quarta-feira, 15 de maio de 2013

Releitura fashion de The Great Gatsby


Com releituras da década de 20 o figurino é a chave do filme de Baz Luhrmann

Pradagats9



            Que a moda e o cinema caminham juntos, não é segredo para ninguém. Desde Cinderela em Paris com Audrey Hepburn até O Diabo Veste Prada com Meryl Streep o figurino exerce um grande fascínio tanto para as editoras de moda como para o público em geral, no caso de O Grande Gatsby isso acontece pela acertada produção que procurou grifes clássicas as quais souberam descrever o estilo da década de 20.

Pradagats2



            Baseado no clássico livro do autor F. Scott Fitzgerald, o filme se passa em 1922, seria muito fácil remeter a Chanel e Paul Poiret para criar a silhueta da mulher livre dos espartilhos, mas para evitar figurinos muito estereotipados a figurinista Catherine Martin firmou uma parceria com Miuccia Prada que revisitou clássicos da Prada e Miu Miu e com a joalheria Tiffany & Co para criar as joias e roupas que remetessem ao estilo, mas que não fossem datadas demais.

Pradagats3

            No caso de Miuccia, sua colaboração foi sublime utilizando-se de seu próprio arquivo para criar, a designer fez cerca de 40 modelos confeccionados com diversos tecidos e aplicações de cristais, paetês e franjas. Como bem citou Catherine Martin em entrevista a Vogue britânica “Nossa colaboração com [Miuccia] Prada remete ao gosto europeu que estava surgindo entre a aristocracia da Costa Leste [dos Estados Unidos] nos anos 1920” Catherine ainda completou que nesse período os Estados Unidos onde se passa o filme vivia uma dicotomia da moda, já que por um lado havia os simpatizantes do estilo Ivy League (universidades) e os que simpatizavam com o estilo europeu com todo glamour e decadência.


            Tanto as joias e figurinos ficaram tão exuberantes que saíram das telas, a Prada abriu uma exposição itinerante em suas lojas onde podem ser vistos tanto os figurinos criados para o filme quanto os originais dos arquivos da marca italiana, além disso, na exposição estão presentes desenhos, imagens de making off, joias e croquis tudo que foi utilizado na produção de figurino. Atualmente essa exposição se encontra na loja de Nova Iorque, mas já está com passagens agendadas para as lojas de Xangai e Tóquio.  E a Tiffany está comercializando uma linha de joias inspirada na obra cinematográfica.

Pradagats7

(Fotos retiradas de Chic: Joias e Figurino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário