segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bate - Papo Com Alexandre Herchcovitch (3° Parte)


“A gente não cria sobre o que já foi feito...”

            Olá leitores, gostaram do quadro com a Julia Petit? Espero que sim agora vamos voltar ao papo com Alexandre Herchcovitch que assim como ela também explicou muitas coisas interessantes. Continuando o papo dessa vez o estilista voltou a contar um pouco de seu processo criativo isto é paralelo a os anseios do mercado ele também se permite beber de fontes diversas, sejam elas arquitetônicas, fotográficas ou musicais e isso exerce influência sobre o seu trabalho com criador de moda.


            Foi nesse período da conversa que Alexandre deixou bem claro que não recria o que já foi feito o que ele sempre propõe é um novo olhar sobre o atual quer ele estejas conectado com a história da marca ou não. Uma coisa interessante que ele disse foi que não se utiliza de sites como o WGSN que antecipam tendências ele faz isso para que sempre exista esse novo olhar. Foi quando abertas as questões chegou uma questão sobre reestruturação de marca e administração, isto é como Alexandre se sentiu na venda de sua marca, em miúdos o estilista disse que ele até poderia ser um bom administrador, porém em algum momento é necessário que ele tenha ajuda para que o estilista se dedique apenas em um só campo não mais se dividindo em dois .




            Quando perguntado sobre a expansão de sua marca, ele afirmou que inicialmente haverá uma maior oferta de produtos no atacado para posteriormente abrir novas lojas além de licenciamentos para a classe C. nesse momento questionaram sobre como manter uma identidade em uma empresa o designer afirmou que hoje não é mais ele que cria tudo, porém isso não o afasta das funções já que o mesmo aprova todos os projetos da marca para os diversos nichos de mercado além de ele se manter fiel a sua identidade, ele disse que se um produto não tiver o seu estilo parecerá uma cópia dele mesmo e não um autêntico Alexandre e o próprio ainda vai além delegando funções a sua equipe de criação e isso só é conseguido pois há confiança além de o designer não ser uma pessoa centralizadora o que deixa tudo mais fácil.

            Quando indagado sobre a criação para nichos diferentes, ele disse que vê uma ligação entre criar peças de casa e roupas, porem cada uma das criações tem suas particularidades principalmente no mercado de cama e casa, para quem não sabe o designer tem parcerias de sucesso com a Zelo no mercado de cama e com a Tok Stok para itens de casa, no caso dessa segunda parceria o designer revelou que há vários lançamentos sob encomenda da loja e que os produtos a serem criados já chegam pré-criados através de briefing esse sistema o designer nomeou de criação a seis mãos, para não haver concorrência entre seus licenciamentos e a marca mãe Alexandre tem o cuidado de observar o histórico de cada marca e seus pontos fortes e fracos para não criar concorrência entre seus produtos.





            Sobre desfiles como divulgação Alexandre foi categórico em afirmar que esse método de divulgação está banalizado, porém disse ainda criar roupas para chamar atenção sendo que essas peças tem que transmitir o espírito da marca além de conceituar toda uma coleção a exemplo do seu ultimo desfile na SPFW com o tema flores onde ele decompôs a ideia que tínhamos desse tema. Quando perguntado sobre o mercado de trabalho mais uma vez afirmou que falta hoje no mercado são pessoas formadas em outras áreas porém que dirijam suas carreiras na moda, pois não há espaço para tantos estilistas e também mercado consumidor.

            Foi ai que eu fiz uma pergunta sobre a coerência de suas linhas, sempre me impressionou a variedade de produtos que levam o Herchcovitch Alexandre em suas embalagens, sobre isso foi categórico dizendo que sim há uma ligação entre todas as linhas lançadas  porém cada uma está conectada com o histórico particular de cada marca ou com o tema da coleção lançada na SPFW, se isso não acontece segundo Alexandre pode passar a impressão de uma enganação com o consumidor final.




            Quando perguntado sobre roupas de brechó, disse que sempre observa o acabamento pois atualmente isso está se perdendo, disse ainda que em suas roupas sempre tem alguma referência as décadas antigas principalmente nos pequenos detalhes. Como ultima pergunta o designer foi questionado sobre a exposição no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque onde estão expostas duas criações realizadas com borracha, ele disse que o tema da exposição são Roupas Selvagens, ou seja, looks criados com materiais não convencionais a partir daí o curador  elegeu esses dois vestidos para compor a exposição.


E segue aqui a última parte de Alexandre Herchcovitch no Senac de São José dos campos espero que tenham curtido, e ainda hoje entra no ar a sabatina de Regina Guerreiro no Pense Moda.

(fotos retiradas de: Veja, FFW e O Resumo da Moda)

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