sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os Steampunks eqüestres de João Pimenta



“Estilista procura os monstros em seus príncipes na SPFW”


Após o norte exótico da Maria Bonita, eu e Francine fizemos um intervalo para descansarmos e passearmos um pouco pelo evento já que o nosso próximo desfile seria o de João Pimenta.

Não conhecia a fundo o trabalho do designer quando entrei para assisti-lo e mais uma vez fui surpreendido com uma coleção coesa e moderna, que atrelava alfaiataria com peças mais contemporâneas e também com máscaras.

O fato das estarem máscaras no desfile só descobri assim de li o release da marca e vi que o designer havia se inspirado no movimento steampunk que alia elementos futuristas com outros antigos criando uma proposta visual nova e conectada com o novo, ainda lendo os releases percebi outra referência dele que era a idéia de que “todo o príncipe tem seu monstro”.

Foi dessa inspiração que saíram as silhuetas que remetiam a Inglaterra imperial e também ao hipismo, pode parecer estranho, mas enxerguei referências a esse esporte principalmente nos sapatos que mais pareciam botas de montaria, outro ponto que chamou atenção foi a cartela de cores escura que contrastava com as máscaras e os acessórios.

Além disso, houve uma proposta curiosa no desfile que foram as saias, é isso mesmo João pimenta propôs saias longas no seu desfile, é claro que esses conceitos serão diluídos para a construção da coleção, mas achei bem exótico e diferente foi através dessa proposta de vestimenta que vi claramente a referência aos príncipes, já que até aquele momento eu só havia enxergado as silhuetas mais secas e estruturadas que remetiam ao século XIX.

Outro ponto que me chamou atenção foi a cartela de tecidos usada, até aquele momento todas as coleções que havia visto sempre propunham tecidos mistos que poderiam ser usados em diversas estações, mas ele não os tecidos de João Pimenta foram os mais invernais possíveis como a Lã, Lã Fria, Couro entre outros, dando ao inverno uma cara típica da estação.

Se João pimenta queria colocar os steampunks no mundo moderno ele conseguiu.


(Foto retirada de: http://www.closetonline.com.br/noticia/jornalismo+de+moda/Design/3642/Jo%C3%A3o+Pimenta+cria+cole%C3%A7%C3%A3o+exclusiva+para+Fernanda+Yamamoto, E Vídeo feito por mim @rodolfoalves_)

http://www.youtube.com/watch?v=pVt9Sv-wCHo&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário