terça-feira, 30 de abril de 2013

A Rústica Lã Portuguesa Vira Moda

            "As lãs rusticas viram moda pelas mãos dos novos designers"

          Que a lã é um dos materiais mais usados na moda, não é novidade embora as mais conhecidas sejam as italianas que trabalham com o fino cashmere como as da marca Loro Piana, outros países da Europa também trabalham com o material.





            Um desses é Portugal que durante muitos anos teve uma forte indústria baseada no trabalho com esse material, esse poderia ser mais um post de tendências, porém não é assisti hoje no almoço uma matéria sobre o tema e achei interessante trazê-la para o blog já que por pouco essa indústria não foi extinta em Portugal por causa da concorrência com os tecidos sintéticos.


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            Mas não foi isso que aconteceu, não dizem que a moda é cíclica? Foi exatamente isso que ocorreu com a moda de lá, os novos estilistas redescobriram a lã pura chamada de “burel” que é a lã sem corantes e além de tudo grossa e resistente, esse movimento se assemelha a calça jeans de Levi Strauss. O interessante da matéria foi que os novos estilistas deixam claro saber da importância da fabricação dessa lã e também de como essa redescoberta movimenta o mercado e também traz uma história particular. Remetendo a própria história portuguesa, não é interessante? Achei válido trazer por se tratar de um mercado pequeno até agora  e com um conceito fantástico de adaptação. Um dos estilistas entrevistados pelo Jornal Hoje, chamado Miguel Gigante, tem um trabalho bem consistente com esse material que merece ser visto, as fotos que vocês estão vendo na postagem são do trabalho desenvolvido por esse criador que utiliza a lã rustica dos pastores para criar uma moda nova e contemporânea. 

Segue o vídeo com uma das coleções desenvolvidas pelo designer: 



Vestir a História - Aldeias Históricas de Portugal / Atelier de Burel (Miguel Gigante) from Atelier de Burel on Vimeo.

(fotos retiradas do blog do estilista : Atelier de Burel)

Jorge Bischoff : Inverno 2013


“As Tulipas Invernais”

Olá leitores, eu já falei aqui algumas vezes de sapato não é? Principalmente em desfiles como foi o caso da Jorge Bischoff que criou os calçados para o desfile de Samuel Cirnansck, na época do desfile não prestei muita atenção a essa parte do styling durante a resenha da coleção, porém semana passada estive em um evento da marca e pude ver uma linha muito abrangente de itens.

Não isso não é um publipost não gente, é que realmente eu não conhecia a marca, isto é só de ver em lojas e vitrines nada muito profundo como receber os releases e outras coisas sabe? Pois bem nesse evento tive contato com uma pequena amostra do universo da marca. Na minha modesta opinião ela é uma marca para a mulher moderna, porém não tão conservadora como a Arezzo e nem tão jovem como a Schultz o que deixa ela livre para inventar detalhes e investir em novos modelos.

Isso era visível em alguns calçados apresentados que traziam pontas remetendo a tulipas. Porém para mim o destaque principal foram os tecidos utilizados na confecção dos calçados, como vocês sabem eu sou formado em design de moda, portanto o mundo de calçados é meio “misterioso” para mim, o que mais me impressionou na coleção foi a utilização de couros diferenciados como os de cabra e também o veludo. Sempre achei o veludo muito “mole” para calçados, mas a marca conseguiu transformá-lo em um calçado atraente, feminino e acima de tudo resistente.

Por ultimo e não menos importante destaco também a cartela de cores que mesclava tons vibrantes e intensos com outros mais sóbrios. Agora vamos ver o vídeo da campanha.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

1° Bazar da ABEST: Designers consagrados por menos


“ABEST Promove bazar de três dias em maio”


            Olá leitores, tudo bom? Eu já falei aqui diversas vezes da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), um órgão importante para a moda brasileira já que auxilia os estilistas em sua divulgação tanto no Brasil como internacionalmente. Além disso, a instituição divulga a moda brasileira através de diversas ações e publicações como o +B Inspiração Brasil.

            Porém a única coisa que a ABEST tinha feito era um bazar com seus designers, pois agora em maio será realizado o 1° na Vila Olímpia em São Paulo com duração de três dias (1° a 3) o bazar realizado no espaço BeDiff contará com diversas marcas e descontos de até 70%, as coleções escolhidas para essa 1° edição são as coleções de primavera/verão 2012/2013 e Inverno 2013 mas isso não influência em nada já que a qualidade ultrapassa as estações.

            Entre as marcas destaco as camisetas da Oma Tees, os vestidos de Barbara Casasola (estilista brasileira radicada na Europa), os biquínis de Amália Spinardi (Jo de Mer), Renata Gomes (Skinbiquini) e a moda existencialista, porém contemporânea de Raquel Davidowicz (Uma).

            Portanto, fica o conselho se você procura roupas de design, qualidade e preço bom vá ao 1° bazar da ABEST, segue o endereço:

1ª Bazar da ABEST @ BeDiff!!
Rua Dr. Andrade Pertence, 60/68, Vila Olímpia, São Paulo – SP
Dias 1, 2 e 3 de maio, das 11h às 20h

(foto retirada de FFW

terça-feira, 23 de abril de 2013

Material Girl: “Madonna’s Fashion Evolution”


“Madonna abre o armário para a Macy’s”


            Madonna sempre foi um ícone de moda incontestável, isso pode ser visto em seus videoclipes que sempre antecipam tendências, como diz Costanza Pascolato sobre o espírito do tempo, eu acho que Madonna tem o “Zeitgeist” de saber traduzir as tendências.

            Como em seus vídeos: Ray Of Light, Frozen, Music, Hung Up, Like a Virgin entre outros, o que pouca gente sabe embora ela já tenha afirmado em entrevistas é que todos os figurinos utilizados por ela estão guardados e são justamente eles que estarão em exposição na loja Macy’s de Los Angeles. Acontece que faz alguns anos que Madonna cria em parceria com sua filha mais velha a Material Girl Colection que já teve até Kelly Osborne como garota propaganda, e para divulgar a nova coleção ela teve essa ideia e como bem afirmou ao Woman’s Wear Daily (WWD) “A exposição exemplifica perfeitamente a inspiração e o espirito da linha Material Girl e vai permitir que os meus fãs vejam a evolução do meu estilo ao longo dos anos”


            Com supervisão de Arianne Phillips stylist que acompanha a cantora desde 2004, Madonna escolheu oito figurinos icônicos de sua carreira como os bustiês de Jean Paul Gaultier para a Blond Ambition Tour (1990) e para o clipe de Open your heart (1986), o vestido de Bob Mackie utilizado no Oscar de 1991 e o icônico vestido de noiva utilizado no VMA de 1984. Agora o que depõe contra a exposição é o seu tempo de permanência, ela só estará em cartaz no dia 25 de abril (quinta feira) das 18:00 as 20:00, portanto se você estiver em Los Angeles visite!

Madonna’s Fashion Evolution @Macy’s Century City
10250 Santa Monica Boulevard, Los Angeles
25 de abril, das 18h às 20h

(Fotos retiradas de Madonna Tribe e WWD

Retrospectiva da moda de R.Rosner


Rodrigo Rosner é tema de exposição no Senac”


            Como vocês devem ter lido pelas criticas e resenhas do blog, acompanho o trabalho de Rodrigo Rosner desde sua estreia na SPFW, portanto a três coleções somente, porém sua carreira na moda data de mais tempo já que ele participou da Semana de Moda Casa de Criadores antes de integrar o line up da SPFW.

            E agora com sua marca crescendo o estilista é homenageado pelo Senac São Paulo com uma exposição composta de 30 looks desde a Casa de Criadores até a desmistificação amorosa mostrada na última SPFW. Até ai já seria um programa bem interessante já que nos moldes da expo de Gloria Coelho no Museu da Casa Brasileira, mostraria a evolução do trabalho de Rodrigo desde o seu início.

            Entretanto o Senac além da exposição sediará no dia da abertura uma palestra com o próprio Rosner onde o tema tratado será “novo luxo”  e através desse prisma o designer abordará o crescimento do mercado brasileiro entre outros temas correlacionados com o luxo de uma maneira geral. Interessante não é?  Vamos agora ao serviço:

Rodrigo Rosner @ Senac Lapa Faustolo
Rua Faustolo, 1.347, Lapa, São Paulo
A palestra acontece no dia 24 de abril, às 19h
A exposição acontece de 24 de abril a 11 de maio, das 9h às 21h
Entrada franca

(Fotos e infos retiradas de FFW)

Atrativos do 7° Fashion Day


“Santa Lolla Presenteia suas clientes no Fashion Day”

            Olá leitores, como vocês leram aqui na semana passada hoje dia 23 de abril acontece o 7° Fashion Day no Shopping Cidade Jardim, evento que mostrará as tendências de inverno de várias grifes internacionais e nacionais. Porém não é só o desfile que merece atenção, algumas lojas também organizaram atrativos exclusivos a seus clientes, como é o caso da Santa Lolla que além de participar o desfile irá presentear suas clientes.

Croqui da passarela montada no shopping

      Explico, para a cliente que consumir acima de 400,00 em itens durante o evento ganhará automaticamente uma bolsa da coleção de inverno, eu vi as bolsas no lançamento da coleção e garanto a vocês que estão lindas. Portanto, se você estiver ali no shopping dê uma passada na loja para ver as novidades e fique de olho no desfile que será imperdível. 

(foto retirada do site da Elle)

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Reserva não me Representa


“A indigesta micareta de Rony Meisler”

Olá leitores, como vocês abem não moro no Rio e até por isso não dou a devida atenção ao Fashion Rio, com exceção da moda praia que nisso o Rio de Janeiro é insuperável. Pois bem o texto de hoje é uma critica ao desfile apresentado ontem pela reserva depois de ter lido os textos de Charles Naseh (Chic) e de Julia Petit (Petiscos) resolvi me pronunciar, eu sempre gostei da  reserva e acho a filosofia bem interessante é uma Osklen sem as peças de desfile, o bacana da marca é justamente esse de todas as roupas irem direto da passarela para as ruas, fato que não acontece com a marca de Oskar Metsavaht por exemplo.


Mas o que se viu ontem no Fashion Rio de verão foi um desfile esquisito e indigesto, com inspiração em super - heróis a marca resolveu mostrar a roupa por trás das fantasias de Batman, Robin, super – homem, Flash entre outros. A ideia até é válida, porém não foi bem aplicada utilizando um tipo de cabide embutido nas roupas os modelos entraram com as fantasias balançado em sua frente com as roupas atrás, o que impediu que a coleção fosse vista já que havia uma peça atrapalhando a visão.

O desfile foi um show, cafona, esquisito, mas um show, pergunto a vocês será que se encaixa no panorama atual das semanas de moda? Em um período onde o mercado e a imprensa lutam para serem mais sólidos e mostrarem a sociedade que a moda não é só um fru – fru de pessoas ricas e magras, a marca me utiliza o Fashion Rio para fazer carnaval?

(foto retirada de Petiscos Pra Macho)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

David Bowie: Pop Up Store


“A moda usada por David Bowie agora pode ser consumida”


            Olá leitores, que David Bowie é uma referência para moda nunca é tarde para reafirmar, sejam seus looks da fase Ziggy Stardust até o look contemporâneo de seu novo cd, eu confesso a vocês que não sou fã de Bowie, porém admiro sua criatividade assim como Madonna ele é um verdadeiro camaleão.

            Tanta inovação já foi diversas vezes lembrada e homenageada, porém esse ano o artista recebeu um tributo no Victoria and Albert Museum em Londres, a exposição promove uma interessante imersão na carreira e vida de David Robert Jones (David Bowie). Mas como disse no início sua carreira inspira até hoje a moda e para mostrar essa inspiração e também homenagear o artista a loja de departamentos Selfridges com curadoria do brechó decades de Los Angeles  abrirá pop up store “David Bowie Is All Yours” onde haverá um pouco de tudo que inspirou e inspira o artista.


            Haverá desde Pierre Cardin, Lanvin and Kansai Yamamot até Peter Pilotto, Mary Katranzou e Alexander McQueen entre os itens selecionados para exposição e venda, acredito que não são todos os itens em exposição que estarão disponíveis para consumo, porém vale a pena a visita só para conhecer o lado fashion de David. Se algum leitor meu estiver em Londres ou adjacências vá a Selfridges e conte pra gente como é a loja de Bowie!


E um detalhe importante essa loja só será aberta no início de junho, seguem as informações: 
David Bowie is All Yours at Selfridges, 
open to the beginning of June 400 Oxford Street W1A 1AB / 44 (0)20 7629 1234

(fotos retiradas de Stylesight

quarta-feira, 17 de abril de 2013

7° Fashion Day: Shopping Cidade Jardim


“Shopping Cidade Jardim apresenta o inverno em suas alamedas arborizadas”

Olá Leitores, acabamos de entrar no outono e aquele frio gostoso já deixa nosso Brasil mais fresquinho e suportável não é mesmo? Então nada melhor que escolhermos um novo guarda roupa para essa estação, se o SPFW trabalha com as estações trocadas isto é, em outubro se apresenta o inverno e em março o verão o mesmo não acontece com os outros elos da cadeia. Que em algumas ocasiões armam eventos exclusivos com a intenção de divulgar a moda que será usada nos meses mais amenos.

É o caso do Shopping Cidade Jardim de Zeco e Mariana Auriemo, além de ser o QG do Fashion’s Night Out da Vogue Brasil, na próxima terça – feira (23) o shopping sedia a 7° edição do Fashion Day. Nesse dia as lojas contarão com uma decoração especial e também o próprio shopping terá várias atrações diferenciadas para seus consumidores. Destaque para as grifes que participarão do desfile representando o melhor da moda nacional e também internacional, infelizmente esse ano não poderei participar, porém recomendo observar os vestidos da Emilio Pucci, Red Valentino e as camisetas da Oma Tees, nos calçados destaque para Santa Lolla, e o inverno de Mellina Nunes o mesmo apresentado no Fashion Day In.

Observação também ao styling do desfile que está nas mãos de Cesar Fassina com direção de moda de Patrizia Ramalho.



(Foto retirada de Glamurama)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fashion Rio: Verão 2014


“Fashion Rio volta a Marina da Glória”


            Depois de SPFW, Casa Moda e Minas Trend Preview (que teve a participação de Vitor Zerbinato), parece que finalmente a temporada de lançamentos está chegando ao fim. Na cidade maravilhosa começa hoje o Fashion Rio que depois de algumas temporadas no Píer Mauá dessa vez o calendário carioca retorna a seu primeiro endereço próximo ao aeroporto e ao Parque do Flamengo.

            O tema dessa temporada é Colorpop e assim como em São Paulo o evento será reduzido com apenas 25 desfiles que ocorrem de hoje a dia 19, essa temporada não terá a parte business do Fashion Rio, pois a criadora do evento Eloysa Simão está organizando um novo salão que concentrará o Fashion Business e o Rio – a – Porter (eventos anteriores que concentravam os negócios de moda durante o Fashion Rio) chamado de Salão Bossa – Nova de moda e negócios ele será realizado em maio e não terá desfiles como garante Eloysa,porém na edição de inverno os dois eventos voltam a acontecer simultaneamente dessa vez no Cais do Porto. Agora vamos ao Line Up:

15SEG
  • 19:00 2nd Floor
  • 20:30 Filhas de Gaia
  • 22:00 Alessa
 




16TER
  • 12:00 Blue Man
  • 18:00 Maria Filó
  • 19:00 Coven
  • 20:30 Iódice
  • 22:00 Espaço Fashion







17QUA
  • 17:00 Andrea Marques
  • 18:00 Sacada
  • 19:00 Oh Boy
  • 20:00 Cantão
  • 21:00 Lenny Niemeyer
  • 22:00 TNG








18QUI
  • 12:00 Patrícia Viera
  • 17:00 Nica Kessler
  • 18:00 Herchcovitch
  • 19:00 Salinas
  • 21:00 Coca-Cola Clothing
  • 22:00 Reserva








19SEX
  • 17:00 Bianca Marques
  • 18:00 Oestúdio
  • 19:30 R.Groove
  • 21:00 Triya
  • 22:00 Ausländer







Assim como na SPFW, o Fashion Rio também terá desfiles especiais e externos na programação: a Blue Man, por exemplo, vai apresentar seu verão no Palácio São Clemente em Botafogo no dia 16, Patrícia Vieira mostrará seu trabalho em couro no Leblon no dia 18 e a grife Apoena (resultado do trabalho da ONG Proeza de Brasília) realizará uma apresentação especial no dia 16.

(Foto e infos retiradas de FFW e Terra)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Por dentro da moda: Camila Yahn

"Há regras estabelecidas no jornalismo, mas a maior parte das blogueiras não é jornalista"

            Olá leitores, depois de um tempo adormecido voltei com o quadro de entrevistas aqui no blog. Eu tentei realizar essa entrevista em vídeo, porém por incompatibilidade de agendas não foi possível, mas garanto a vocês que está interessante e divertida. 

            A entrevistada dessa vez é a atriz/jornalista Camila Yahn, a conheci no meu 1° ano de faculdade em São Paulo quando recebi uma bolsa para participar do Pense moda, um ciclo de palestras que propõe discutir a moda sob a ótica do intelecto mostrando que o mercado é muito mais que semanas de moda ou revistas especializadas. Na ocasião eu um caipira do interior fiquei maravilhado já que no evento que além dela conta com Barbara Bicudo e Marcelo Jabur na organização, tive contato com a visão de Mariano Vivanco, Nicola Formichetti bem antes de Lady Gaga, Mandi Lennard e Henry Holland. Vocês leitores podem imaginar a bomba de informação que isso criou na minha jovem mente não é? 

Camila Yahn

            Pois bem, depois daquela ocasião a encontrei esporadicamente nos SPFW da Vida, ela já como editora de conteúdo do Fashion Forward (FFW) depois de ter trabalhado com Erika Palomino, Alcino Leite Neto, Joyce Pascowitch entre tantos outros, a introdução ficou bem longa, mas precisava compartilhá-la com vocês, portanto agora conheçam a criativa Camila Yahn.

Desde já agradeço a ela por ter disponibilidade para responder a entrevista.

1 – Camila, como disse na abertura conheço você a bastante tempo, mas nunca te perguntei como você iniciou na carreira de moda? Isto é você fez artes cênicas, morou em Londres e tudo mais, porém em que momento a moda entrou na sua vida?

Foi através da noite. O ritual de se arrumar para sair a noite, em festas estranhas, novas e divertidas, onde todos se vestiam de maneira original e totalmente livre. Depois em Londres, essa questão ainda foi mais acentuada, pois todo mundo se montava para valer. Conhecer o Nicola também me deu a perspectiva de moda como trabalho, mas isso eu só fui perceber depois, pois éramos todos muito jovens. Quando voltei ao Brasil, a Erika me convidou para trabalhar com ela e então a moda não era mais apenas diversão, mas uma nova carreira.

2 – Você já trabalhou com nomes importantes como Erika Palomino da L’Officiel Brasil, Alcino Leite Neto da Folha e Joyce Pascowitch, quais as lições você levou para sua vida profissional? E qual a principal diferença você sentiu entre essas experiências?

Tive muita sorte de ter trabalhado com todas essas pessoas. Erika me ensinou muito e foi uma pessoa muito generosa quando me recebeu nem eu ter nenhuma experiência. Alcino foi uma faculdade, aprimorou meu texto, evoluí muito nos quatro anos que tive o prazer de estar próxima dele. Joyce a mesma coisa, tem uma energia, uma cabeça, uma rapidez para decidir as coisas, ter ideias, achar soluções... Não posso compara-los, todos foram fundamentais para o meu aprendizado, que ainda continua.

 


3 – Você já assinou uma coluna no Glamurama e atualmente é editora de conteúdo do portal FFW (mídia oficial da SPFW) o que mudou de um veículo  para outro? Quais as principais diferenças?

O Glamurama é um site de variedades, com grande foco na cobertura social de eventos. O FFW é um site de moda, com um olhar específico sobre o assunto.

4 – Seu início foi trabalhando mídia impressa (Folha de São Paulo) em que momento sua carreira migrou para a mídia online?

Quando fui trabalhar com a Erika, ela me contou que logo iria abrir um site com o seu nome. Mas na época eu era só assistente da Erika, ainda não escrevia. Pouco tempo depois, caiu uma entrevista com a Carol Ribeiro nas minhas mãos. Lembro que fiquei com o maior frio na barriga, rsrsrs. Essa entrevista foi para o site a para a Folha. E, aos poucos, eu comecei a escrever e a participar cada vez mais dos textos do site e do jornal. E peguei gosto pela coisa, rsrsrs. Mas recebia muito feedback da Erika e de todos que trabalhavam com a gente, então fui muito bem orientada sempre.

Camila Yahn e Terry Richardson

5 - Durante um período você também teve um blog onde postava de tudo um pouco acredita que isso te auxiliou na carreira profissional? De que maneira?

O blog foi só a plataforma que eu encontrei para compartilhar as coisas que me inspiravam ou que faziam parte do meu dia-a-dia. Não acho que tenha me auxiliado profissionalmente. Talvez, mas nunca o fiz por pensando nisso. Era apenas uma maneira das pessoas me conhecerem, entenderem meu ponto de vista sobre as coisas... Foi algo muito despretensioso e gostoso na época.

 6– Já faz algum tempo você criou em parceria o Pense Moda, qual foi a sua inspiração para montar o evento? Acredita que faltam discussões profundas sobre a área de moda no Brasil?

