento guarda algumas surpresas como a parceria com a revista Vogue Brasil da Globo/Condé Nast, essa parceria já começa na edição de verão 2015 onde haverá participação de Lolita Hannud, Giuliana Romano, Der Metropol e Gabriela Sakate. Para Paulo Borges essa parceria vai auxiliar o fortalecimento do mercado de moda brasileiro. Mas essa temporada também guarda outras novidades como a estreia de Patrícia Mota que apresentava suas coleções no Minas Trend, Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço voltam ao calendário depois de pular a edição de verão, e por fim Pedro Lourenço que desfila aqui a coleção apresentada em Paris com pequenas adaptações ao nosso inverno.

            Os desfiles externos continuam nessa temporada em uma localização nobre, o Theatro Municipal de São Paulo já utilizado por Cris Barros, apresentam as coleções lá Alexandre Herchcovitch e Ellus de Adriana Bozon. Enquanto a Cavalera se apresentará no anfiteatro aberto do parque Villa Lobos, Pedro Lourenço na FAAP e Reinaldo no Showroom, sendo que Fause Haten revelará a localização de seu desfile a apenas uma hora do início da apresentação.

Agora vamos ao calendário:


Segunda-feira, 28 de outubro
Animale 17h30
Uma Raquel Davidowicz 18h30
Tufi Duek 20h00
Osklen 21h30
Terça-feira, 29 de outubro
Alexandre Herchcovitch (fem) 10h30
Acquastudio 16h00
Fernanda Yamamoto 17h30
Vitorino Campos 19h00
Juliana Jabour 20h00
Quarta-feira, 30 de outubro
FH Fause Haten 10h30
Ellus 11h30
João Pimenta 17h00
Forum 19h00
Triton 21hoo
Cavalera 22h00
Quinta-feira, 31 de outubro
Pedro Lourenço 10h30
Gloria Coelho 14h00
Ronaldo Fraga 16h00
Patricia Motta 17h30
Lino Villaventura 19h00
Colcci 20h30
Sexta-feira, 1° de novembro
Reinaldo Lourenço 11h30
Amapô 17h00
Têca por Hêlo Rocha 18h30
Alexandre Herchcovitch (masc) 19h30
Samuel Cirnansck 21h00

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Patrulhamento Exagerado do CHIC

Seria acusar a melhor saída? Por que não compreender antes de acusar?


            O post de hoje surgiu depois de ler a coluna Les Chics escrita por André do Val e Eduardo Viveiros no site de Gloria Kalil, seria uma coluna como qualquer outra, porém tocou num assunto espinhoso, mas atual. Sobre a polícia do politicamente correto em sites de conteúdo diverso.

            No caso do Chic isso ocorreu quando eles mostraram fotos do enlace de Daniela Mercury e Malu Verçosa em Salvador e também quando uma leitora mandou uma dúvida para a coluna de Gloria Kalil, tudo muito bem e tudo muito bom correto? Mas não foi isso que aconteceu, simplesmente por Gloria ter sugerido uma atitude educada e discreta o site foi inundado por uma série de comentários preconceituosos acusando o site e a própria Gloria de intolerância, sendo que no caso de Daniela e Malu o site recebeu uma série de criticas dizendo que era um site lésbico.

Eis que fica a dúvida até que ponto isso é decidido pelo público? Eu achei a atitude do site muito bonita, já que soube se adaptar bem a situações, quanto as fotos de Daniela e Malu não vi nada demais as duas são adultas, vacinadas e se amam então por quê não podem se casar em paz? O que o Chic fez foi apenas reportar o fato sem emitir nenhum juízo de valor, além de que qual é o problema? Garanto que pouco importa a opinião pessoal do site o que importa é o conteúdo, detalhe que os leitores de Gloria, André e Eduardo infelizmente tem esquecido.

(Foto retirada da:  revista RG)

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

São Paulo Respira Moda Durante a SPFW

Centro Cultural Banco do Brasil recebe circuito moda e arte paralelo a Semana de Moda.


            Se você não conseguiu convites para os desfiles da SPFW, nada o impede de respirar moda durante a temporada, esse é justamente o conceito do Circuito de moda e arte organizado por Fernando Zelman e Danilo Blanco.
            Nessa oitava edição o evento tem como sede o CCBB no centro de São Paulo que seriará filmes e debates com especialistas do quilate de Dinah Bueno Pezzolo (ex-editora do suplemento feminino do Estado de São Paulo), Dr. João Ibaixe Jr (Diretor da OAB de São Paulo) entre tantos outros. O interessante desse evento é que não se restringe só a roupa em si, trazendo discussões sobre o direto de moda (Fashion Law), o tamanho G (Tamanho G+), história têxtil e a relação entre a mulher, moda e cinema.

