segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Figurino e suas Vertentes


“Fazer Figurino é dar vida a outra coisa.”

            Olá gente, tudo bem com vocês? Como foram de feriado? O meu foi ótimo muito descanso que é sempre bom não é? Bem hoje vou concluir o evento Marie Claire Inspiração. Sei que deve ter sido cansativo né?  Mas era indispensável entender o trabalho de Janie Bryant e suas referências para compreender é a mesa redonda de figurinistas que foi realizada no fim do evento.



            Após a palestra completíssima sobre o trabalho da Janie Bryant, Fernanda Young tomou os microfones novamente para introduzir as outras convidadas sendo elas: Kika Lopes, Marília Carneiro e Gogóia Sampaio. Sendo mediado por Mônica Serrino o que se viu foi um divertido bate papo que discutiu diversas vertentes sobre o figurino. No inicio cada uma das convidadas contou um pouco de sua carreira e também qual foi o momento que elas viram que realmente o figurino fez a diferença isto é saiu das telas para ganhar as ruas, no caso de Marília Carneiro, por exemplo, foi quando ela viu nos pés de uma senhora as meias de lurex que Sônia Braga estava usando em Dancin’ Days, Gogóia afirmou que virou figurinista por causa de Marília e Kika Lopes foi a única que não teve essa experiência, pois como ela mesma disse não há preocupação de fazer moda no cinema por causa da demora do lançamento dos filmes o que poderia deixar o figurino como moda datado.



            No caso de Janie Bryant foi quando ela viu um casal nas ruas de Nova Iorque vestidos como Don e Betty Draper, mas ela afirma que não havia a vontade de fazer moda com MAD MEN e que o principio básico do figurino da série é a integridade sendo que ela não esperava uma mudança cultural tão grande nos Estados Unidos. Posteriormente houve a abertura para perguntas da plateia e uma delas dirigida a Gogóia Sampaio perguntava se havia algum incômodo por parte dela quando chamavam Chayene (Cláudia Abreu) de brega, ela afirmou que não pois de fato a personagem é uma Barbie humana a visão que a equipe tem sobre as personagens da novela é de que elas são bonecas onde tudo é permitido ou é 8 ou é 80 no caso ame ou odeie e que ela se utiliza muito do olhar infantil para criar os figurinos de Chayene e das Empreguetes (Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond).



            Marília afirmou pós a fala de Gogóia que realmente será uma tarefa difícil substituir Cheias de Charme, pois o figurino colorido e atemporal é totalmente o oposto do que ela propôs para Guerra dos Sexos que mescla com o clássico além de pitadas de cole porter. Foi quando Mônica Serrino perguntou sobre os figurinos antigos ou retrôs e sua dificuldade de execução, nesse momento Kika Lopes manifestou-se dizendo que adora fazer o antigo ou vintage pelo simples fato de que o contemporâneo é mais aberto a opiniões e sugestões das atrizes ou atores para ela é necessário entender que fazer figurino é dar vida a outra coisa. Além dessa constatação houve a discussão sobre os figurinos masculinos e sua dificuldade de execução e construção, nesse assunto houve um consenso de todas que o Homem é mais difícil de ser vestido por causa de detalhes e principalmente da cartela restrita de cores e modelos a serem utilizados.


            Após a rodada de perguntas cada uma falou de seus projetos novos como a exemplo de Janie Bryant que pretende trabalhar com sua marca própria e posteriormente expandi-la para o segmento de estilo de vida. Por ultimo houve uma pergunta para Marília Carneiro sobre os figurinos para a minissérie Dercy de Verdade (Heloísa Perissé e Fafy Siqueira), ela disse que os figurinos da minissérie refletiam exatamente o que era a figura Dercy Gonçalves uma mulher louca, livre e que principalmente se vestia com o imaginário além de ser um pouquinho rebelde também.



            Para encerrar o evento houve um desfile com alguns figurinos das convidadas de seus trabalhos mais atuais, participaram Gogóia Sampaio com os de Cheias de Charme, Kika Lopes com os de Zuzu Angel e Janie Bryant que trouxe alguns das temporadas de MAD MEN focando especialmente na ultima temporada da série.
            Bem queridos leitores aqui acaba a cobertura do Marie Claire Inspiração, bem a tempo do Fashion’s Night Out que vocês viram aqui no blog em junho, amanhã todas as novidades do evento. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário