terça-feira, 30 de abril de 2013

A Rústica Lã Portuguesa Vira Moda

            "As lãs rusticas viram moda pelas mãos dos novos designers"

          Que a lã é um dos materiais mais usados na moda, não é novidade embora as mais conhecidas sejam as italianas que trabalham com o fino cashmere como as da marca Loro Piana, outros países da Europa também trabalham com o material.





            Um desses é Portugal que durante muitos anos teve uma forte indústria baseada no trabalho com esse material, esse poderia ser mais um post de tendências, porém não é assisti hoje no almoço uma matéria sobre o tema e achei interessante trazê-la para o blog já que por pouco essa indústria não foi extinta em Portugal por causa da concorrência com os tecidos sintéticos.


 [_PGF5268.JPG]


            Mas não foi isso que aconteceu, não dizem que a moda é cíclica? Foi exatamente isso que ocorreu com a moda de lá, os novos estilistas redescobriram a lã pura chamada de “burel” que é a lã sem corantes e além de tudo grossa e resistente, esse movimento se assemelha a calça jeans de Levi Strauss. O interessante da matéria foi que os novos estilistas deixam claro saber da importância da fabricação dessa lã e também de como essa redescoberta movimenta o mercado e também traz uma história particular. Remetendo a própria história portuguesa, não é interessante? Achei válido trazer por se tratar de um mercado pequeno até agora  e com um conceito fantástico de adaptação. Um dos estilistas entrevistados pelo Jornal Hoje, chamado Miguel Gigante, tem um trabalho bem consistente com esse material que merece ser visto, as fotos que vocês estão vendo na postagem são do trabalho desenvolvido por esse criador que utiliza a lã rustica dos pastores para criar uma moda nova e contemporânea. 

Segue o vídeo com uma das coleções desenvolvidas pelo designer: 



Vestir a História - Aldeias Históricas de Portugal / Atelier de Burel (Miguel Gigante) from Atelier de Burel on Vimeo.

(fotos retiradas do blog do estilista : Atelier de Burel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário