“A
gente não cria sobre o que já foi feito...”
Olá
leitores, gostaram do quadro com a Julia Petit? Espero que sim agora vamos
voltar ao papo com Alexandre Herchcovitch que assim como ela também explicou
muitas coisas interessantes. Continuando o papo dessa vez o estilista voltou a
contar um pouco de seu processo criativo isto é paralelo a os anseios do
mercado ele também se permite beber de fontes diversas, sejam elas arquitetônicas,
fotográficas ou musicais e isso exerce influência sobre o seu trabalho com
criador de moda.
Foi
nesse período da conversa que Alexandre deixou bem claro que não recria o que
já foi feito o que ele sempre propõe é um novo olhar sobre o atual quer ele
estejas conectado com a história da marca ou não. Uma coisa interessante que
ele disse foi que não se utiliza de sites como o WGSN que antecipam tendências
ele faz isso para que sempre exista esse novo olhar. Foi quando abertas as
questões chegou uma questão sobre reestruturação de marca e administração, isto
é como Alexandre se sentiu na venda de sua marca, em miúdos o estilista disse
que ele até poderia ser um bom administrador, porém em algum momento é
necessário que ele tenha ajuda para que o estilista se dedique apenas em um só
campo não mais se dividindo em dois .
Quando
perguntado sobre a expansão de sua marca, ele afirmou que inicialmente haverá
uma maior oferta de produtos no atacado para posteriormente abrir novas lojas
além de licenciamentos para a classe C. nesse momento questionaram sobre como
manter uma identidade em uma empresa o designer afirmou que hoje não é mais ele
que cria tudo, porém isso não o afasta das funções já que o mesmo aprova todos
os projetos da marca para os diversos nichos de mercado além de ele se manter
fiel a sua identidade, ele disse que se um produto não tiver o seu estilo
parecerá uma cópia dele mesmo e não um autêntico Alexandre e o próprio ainda
vai além delegando funções a sua equipe de criação e isso só é conseguido pois
há confiança além de o designer não ser uma pessoa centralizadora o que deixa
tudo mais fácil.
Quando
indagado sobre a criação para nichos diferentes, ele disse que vê uma ligação
entre criar peças de casa e roupas, porem cada uma das criações tem suas
particularidades principalmente no mercado de cama e casa, para quem não sabe o
designer tem parcerias de sucesso com a Zelo no mercado de cama e com a Tok
Stok para itens de casa, no caso dessa segunda parceria o designer revelou que
há vários lançamentos sob encomenda da loja e que os produtos a serem criados
já chegam pré-criados através de briefing esse sistema o designer nomeou de
criação a seis mãos, para não haver concorrência entre seus licenciamentos e a
marca mãe Alexandre tem o cuidado de observar o histórico de cada marca e seus
pontos fortes e fracos para não criar concorrência entre seus produtos.
Sobre
desfiles como divulgação Alexandre foi categórico em afirmar que esse método de
divulgação está banalizado, porém disse ainda criar roupas para chamar atenção
sendo que essas peças tem que transmitir o espírito da marca além de conceituar
toda uma coleção a exemplo do seu ultimo desfile na SPFW com o tema flores onde
ele decompôs a ideia que tínhamos desse tema. Quando perguntado sobre o mercado
de trabalho mais uma vez afirmou que falta hoje no mercado são pessoas formadas
em outras áreas porém que dirijam suas carreiras na moda, pois não há espaço
para tantos estilistas e também mercado consumidor.
Foi
ai que eu fiz uma pergunta sobre a coerência de suas linhas, sempre me
impressionou a variedade de produtos que levam o Herchcovitch Alexandre em suas
embalagens, sobre isso foi categórico dizendo que sim há uma ligação entre
todas as linhas lançadas porém cada uma
está conectada com o histórico particular de cada marca ou com o tema da
coleção lançada na SPFW, se isso não acontece segundo Alexandre pode passar a
impressão de uma enganação com o consumidor final.
Quando
perguntado sobre roupas de brechó, disse que sempre observa o acabamento pois
atualmente isso está se perdendo, disse ainda que em suas roupas sempre tem
alguma referência as décadas antigas principalmente nos pequenos detalhes. Como
ultima pergunta o designer foi questionado sobre a exposição no Metropolitan
Museum of Art em Nova Iorque onde estão expostas duas criações realizadas com
borracha, ele disse que o tema da exposição são Roupas Selvagens, ou seja,
looks criados com materiais não convencionais a partir daí o curador elegeu esses dois vestidos para compor a
exposição.
E segue aqui a última parte de Alexandre Herchcovitch no Senac de São José dos campos espero que tenham curtido, e ainda hoje entra no ar a sabatina de Regina Guerreiro no Pense Moda.
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