quarta-feira, 20 de março de 2013

Blogueiro Independente de Moda existe?


"As dificuldades do Blog de moda independente"


            Nesse dia do blogueiro posto aqui um artigo que não tem a ver com moda diretamente, porém salienta as dificuldades que nós blogueiros de  moda independente passamos.

            O assunto desse artigo surgiu sem querer, porém encaixa muito bem na proposta do site ao qual ele está destinado que é fazer um jornalismo consistente e de certa forma independente. Eu sou a mesma pessoa que escreveu sobre ética quando se é fã de alguém, e estou escrevendo esse artigo apenas para dizer em poucas linhas que você que tem um pequeno blog de moda ou de qualquer outro assunto, nunca se esqueça de seus sonhos é difícil no início, porém é recompensador essa semana recebi um choque de realidade que abalou e eu até pensei em desistir do meu trabalho na web, mas tive grandes pessoas da área que me aconselharam para manter-me firme e continuar trabalhando seriamente.

            É difícil o jornalismo independente na área de moda sim, não sou iludido em dizer que é fácil por esse fato me aplico cada dia mais em fazer um jornalismo consistente, pode ser que ninguém leia, mas se eu souber que uma pessoa leu já me dou por feliz e é assim que é feito o jornalismo independente aos poucos até que um dia alguém o descobre no meio de tantos outros. Porém essa descoberta demora, temos exemplos de pessoas em blogs que alcançaram o sucesso nesse meio, porém a qual custo? Talvez um grande aporte financeiro? O apoio de alguma grande assessoria de imprensa? Talvez, existem vários casos assim, porém na minha modesta opinião esse tipo de portal não realiza o jornalismo de moda e sim o de consumo que são duas coisas completamente diferentes embora que muitas vezes se confundam.

            O jornalismo de moda independente é aquele feito com conceito e humildade, onde o seu gerador se preocupa em passar a informação de uma maneira profissional e transparente, isso não é respeitado infelizmente o mercado ainda hoje procura um retorno fácil o que faz com que o jornalismo independente na área seja colocado no mesmo balaio de outros blogs e infelizmente não é a mesma coisa. Está na hora, quer dizer já passou do momento do mercado entender que o jornalismo de moda independente muitas vezes tem mais qualidade que os blogs de mercado, isso acontece também em eventos de moda quantas vezes não fui “recusado” nos credenciamentos de imprensa. Será que meu jornalismo é diferente dos outros? Ou será que por ser independente não conseguirei realizar uma cobertura digna? Pense mercado, pois há necessidade de jornalistas independentes ainda mais na moda para promover uma revolução. 

Agradeço as pessoas que não me deixaram desistir: Liliane Ferrari, Nathalia Regina Benedetto, Marcio Talon, Vivian Whiteman, Thais Helena Stephan, Bruno Desenso Monteiro,Carol Carneiro ... E que você também nunca desista de seus sonhos. 

(Foto retirada de Youpix

Nenhum comentário:

Postar um comentário