“Chiara Gadaleta fala de moda,
consumo e sustentabilidade.”
Olá
leitores do blog, tudo bem com vocês? Como vocês sabem sempre procuro atualizar
o blog com coisas interessantes e bacanas. Vocês lembram que falei semana
passada do evento da Chiara Gadaleta o SPECOERA? Então eu fui aos dois dias e
participei das mesas redondas mais interessantes que falaram um pouco de tudo. Na
sexta feira entre os convidados tivemos Nana Caetano da Vogue, André Do Val do
Chic e Camila Yahn do FFW falando de moda para todos, Andréia Bisker do portal de tendências WGSN além da estilista Karla
Girotto e a própria Chiara.
Mas
começamos do início o evento abriu com uma sessão de meditação, isto é uma
sessão de relaxamento entre outras coisas. Eu não estive nessa sessão cheguei
ao meio dia para a coletiva de imprensa onde a própria Chiara Gadaleta explicou
o conceito de seu evento. O que foi muito interessante, pois me ajudou a
elucidar alguns pontos sobre esse tema de sustentabilidade e principalmente por
que ela colocou a moda nesse evento. Entre os pontos elucidados por ela foi a
falta de curiosidade do brasileiro, isto é o consumidor não se preocupa em
saber de onde vem a matéria prima e principalmente como ela é feita se é
sustentável ou não entre outros pontos.
Outro
destaque foi o assunto de velocidade, para ela o excesso de velocidade das
coisas peca no quesito qualidade, já que com tanta pressa é quase impossível se
esmerar nos detalhes necessários para criar um bom produto. Outro ponto que pouca gente sabe inclusive eu
é que um produto sustentável tem que ser por inteiro isto é seguir os preceitos
desse tema, como valorizar o capital humano, evitar poluição de água entre
outros itens.
Chiara
ainda disse que uma área que ainda não é totalmente sustentável é a de
cosméticos os quais tem pouca oferta e uma distribuição reduzida para uma linha
eco beauty. Encerrando por fim a coletiva ela ainda disse sobre o perfil do
consumidor que procura os produtos eco friendly na Europa esse tipo de publico
se reúne em uma associação chamada LOHAS (Lifestyles
of Health and Sustainability), e inclusive essa associação desencadeou um movimento
demográfico que tem o poder de
provocar no mercado uma mudança de costumes criando um estilo de “novo
capitalismo” calcado nos preceitos de mais demanda e consumo, porém um preço
menor.
Por fim ela
salientou o principal nos produtos eco, que esse tipo de produto ou serviço tem
que oferecer um algo mais para os consumidores e principalmente algo que
justifique o preço mais elevado já que o consumidor na maioria das vezes não é
tão consciente.
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