terça-feira, 20 de março de 2012

Com Formato Inusitado o Ui! Surpreende




“Regina Guerreiro dá aula de imagem e jornalismo de moda em seu 1° Livro”


Olá leitores, depois de uma sumida estratégica estou aqui de volta já falei aqui do livro da jornalista Regina Guerreiro, mas essa semana consegui comprá-lo e tive uma deliciosa leitura.

Com seu jeito de escrever particular e cheio de exclamações, o livro é uma visita à mente da genial Regina onde vivem em pura sintonia os designers antigos com os novos além de grandes fotógrafos e revistas. Um ponto interessante e até surpreendente é a falta de cronologias em uma mesma página estão presentes até três décadas de moda com assuntos distintos que no fim fazem um sentido absurdo.



Outro ponto de destaque é a ausência de sumário e capítulos, se em livros como Confidencial de Costanza Pascolato, e Chic de Glória Kalil existe esse tipo de divisão no de Regina Guerreiro isso é colocado a escanteio, na realidade UI! Parece mais um diário do que propriamente um livro, mas isso não deixa de ser interessante e fascinante para o jornalismo, já que na construção textual a jornalista relata momentos inusitados e estranhos como o caso do pato azul para a revista Vogue, e também a viagem aos Emirados Árabes para a revista Elle.




Além do texto primoroso, o livro ainda tem uma curadoria de imagens fantástica que mescla anos diversos e linguagens variadas, assim como o texto não há uma cronologia, mas esse trabalho imagético permite uma maior compreensão do trabalho da editora, e misturado a essa curadoria há textos espelhados com citações e frases míticas de Regina Guerreiro, outro ponto de destaque é o formato do livro retangular e longilíneo, ou seja, diferente como a sua autora.

A abertura do livro é um destaque a parte já que para essa função a autora recrutou seu ex-assistente Mario Mendes e a jornalista Costanza Pascolato. A todos que gostarem dessa resenha recomendo a leitura.

(Fotos retiradas de: http://dajaneladofusca.com/2012/03/19/ui-regina-guerreiro/, http://pensomodafannylittmann.wordpress.com/2012/02/01/regina-guerreiro-editora-de-moda-lanca-livro-ui-sobre-sua-carreira/)

Um comentário: