domingo, 4 de março de 2012

Rainha punk mostra que o comercial e o criativo são um só



“Vivienne Westwood casa o criativo com comercial em Paris”


E mais novas de Paris, se na sexta o destaque pelo menos para mim foi Bill Gayten na Christian Dior, o de ontem foi Vivienne Westwood que inclusive já veio ao Brasil com exposições de calçados e roupas em divulgação a sua linha lançada em parceria com a Melissa.




A minha expectativa era muito grande já que admiro o trabalho dela desde a década de 80/90 quando Vivienne começou a trabalhar com materiais pouco comuns no mundo da moda a exemplo do vinil e também reinventou o corselet dando um aspecto imperial e chic, inaugurando a tendência de lingeries visíveis.

Mas voltando ao desfile pode-se ver na passarela um típico exemplo do trabalho anárquico da designer embora com uma identidade comercial bem marcada, não houve descuido do lado criativo este lado era muito visível na escolha de tecidos e também nas modelagens que atrelavam o clássico inglês da alfaiataria com tecidos finos e brilhantes a exemplo do cetim. Um exemplo clássico que se tratava de uma coleção de Westwood pode ser percebido nas estampas e também em algumas capas em que o corte se assemelhava há coleções antigas, assim como as ombreiras que apareciam desmontadas e desmembradas dando um corte interessante aos paletós e tailleurs propostos.





As estampas como citei acima eram um caso a parte, pois mesclavam os xadrezes tão comuns com cores flúor dando um aspecto moderno a o convencional inglês, essas estampas também estavam presentes em meias e outros acessórios que davam o aspecto punk a coleção.

Em resumo, enxerguei uma típica coleção de Vivienne Westwood que combina com maestria o lado comercial e criativo tornando o que poderia ser previsível e chato em algo interessante de ser visto e comentado, seja através de estampas, combinações de cores ou modelagens. Sem contar que a designer revisita sua história dando nova cara a silhuetas clássicas de seu trabalho através de um trabalho têxtil fascinante.









(Fotos: http://ffw.com.br/desfiles/paris/inverno-2012-rtw/vivienne-westwood/744442/default, http://oresumodamoda.blogspot.com/2011/08/marcas-e-estilistas-vivienne-westwood.html)

Um comentário:

  1. Vivienne Maravilhosa! quem não lembra o vestido de Marylin Monroe em Os Homens referem as Loiras recriado por ela para o clipe Material Girl de Madonna? <3

    ResponderExcluir