A ideia foi criar um espaço em que profissionais da moda pudessem se encontrar para conversar, trocar ideias e pontos de vista. Há pouco diálogo na moda, as pessoas não conversam, apenas competem. Acho que faltam canais para discussões e revisões de assuntos que atrasam diversas áreas da indústria.

7 – Comenta-se muito a falta de ética na mídia online, inclusive foi tema de uma mesa no Pense Moda de 2012 qual a sua opinião sobre esse assunto? Acredita que de fato falta transparência nesse tipo de mídia?

Acho que é um assunto novo. Blog é uma coisa relativamente nova e as pessoas ainda estão experimentando nessa plataforma. Não há regras estabelecidas. Há regras estabelecidas no jornalismo, mas a maior parte das blogueiras não é jornalista, portanto desconhecem essas questões ou usam o fato de não serem para passar batido por elas. Então, quando acontece um caso como os de anúncio velado, é importante porque coloca parâmetros, regras, ética, etc. Todos vão aprendendo e o negócio vai se profissionalizando conforme as coisas vão acontecendo.


8  – Acabamos de terminar a SPFW que esse ano foi um pouco mais compacto com poucos lounges e ausência de algumas grifes participantes, como você analisa o esgotamento da moda no sentido de desinteresse público?

Não acho que tenha um esgotamento muito menos desinteresse do público. A moda brasileira está passando por uma fase de adaptação por conta do novo calendário e os eventos estão mais enxutos porque algumas marcas não conseguiram se organizar para essas novas datas. E o fato de haver menos lounges, pois os eventos estiveram menores nessas duas últimas edições, faz com que a semana tenha foco na indústria da moda, ou seja, a maior parte das pessoas presentes está ali a trabalho, está envolvida com aquilo de fato. Mas o público continua amando e acompanhando a moda, nós percebemos isso com a nossa transmissão ao vivo de desfiles, que é acompanhada por muita, muita gente, no Brasil inteiro.

9  - Trabalhando há bastante tempo no mercado de moda acredita que será necessária uma reestruturação, para a moda voltar a ser interessante para o público leigo? Como profissional você enxerga novos caminhos para esse mercado?


A moda já está passando por essa restruturação e acho que o público leigo não está muito preocupado com isso. Eles querem ver belas fotos, produtos e serviços legais todos os meses nas revistas. Acho que o mercado editorial poderia crescer e receber mais revistas novas, com propostas diferentes das que existem hoje.

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Barbara Bicudo, Marcelo Jabur, Mariano Vivanco, Nicola Formichetti, Camila Yahn e Mandi Lennard

            Perguntas dos Leitores:

 1 - Como é ser curadora do Pense Moda? – Nathalia Regina Benedetto (Hoje Vou de Melissa)
É uma delícia, mas dá o maior trabalho. Somos uma empresa pequena, fazemos tudo sozinhos, algumas respostas demoram a surgir, as pessoas mudam de ideia, tem demandas especiais. É difícil decidir sozinha os temas de todas as palestras também. Mas ao mesmo tempo, conhecemos pessoas muito bacanas, vivemos momentos legais e o evento rende conversas e discussões.

2 - Que dica você daria as pessoas que possuem blogs na área de moda? - Nathalia Regina Benedetto

Seja original. Não faça o que todo o mundo está fazendo, procure um novo caminho e seja a melhor dentro da sua opção.

3 - O FFW sempre é rapidamente atualizado, como a equipe se organiza para cobertura dos desfiles? - Nathalya Colacique (Le Colacique Blog)

Nós fazemos uma reunião de pauta com toda a equipe antes do evento, assim todo mundo chega lá já sabendo de suas tarefas. Mas muita coisa acontece na hora, então minha equipe está sempre preparada para trabalhar com imprevistos. Todo mundo tem que ser rápido e antenado, pegar as coisas no ar! Não podemos deixar nada passar batido.

4 - Que revista você acha que é a bíblia feminina, que nenhuma mulher pode deixar de conferir? – Nathalya Colacique (Le Colacique Blog)

Puxa, difícil. Acho que algumas revistas juntas compõem uma revista perfeita. Aqui no Brasil, gosto da Mag, Harper´s Bazaar e TPM. A Glamour também tem feito um trabalho legal, mas para uma faixa etária abaixo da minha. De qualquer forma, tenho gostado bastante.

Marcelo Rosenbaum, Camila Yahn e Alexander Fury (L.O.V.E Magazine)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os reflexos do ato de Daniela Mercury


“... eu não gosto dos rótulos, mas estou nessa luta política, sem dúvida...”


            Olá leitores, mais um post que foge um pouco do tema moda. Vou explicar-lhes o porquê, como vocês devem ter visto na 4° feira Daniela Mercury se assumiu lésbica, e já expliquei aqui a importância desse ato na esfera política atual e seus reflexos.

            Porém, no post de hoje resolvi salientar outros pontos importantes, ontem à noite foram ao ar duas entrevistas da cantora. Uma no fantástico da rede globo e outra na rede Record. Gostaria de salientar por meio desse blog que isso não ocorreu por ser Daniela Mercury e sim pela importância do gesto e do ato. Isso ficou mais destacado na reportagem da globo onde a cantora explica a aceitação de seus filhos destacando a educação para a liberdade que eles tiveram que ambos sempre souberam respeitar o diferente e portanto, ela passaria essa educação a seus filhos adotados..

            Nessa mesma semana Daniela esteve presente nas capas da Veja e Época, salientando a necessidade de um debate aprofundado na questão, para a sociedade pode parecer estranho, porém é necessário... Esse blog não é para falar de minhas experiências pessoais, porém reitero que o ato da cantora merece todas as glórias, pois deixou mais leve a situação para muitas pessoas não assumidas. Nas reportagens da mídia escrita é importante salientar que houveram duas angulações até que bem parecidas , no caso da editora abril a revista procurou tratar o assunto de uma maneira neutra, ressaltando sim a importância do ato e destacando outros casais que passaram pela mesma situação. Achei esse embasamento muito interessante já que a revista tem uma postura meio “quadrada” quando se trata de temas diferenciados.

            A abordagem da editora globo foi mais incisiva, fazendo uma retrospectiva dos direitos dos homossexuais bem histórica onde citaram Harvey Milk, Stonewall e destacaram outros famosos assumidos. Mas como disse no início esse post não é para destacar a parte midiática e sim para dizer com todas as letras que com esse ato Daniela Mercury colocou na mesa de todos uma discussão necessária mas que só ocorria a portas fechadas e que dessa maneira ela permitiu que uma nação de pessoas entenda que não é errado ser quem elas são.



(Foto: reprodução facebook)


#DanielaMercuryMeRepresenta

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Gloria Coelho: Verão 2014


“Gloria Coelho organiza desfile após SPFW”



            Como citei na cobertura da semana de moda, a estilista Gloria Coelho optou por pular essa temporada, isto é não se apresentar por conta de reestruturação interna. Inclusive a mesma declarou em entrevista ao jornal Estado de São Paulo que “não trabalho no ritmo de padaria”, na minha modesta opinião foi uma sábia decisão da estilista que preza a qualidade e uma roupa quase arquitetônica que dialoga com o meio onde vive.



            Mas agora passando a SPFW e o showroom Casa Moda onde ela expôs seus modelos a compradores de multimarcas, eis que foi marcado o desfile para clientes e imprensa. O desfile vai ser realizado no dia 15 de maio, eu como sempre espero o melhor já que Gloria faz um trabalho maravilhoso, portanto merece ser comentado e visualizado na passarela.

            E certamente o blog estará lá para compartilhar a apresentação com vocês!

(Fotos retiradas da Revista Estilo


O fashion film de Alexandre Herchcovitch


“Em um ano de esgotamento fashion, Alexandre Herchcovitch divulga sua coleção em vídeo.”

            Olá leitores, como vocês sabem esse ano de 2013 começou com uma tremenda insegurança no mercado de moda. Não é segredo para ninguém que a SPFW precisa de uma reciclagem no sentido total da palavra, a semana de moda tem um formato bem interessante, porém acomodou-se no título e não se reciclou.



            Seguindo esse exemplo de novas formas de divulgação Alexandre Herchcovitch segue o exemplo de Vitorino Campos, divulgando sua coleção em vídeo, porém diferente do designer baiano Alexandre participou da SPFW e utiliza o vídeo apenas como um novo formato de catálogo de moda. Uma tendência já existente lá fora que tem entre seus entusiastas as grifes Christian Dior, Chanel, Thierry Mugler, Louis Vuitton entre outras. Dirigido por Thiago Jenne, com stylist de Mauricio Ianês e beleza de Robert Estevão o vídeo mostra a top model Isabel Hickmann vestindo e desvestindo a coleção de inverno em slow – motion.

Deixo vocês agora com o vídeo:


HERCHCOVITCH; ALEXANDRE AW13 from 8588 Creative Studio on Vimeo.

(Foto retirada de: Vogue Brasil )

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Canto Social e Político de Daniela Mercury


“O Canto da Cidade ainda é de Daniela Mercury”


            Olá leitores, esse blog aqui é para falar basicamente de moda, porém não posso fechar os olhos diante de assuntos contemporâneos hoje, por exemplo, Daniela Mercury assumiu seu relacionamento com outra mulher. Em uma sociedade cada vez mais careta eu aplaudo de pé essa atitude.

            Para quem me conhece no âmbito pessoal, sabe que sempre fui fã de Daniela Mercury e admiro a sua postura social e também seus trabalhos com a Unicef, ESPN, Instituto Sol da Liberdade. Porém esse post não é para falar do meu lado fã e sim propor uma reflexão sobre o que esse posicionamento de uma artista reconhecida internacionalmente mudará na sociedade? Em um Brasil que tem cantores como Joelma dizendo que os homossexuais são como drogas? E que pastores homofóbicos presidem a comissão de direitos humanos?

daniela_mercury_instagram


            Digo a vocês que muita coisa, o que se viu hoje no Instagram foi além de tudo um posicionamento político, além do amor envolvido obviamente, porém encaremos isso como o início da mudança se mais pessoas se posicionarem assim às claras, posso garantir a vocês que mudará muita coisa. Garanto que a atitude de Daniela Mercury é só o início de um repensar social tanto da classe artística quanto da classe comum.

            Por um Brasil mais pensante que existam mais pessoas corajosas, que se posicionem em um país e mundo cada vez mais quadrado onde pessoas transgressoras são encaixadas no grupo dos problemáticos.


(Foto retirada de: Hildegard Angel

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Topshop: JW Anderson + Elle Brasil


“Topshop e Elle Organizam lançamento de JW Anderson”

(Elle Brasil: Susana Barbosa, Inês Nespoli, Larissa Lucchesi e Renata Piza)

            E mais um lançamento de coleção aqui no blog, vocês devem se lembrar de que no fim do ano passado fui ver o 1° desfile da Topshop em terras brasileiras não é? Pois bem dessa vez ao invés de um desfile a marca se uniu a revista Elle para lançar a segunda colaboração de JW Anderson no Brasil.


            Mas como ele chegou a ser colaborador da Topshop? O início de sua carreira foi criando moda masculina, já que se formou em 2005 só vindo a lançar uma linha de roupas para os jovens irlandeses em 2008, nesse período ele participou do concurso NewGen promovido pelo conselho britânico de moda e patrocinado pela Topshop, desse concurso já despontaram diversos talentos como Alexander McQueen, Christopher Keane, Mary Katrantzou entre outros. Sua linha de roupas para homens deu tão certo que ele lançou uma coleção capsula para as mulheres para atender os compradores os fãs adquiridos com as outras coleções. Desde então sua linha tem sido vendida mundo a fora e o designer tem colaborado com a Topshop.

    

            Sua primeira colaboração com a marca data do ano passado, porém vamos falar de 2013 como o próprio designer salientou essa coleção de 2013 é uma evolução da sua primeira “Essa coleção foi mais sobre grupos culturais jovens. A garota evoluiu. É sobre carregar adiante a ideia de peças icônicas que podem ser vestidas inúmeras vezes, retrabalhando looks conexos do guarda roupa JW Anderson”. Entre as peças chave dessa coleção vocês podem encontrar kilts em índigo, trench coats clássicos e suéteres que surgem retrabalhados utilizando-se de tecidos inesperados. Além disso, a coleção traz também sapatos com plataformas dando a feminilidade necessária à mulher de JW Anderson, outro destaque da coleção é a utilização de vinil e neoprene para criar saias midi e plissadas nas cores lilás e bege, porém engana-se quem imagina peças gritantes o tom de lilás é bem pálido e discreto. Uma tendência que segue na coleção é o quadriculado como os exibidos na ultima coleção da Louis Vuitton, na versão de JW esse padrão quadriculado surge em preto e branco assim como as listras presentes em diversas peças. E por fim destaco as camisetas polo e mochilas estilo militar que prometem ser sucesso no nosso inverno.
   



(Fotos: Divulgação e facebook Topshop