            Só as palestras já trazem discussões, porém o evento também conta com a exibição de filmes que tenham relação com a moda, entre os destaques estão Cinderela Em Paris de Audrey Hepburn e Fred Astaire, Entre a Loura e a Morena com Carmen Miranda, Barbarella com Jane Fonda e A Doce Vida de Frederico Fellini, além desses clássicos o evento também exibirá documentários como Sneakers – Entrando de sola na cultura urbana que fala sobre a cultura dos tênis na sociedade atual e Top Models – Um conto de fadas brasileiro do diretor Ricardo Luiz que nesse filme contra a trajetória de 24 top models brasileiras.

Programação completa aqui: Centro Cultural Banco do Brasil
- Mostra Cinema de Moda
16 de outubro a 3 de novembro de 2013
Ingresso: R$ 2,00 (meia entrada para estudantes e aposentados) e R$ 4,00 (inteira)
- Debates de Ideias
26 de outubro a 3 de novembro de 2013
Entrada franca


(Foto Retirada de: Moda Estadão)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Salão +B 2013

ABEST organiza o 3° Salão +B de Negócios da Moda e Conteúdo Criativo

Salão Brasileiro de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo

            Não é segredo para ninguém que São Paulo se tornou um centro indispensável de moda seja para comprar ou apenas para entender o mercado. Pensando nesses dois públicos a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) organiza pela 3° vez o seu Salão de negócios e conteúdo.

            O interessante desse evento é que ele além de fomentar a economia também propõe um diálogo com outros temas, na edição passada as palestras se focaram basicamente no aspecto mercadológico, porém não se pode desprezar esse aspecto já que a moda é um mercado em franca expansão, seria suficiente se as palestras se resumissem só a mercado, entretanto a organização se preocupa com outras searas do tema trazendo também discussões sobre comunicação, varejo, gestão e design.

Comunidades Criativas
O Livro Inspiração Brasil +B que deu origem ao Salão

            Em 2012 Gloria Kalil esteve presente em uma palestra, para quem não sabe antes de ser uma renomada jornalista Gloria coordenou a entrada dos jeans italianos da Fiorucci no Brasil na década de 1980. Se a parte de conteúdo já é interessante a de negócios também é, já que através desse evento os jornalistas, compradores, imprensa tem contato direto com marcas fortes e modernas, na edição de 2012 estiveram Lolitta, Clube Bossa, Osklen, Cecília Prado entre outros nomes mostrando suas coleções. Nessa edição estarão presentes a Skinbiquini de Renata Gomes, Isolda London de Alessandra Affonso, Têca de Helô Rocha entre outras marcas representadas pela entidade.


            Por outro lado esse evento não surgiu simplesmente do nada, ele é resultado do livro Inspiração Brasil +B confeccionado por Rose Andrade e equipe sob encomenda para a ABEST. Já falei dele aqui, portanto não vou me esticar muito, porém ele serviu de ponto inicial para a organização e curadoria do salão +B que a cada edição se mostra uma ótima maneira de aproximar o mercado e conteúdo em um só lugar. 

Esse evento é só para formadores de opinião, porém as inscrições estão abertas acesse o site e se inscreva:  http://www.salaomaisb.com.br/credenciamento.php?png=5 


Te garanto que vale a pena. 

(Fotos Retiradas de Salão +B e  Blog ABEST)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Alexandre Herchcovitch chega na Encruzilhada...

Estilista? Escritor? Empresário?

alexandre-herchcovitch

            O texto de hoje, surgiu depois de ler uma entrevista que o estilista concedeu ao portal R7 em razão do lançamento de seu livro: O Guia de Viagem de Alexandre Herchcovitch - Nova York, Londres, Paris e Tóquio. Nessa entrevista ele comentava geralmente do livro e das suas experiências para compila-lo já que o livro nada mais é que um guia de cidades que ele visita todos os anos.

       

            É uma entrevista interessante, porém me pergunto e o estilista Alexandre? O contestador, ousado, moderno e contemporâneo? Confesso que sou fã do trabalho dele, mas tenho me questionado cadê o criador? Eu acho muito válido que os estilistas se lancem em trabalhos paralelos como modo de expor seu estilo de vida e sua visão para outras pessoas. Porém se a função principal é ser estilista então mantenha uma identidade criativa, eu não escrevo aqui para criticar Alexandre e muito menos sua veia empresarial, e sim para colocar uma reflexão sob seu trabalho como estilista e principalmente pontuar a sua “criatividade”.




            Quando digo criatividade é justamente o que falta para Alexandre hoje, talvez pelo fato de excesso de marca presente em diversos itens? Não sei, a sugestão que dou a Alexandre é que ele reflita e pense se realmente há sua presença em cada uma de suas criações, a caveira é uma marca forte sem dúvidas, porém será que ela é Alexandre Herchcovitch hoje? Talvez seja o momento de reciclar, criar uma nova embalagem para o produto e resgatar a sua essência refletindo e analisando qual é o lado que se deve seguir, é como Dorothy em O Mágico De Oz. Tenho consciência que esse artigo pode nunca chegar às mãos de Alexandre Herchcovitch, mas fica aqui o conselho de que nesse momento é a melhor hora para refletir e decidir qual caminho tomar, será na moda? Itens para casa? Ou nas livrarias? Só depende de você!  

capaGuiadeViagemAlexandreHerchcovitchALTA

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Topshop e Kate Moss lançam coleção em 2014

Após três anos e meio  Kate Moss Volta as araras da Topshop


Depois de um recesso de três anos e meio a Topshop volta à parceria com a modelo Kate Moss, lançada em maio de 2007 a parceria perdurou até novembro de 2010, com direito a Kate divulgar suas peças em editoriais da Vogue Inglesa e também ser a garota propaganda da marca, porém não continuou frustrando os fãs de Kate.


            Mas ontem o presidente da marca Sir Philip Green, anunciou a imprensa que em 2014 haverá a volta de Kate Moss criando a coleção Begin Kate, que será vendida em 40 países além do e-commerce da Topshop, para modelo essa colaboração é muito benéfica já que ela sentiu falta de estar envolvida no projeto de design e de trabalhar junto com a equipe da marca. Philip também está animado com o retorno da parceria já que nas palavras dele a 1° vez foi muito divertida e que a marca sentia muita falta dela.


            O plano inicial além de vender a marca nos 40 países onde a Topshop tem loja e no e-commerce, é permitir que compradores internacionais também possam comprar as peças da Begin Kate e revendê-las em seus países. Como definiu o CEO isso faz parte da presença global da marca, já que desde 2007 a Topshop evoluiu em muitos aspectos e também se desenvolveu globalmente, portanto nada mais natural que além de vender na loja principal seja possível a abertura de versões da Topshop temporárias que vendam exclusivamente Begin Kate onde a marca ainda não tem um ponto próprio. 


(Fotos retiradas de Coquette, Madison Style e Fashionista

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Casa de Criadores abre o calendário de inverno 2014

Outono/inverno 2014 inicia-se com palestras e desfiles no evento de André Hidalgo


Depois de Paris, Londres, Nova Iorque e Milão apresentarem as propostas de verão, o nosso país apresenta agora em outubro as propostas de inverno 2014, sei que parece confuso, mas acontece que as estações são diferentes já que o verão no hemisfério norte é em julho durante o nosso inverno, portanto em janeiro enquanto aqui é verão lá é inverno por isso essa inversão de estações e lançamentos.

A temporada começa com a Casa de Criadores criada por André Hidalgo, nessa temporada o evento volta a ser sediado no Memorial da América Latina e será dividido em três dias com alguns destaques na programação como o ciclo de palestras “Lição de Casa” que gratuitamente provocará discussões sobre novas mídias, sustentabilidade, cool hunting, moda inclusiva entre outros assuntos. Para esse projeto André convidou uma série de profissionais: Vivian Whiteman (Folha de São Paulo), Camila Yahn (FFW), Chiara Gadaleta (Ser Sustentável com Estilo), Lilian Pacce (Estado de São Paulo/Lilian Pacce) para as discussões que serão mediadas por Kathia Castilho, seria suficiente para estimular a criatividade, porém o evento também terá desfiles com novos estilistas.

Entre os destaques da programação de desfiles estão Anderson Thomaz (Tilda) e Igor Dadona que nessa temporada integram o projeto LAB junto com Felipe Fanaia, Rafael Caetano e Gralias, além deles há a estreia do projeto de Weider Silvério e Jadson Raniere chamado 2/Dois, projeto esse focado em moda masculina, paralelo a esses dois eventos também ocorrerão desfiles do projeto Btobe (Brazilians to Be) realizado em parceria com a Texbrasil, Art Experience realizado em parceria com a marca de fragrâncias Salvador Dalí onde estilistas participantes da Casa de Criadores apresentarão looks inspirados pelo surrealismo tão presente na obra do artista plástico.



            Para participar do evento é necessário convite ou credencial, entretanto as palestras do projeto “Lição de Casa” são gratuitas, mas precisam de inscrição prévia , particularmente recomendo, pois o conteúdo tratado é muito fascinante e interessante já que propõe um diálogo claro e atual da moda com outras áreas do mercado.

(foto retirada de Blog da Emme e FFW)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

The Row a Síntese de Mary – Kate e Ashley Olsen

A simplicidade elegante das Irmãs Olsen


            Quem acompanha o blog a um tempinho, já sabe que gosto e acho fabuloso conhecer novos estilistas ou até novas marcas. Esse é o caso da The Row criada por Mary-Kate e Ashley Olsen, as duas irmãs americanas que cresceram na TV e cinema e agora se dedicam a carreira de moda. No mundo de hoje ser estilista é a mesma coisa que ser blogueira, já que qualquer famoso por ai está assinado coisas e lançando sem o mínimo cuidado com corte, acabamento. Porém as irmãs Olsen não são esse tipo de profissional e justamente por isso  que escrevi da The Row aqui hoje.

            Embora as duas não criem unicamente para a marca, expondo seu conceito de moda para públicos díspares através da Elizabeth and James e a Olsenboye esta uma linha exclusiva da varejista JC Penney. Mesmo assim a The Row criada em 2006 é sem dúvida a síntese do estilo moderno e descolado que as duas exibem.



            O ponto chave da coleção da The Row é o apuro estético, se houvesse alguma comparação seria uma marca irmã de Gloria Coelho, Paula Raia ou Osklen, pois é possível perceber um cuidado com a confecção e principalmente com a silhueta de cada roupa desfilada, para a primavera de 2014 houve um intenso trabalho de cor já que a silhueta em si não foi alterada. Já houve muitas críticas ao estilo de Mary – Kate e Ashley, porém se observarmos com cuidado é possível perceber que a essência delas está na simplicidade, conforto e praticidade sem se esquecer da elegância um ponto chave da marca. Não é a toa que a The Row já permitiu que as irmãs Olsen ganhassem o prêmio do CFDA (Conselho de Estilistas de Moda da América) como melhores estilistas de moda feminina em 2012, além de serem membros do conselho desde 2009. 

(Fotos retiradas de Style.Com)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hermès: O Clássico Tropical

Christophe Lemaire tropicaliza o verão 2014


            Em uma temporada emocionante, chata e até um pouco repetitiva, o desfile da Hermès que fechou a semana de moda serviu de escape e por que não, um refresco aos olhos? Christophe Lemaire apresentou uma coleção intitulada “Tropical Depois da Chuva” e se saiu muito bem. Para realizar essa coleção o designer não recorreu a nenhuma formula mágica com modelos esquisitos, o que houve foi apenas a desconstrução histórica da Hermès, isso apareceu principalmente na utilização do couro e de estampas.



            Reparando bem na coleção como um todo se percebe que Lemaire não se preocupou em reinventar nada para a cliente da marca, e sim propôs uma roupa usável, confortável e principalmente clássica. Entre os destaques estão peças com estampa de folhagem e com estampa remetendo a selas e a vida dos cavaleiros, já que a marca inicialmente fazia selas de montaria e botas. A cartela de cores também merece destaque com o uso preciso de bege, verde, preto, branco, marrom... Apesar de parecer confusa a cartela representava tons que são vistos nas florestas tropicais, estando em sintonia com o conceito da coleção.


            As silhuetas também merecem uma menção, justamente por não remeterem a nenhuma década específica ou estilo, era palpável que o estilista quis fazer roupas normais para pessoas normais, sendo que isso é justamente o que falta na moda contemporânea, quer dizer faltava, pois se depender de Christophe Lemaire as roupas normais estarão sempre nas passarelas.


(Fotos retiradas de FFW