Com releituras
da década de 20 o figurino é a chave do filme de Baz Luhrmann
Que a moda e o cinema caminham
juntos, não é segredo para ninguém. Desde Cinderela em Paris com Audrey Hepburn
até O Diabo Veste Prada com Meryl Streep o figurino exerce um grande fascínio
tanto para as editoras de moda como para o público em geral, no caso de O
Grande Gatsby isso acontece pela acertada produção que procurou grifes
clássicas as quais souberam descrever o estilo da década de 20.
Baseado no clássico livro do autor F.
Scott Fitzgerald, o filme se passa em 1922, seria muito fácil remeter a Chanel
e Paul Poiret para criar a silhueta da mulher livre dos espartilhos, mas para
evitar figurinos muito estereotipados a figurinista Catherine Martin firmou uma
parceria com Miuccia Prada que revisitou clássicos da Prada e Miu Miu e com a
joalheria Tiffany & Co para criar as joias e roupas que remetessem ao
estilo, mas que não fossem datadas demais.
No caso de Miuccia, sua colaboração
foi sublime utilizando-se de seu próprio arquivo para criar, a designer fez cerca
de 40 modelos confeccionados com diversos tecidos e aplicações de cristais,
paetês e franjas. Como bem citou Catherine Martin em entrevista a Vogue britânica
“Nossa colaboração com [Miuccia] Prada remete ao gosto europeu que estava
surgindo entre a aristocracia da Costa Leste [dos Estados Unidos] nos anos
1920” Catherine ainda completou que nesse período os Estados Unidos onde se
passa o filme vivia uma dicotomia da moda, já que por um lado havia os
simpatizantes do estilo Ivy League (universidades) e os que simpatizavam com o
estilo europeu com todo glamour e decadência.
Tanto as joias e figurinos ficaram
tão exuberantes que saíram das telas, a Prada abriu uma exposição itinerante em
suas lojas onde podem ser vistos tanto os figurinos criados para o filme quanto
os originais dos arquivos da marca italiana, além disso, na exposição estão
presentes desenhos, imagens de making off, joias e croquis tudo que foi utilizado
na produção de figurino. Atualmente essa exposição se encontra na loja de Nova
Iorque, mas já está com passagens agendadas para as lojas de Xangai e Tóquio. E a Tiffany está comercializando uma linha de
joias inspirada na obra cinematográfica.
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