“Hoje
o luxo é proporcionar experiências”
E continuando sobre a mesa de luxo
no Moda Camp depois de explicaram sobre a falta de cultura de luxo no país, os
três profissionais da mesa mostraram alguns gráficos bem interessantes onde estava
explicada o por quê da existência dos 5 esses do luxo (estética,ética, experiência,excelência)
+ exclusividade.
A
primeira vista essas são qualidades que procuramos em qualquer produto, porém
no mercado de luxo elas significam o algo mais do produto:
Estética
= força da Marca
Excelência
= oferecer o melhor
Ética
= ser sustentável
Experiência
= na cabeça do cliente
No
Brasil isto está se desenvolvendo, os profissionais convidados foram unanimes
em dizer que no período que estamos sobressai mais a ostentação que qualquer
outra coisa no estilo de programas como mulheres ricas da TV bandeirantes, na Europa
essa ostentação já passou hoje o mercado por lá embora não esteja nos seus
melhores dias valoriza outros sentidos do luxo e principalmente a qualidade seja
em coisas pequenas como um lenço. Como disse a diferenciação acontece por causa
principalmente do conhecimento, isto é as pessoas inseridas no mercado podem
ser divididas em duas classes os novos ricos que na ânsia por exclusividade
exibem logomarcas gigantes de marcas “fashion”, e os ricos de verdade que
procuram a diferenciação por meio da cultura e do estudo não se importando em
não estar “na moda”.
É importante destacar que o segmento
“fashion” muitas vezes não é considerado luxo simplesmente por não ter
excelência, luxo se pensarmos assim é poder usar uma roupa da Chanel, Dior,
Alaia e não uma camiseta da Hollister, Abercrombie e derivados por quê? Por que
as primeiras são maisons tradicionais e reconhecidas com uma grande história, e
as segundas são apenas equivalentes a Hering no mercado estrangeiro.
Basicamente
quando falamos em mercado de luxo, esse são os principais pontos a serem
observados, já que além de uma etiqueta procura-se um estilo de vida e
principalmente princípios sólidos. Como Giulio disse no encerramento da
palestra:
“Ética
não é só da porta a fora deve começar de dentro, o que você constrói dentro da
empresa passa para o cliente.”
Sendo esse conceito que também deve
ser analisado quando forem consumir produtos do mercado de luxo.
(fotos retiradas do Flickr do IED - São Paulo)
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