“Eu
não vou onde sou paga para ir e acho que deve ser desse jeito.”
Com o desenvolvimento da indústria
da moda e também da imprensa, surgiu um tipo muito peculiar de jornalista a editora
de moda, especializada em criticas e com uma visão muito abrangente, muitas
vezes ela é vista como o terror de estilistas que temem criticas pesadas que
podem inclusive colocar o nome dele na fama ou na lama.
Nessa linha temos Regina Guerreiro,
Costanza Pascolato, Gilda Chataigner, entre tantas outras mulheres que fazem e
fizeram história como criticas e editoras no segmento da moda. Porém atualmente
esse mercado se encontra estagnado, foi justamente esse ponto que a ex-editora
de moda Suzy Menkes abordou em uma entrevista para o Woman’s Wear Daily (WWD).
Segundo ela o que acontece hoje em
dia é que existe uma cultura muito forte do Jabá, mas isso não a atinge e
acredita que não deve atingir as editoras experientes e cientes de sua função, ela
também cita que atualmente o mercado está enxergando as maisons de alta costura
como empresas e que de fato não é assim, marcas do quilate de Yves Saint
Laurent se utilizaram do conceito familiar para se tornarem famosas, essa visão
da editora contrasta com a de Anna Wintour da Vogue América e não é raro que os
empresários procurem a Vogue e não Suzy Menkes em busca de conselhos.
Na entrevista ela também ressalta a
que as criticas mais difíceis de sua carreira foram justamente aquelas quando um
estilista que ela admirava, começava a ir para um trabalho “exótico” demais,
nesse caso a própria Suzy dava uma suavizada na crítica para não ser muito
intransigente com o jovem criador.
E não é de hoje que Suzy utiliza-se
das palavras para passar o real panorama do meio da moda, há algum tempo ela
criticou abertamente o circo provocado pela enxurrada de blogueiras de moda e
realizadoras de Look do dia durante as semanas de moda internacionais, para ela
as pessoas que se utilizam desses artifícios transformam a moda em um circo fashion,
entre as criticadas estava Anna Dello Russo (Vogue Japão).
Na
minha modesta opinião acredito que Suzy menkes, não se equivocou em nenhum
momento, já que a visão que tenho é bem parecida com a dela, o jornalismo de
moda é um mercado subestimado pela frivolidade da palavra moda, portanto
precisa de profissionais sérios que critiquem quando necessário, e não de
blogueiros que só criticam mediante a necessidade jabás de assessorias ou
convites de almoços, viagens ou algo do gênero. Está na hora de as jovens
meninas inspiradas por Mariah Bernardes, Lalá Noleto, Lalá Rudge acordarem e
verem o poder que tem nas mãos, pois passar uma informação consistente é mais
importante que a nova bolsa da Chanel
“Nem na vida nem na moda existe certo ou errado, tem que dar a cara pra bater, tem que ousar, tem que olhar o que acontece em volta, se emocionar” – Regina Guerreiro.
(Fotos retiradas
de: WWD, Lilian Pacce, Cena Fashion, Ellus e The Observer)
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