segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Paris Haute Couture: Elsa Schiaparelli

Uma estreia tímida



            É assim que pode ser definido o “relançamento” da Maison de Elsa Schiaparelli na semana de alta costura em Paris. Contemporânea de Coco Chanel, Elsa sempre trabalhou o lado lúdico da moda, seja através de acessórios como o chapéu sapato, a manga pagode e introduziu definitivamente o rosa choque na moda, além de realizar parcerias com nomes surrealistas do quilate de Salvador Dalí.

            Mas após a morte da criadora não houve nenhum Karl Lagerfeld ou Bernard Arnault para tocar a grife, o que a levou para o ostracismo do qual Diego Della Valle da Tod’s  quer retirá-la e colocar a Schiaparelli nos holofotes novamente. Para isso ele recrutou Marco Zanini que até o verão 2014 era diretor criativo da Maison Rochas e apresentou essa manhã sua primeira coleção no comando da Schiaparelli.




            Entretanto tal qual Raf Simons na sua estreia na Christian Dior, a coleção dessa manhã foi uma retrospectiva dos clássicos de Elsa, estavam na passarela as mangas presunto, as modelagens diferenciadas e as estampas. Porém vale ressaltar que não houve de fato uma reciclagem e muito menos menção aos bolsos gaveta e ao rosa choque, a primeira vista parecia uma exuberância tímida e renascida tal qual uma criança quando vê o mundo prela primeira vez.

            Embora com um lado retrô e conformista, no desfile também houve uma ruptura principalmente nas estruturas, Zanini misturou com maestria paletós com corte masculino em vestidos de festa extremamente femininos criando uma visão diferenciada e até um pouco andrógena. Foi como se o estilista estivesse diluindo a exuberância surrealista para trabalhá-la mais sutilmente, destaque para os ombros que receberam aplicações, e também apareceram marcados em alguns looks. Foi uma estreia tímida, entretanto vale a menção que por ser o 1° desfile Marco e Diego Della Valle atingiram seus objetivos de relançamento e reintrodução de Elsa no mercado de moda mundial.



(Fotos retiradas de In Voga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário