“O novo luxo não é status.”
Olá
leitores do blog, depois da coletiva com Chiara Gadaleta houve um
brunch orgânico muito interessante, eu particularmente não sou adepto
desse tipo de culinária mas me surpreendi com os itens disponíveis e também com
o gosto pois a comida estava muito saborosa e nem parecia ser feita com
produtos orgânicos.
Posteriormente
houve uma oficina de turbantes da qual não participei, porém pareceu ser bem
divertida, depois houve a mesa redonda de Andréia Bisker do bureau de tendências
WGSN e Karla Girotto falando sobre Demi Couture, novo luxo e tendências, eu não
sabia do que se tratava mas o debate foi muito elucidativo acabei descobrindo
que esse termo é um tipo de produção de roupas porém ao invés de ser totalmente
tecnológica essa produção é um tipo de alta costura mas engana-se quem pensa em vestidos de sonho caríssimos
que só as celebridades utilizam. A demi couture tem o mesmo acabamento e cuidado,
porém de um preço mais competitivo, essa tendência começou em 2005 pelas grifes
europeias que deram a oportunidade para os clientes personalizarem as roupas
sendo a Prada de Miuccia a 1 a oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes.
Na realidade esse demi couture que significa ½
costura nada mais é que um mecanismo de sobrevivência do mercado um mercado
saturado e cansado dos sonhos mas isso não quer dizer que a indústria de luxo
acabou e sim que ela mudou de conceitos, inclusive hoje em dia a localidade do
produto ou seja a herança dele é definida como luxo sendo chamado de novo luxo,
esse conceito inclusive vai contra alguns conceitos que a sociedade atual que
espera ser tudo rápido esse excesso de rapidez tem se mostrado falho e
ineficiente, como Karla Girotto bem definiu estamos repetindo modelos datados
que se mostraram ineficientes em outros lugares.
Essa
repetição se mostra visível através das tendências que se utilizam de dois meios de pesquisa
intitulados de Bubble Up e Trickle Down, a primeira palavra define um movimento
atual quando a rua chega a passarela e o segundo é o contrário quando a
passarela dita a tendência. Essas palavras hoje estão meio confusas no panorama
já que hoje em dia é mais comum a rua ditar o que a passarela irá mostrar e não
ao contrário então o Bubble up é a maneira mais comum de se encontrar
tendências.
Esse
assunto é bem interessante já que através desses tipos de Bureau é que podemos
definir o que será usado na próxima estação e o que o público pensa, houve uma
época que essa constatação acontecia de uma maneira mais lenta como exemplo das
calças skinny que em 2004 começaram a
ser usadas por um pequeno grupo de pessoas chamados de Early Adopters,
posteriormente houve as Trendsetters no ano seguinte e por fim o mainstream a
partir de 2007, essa descoberta de tendências era chamada de sistêmica pois era
encontrada através de situações as quais acontecem espontaneamente, hoje em dia
essas tendências estão mais randômicas isto é tudo ao mesmo tempo agora na
perspectiva atual todos tem acesso a elas imediatamente, uma tendência não
demora mais quatro anos para ser encontrada pelo público em geral como foi com
as calças skinny.
E
a demi couture onde se insere nesse panorama, ela inseri-se quando se tem em
mente que esse tipo de roupa é o ½ termo entre o sonho e o produto, ou seja, é
um produto que pode ser lapidado para atender suas necessidades e anseios, esse
atendimento provoca a personalização um evento muito interessante pois a sociedade atual deseja uma
assinatura porém não quer ser igual a um grupo de pessoas.
A
tendência hoje principalmente defende a atemporalidade, ou seja, o que é eterno
prevalecerá então a demi couture está se tornando uma forte tendência, pois
cada roupa por ser personalizada torna-se atemporal, e essa personalização se torna um tipo de
merecimento ao consumidor tornando-se o novo luxo que está mais conectado ao
merecimento e não a status como o velho luxo. Um exemplo de uma marca que
divulga seus produtos dessa maneira é a Hermès que divulga suas bolsas não como
um produto a ser consumido imediatamente e sim um produto a ser desfrutado que
merece atenção pelos mínimos detalhes e que também pode ser personalizado ao
gosto de seu cliente.
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