segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SPECOERA: A Ética na Linguagem de Moda Online: Júlia Petit, Priscila Rezende, Cecília Lima e Liliane Ferrari


“Você é ético com seus amigos?”

            Olá gente, tudo bem com vocês? Faz tempo né que não passo por aqui desde quinta feira, mas chegamos a ultima mesa redonda que assisti do SPECOERA, essa mesa particularmente era a mais aguardada por mim já que teria presença da Blogueira Shame (Priscila Rezende), além das presenças de Júlia Petit, Liliane Ferrari e Cecília Lima que discutiram o tema de ética no jornalismo de moda digital.


            Antes de começar é importante uma explicação muita gente acha que ter blog é fácil é só colocar umas fotos bonitas e o blog está lindo, mas não é não se engana quem pensa que blog sem conteúdo sobrevive,sendo que esse conteúdo tem que ser ético e transparente, não podendo pegar fotos sem créditos entre outras coisas.

            Pois bem mediada por Chiara Gadaleta a mesa começou com ambas falando um pouco de quanto tempo tem seus blogs no ar, não parece mas o petiscos por exemplo está no ar desde 2008,  sendo que o blog mais antigo das participantes da mesa era o de Liliane que foi criado em 2003, interessante né? Pois parece que faz, mas tempo não é? Eu mesmo achei que era mais antigo. Posteriormente começou um debate sobre consciência coletiva é importante salientar que esse termo foi cunhado por uma blogueira para abafar o assunto sobre uma propaganda não explícita que na época apareceu em três sites na mesma semana, de acordo com a moça ela não sabia que as outras iam postar sobre o mesmo assunto dizendo que foi consciência coletiva, nessa discussão salientou-se um dado muito importante sobre quem faz o blog.

            Chegou a hora de o mercado entender que no blog é a pessoa falando e não um publicitário ou uma equipe e sim uma pessoa, esse tipo de contato tem um poder imenso já que propõe um testemunho mais próximo sobre o assunto, o leitor se identifica com esse testemunho humano e sem laços com o lucro, é diferentemente de uma propaganda da monange que estrela a Xuxa, pois nesse tipo já sabemos que é um comercial com o intuito de vender o produto, porém no blog são pessoas reais que dão testemunhos e opiniões sem interesse, é um pouco difícil de compreender, porém é verdade, foi ai que Liliane disse à frase que intitula essa matéria já que como ela criou o blog para os amigos ela não seria antiética com eles, portanto a ética nesse meio é primordial.


            Como o assunto rendeu uma discussão sobre publicidade e também sobre o comportamento dos blogueiros sobre o assunto, é importante entender duas coisas o anunciante ele não vai atrás de prestígio isto é por que ele vai investir em um grande blog se com o mesmo dinheiro pode haver investimentos na rede globo, ele vai atrás de conteúdo principalmente e respaldo de quem escreve por que ele sabe que o público que consome essa informação é bem informado e também formador de opinião, é ai que entra um dos principais defeitos das blogueiras que na vontade de formar parcerias e contatos vão à contramão do bom senso e dizem sim para tudo, nesse ponto todas entraram em consenso em afirmar que o NÃO é uma coisa boa pois permite que o blogueiro cresça em outros aspectos, atualmente um blogueiro que recusa anunciantes é mais valorizado pois tem critérios  e sabe aonde seu blog vai chegar.

            Acontece que esse fato de publicidade na web é algo recente, pois finalmente os anunciantes descobriram que esse veículo é barato e atinge um público diferenciado, mais formadores de opinião do que a televisão, por exemplo, mas ai entra um erro grande por ser barata muitos anunciantes inundam sites e mais sites com a mesma propaganda o que na internet é redundante, pois o público de um site é parecido ou as vezes o mesmo do outro tornando as propagandas iguais em ambos desnecessárias.

            Foi ai que surgiu um ponto muito destacado durante toda a discussão que é sobre o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação publicitária) e sobre a necessidade desse órgão independente criar uma cartilha sobre como agir com publicidade na internet, já são famosos os casos que Priscila Rezende coloca no blog de uma publicidade escondida na “dica de amiga”, portanto mais do que nunca é necessário que exista tal cartilha para uma internet mais transparente.

            Para quem acha que a publicidade não influência está enganado pois mais do que nunca isso influência e muito pois quem entra em blog como já disse acima procura um parecer sem compromisso de uma pessoa real e não uma publicidade enganosa, nesse ponto outro tema que surgiu é a necessidade dos donos de blog entenderem que na internet se você tem um blog automaticamente você torna-se dono de sua própria mídia e por essa razão tem que estar preparado para ouvir elogios e criticas, muitas blogueiras não gostam de críticas porem elas são necessárias para seu próprio crescimento.

            E já que se falou em crescimento, é importante salientar que os famosos “Page – views” que muitas pessoas colocam como um marco em seus blogs, muitas vezes não significa nada o que define se um blog é sucesso ou não é o engajamento se seu criador e principalmente a pesquisa em torno do tema tratado, pois ter um blog é ter principalmente um bom conteúdo.

Encerro aqui essa matéria com uma frase que Priscila Rezende comentou de autoria de Mario Mendes (editor de Artes e espetáculo da revista Veja e ex assistente de Regina Guerreiro)

            “Pessoa Burra não tem Humor, só gente inteligente detecta humor, gente burra leva tudo para o lado pessoal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário