“Atualmente
os assessórios fazem funcionar o Prêt – a - Porter”
Acredito que já tenha falado aqui de
Marie Rucki a famosa diretora do Studio Berçot de Paris uma das mais famosas
escolas de moda no mundo, junto com o IED (Istituto Europeo di Design) e
Istituto Marangoni de Milão. Acontece que diferente dessas duas escolas Marie
já esteve algumas vezes no Brasil ministrando palestras em parceria com a Casa
Rhodia onde ela deu aulas a Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho entre outros
famosos estilistas.
E mais recentemente ela retornou em
parceria com a Escola São Paulo de Isabella Prata, tive a oportunidade de
assistir suas aulas nas duas vezes em que ela esteve presente, faz certo tempo,
mas precisamente 2009, porém o conteúdo passado está complemente conectado com
o panorama atual da moda. Já que lá em 2009 ela deixava claro que o mercado
jovem é filho da globalização e que na moda brasileira tudo acontecia muito rápido.
Nesses encontros ela falou um pouco
de tudo e principalmente deu um panorama bem interessante das marcas e também
do mercado de moda no eixo EUA- Europa, em suas palavras ela destacava a
eficiência do que ela chamou de “Sistema
Chanel” que consiste em dar novo brilho as antigas maisons de couture
renovando seu estilo, entre exemplos bem sucedidos ela destacou o próprio Karl
Lagerfeld e citou outras tentativas como Albert Albaz (Lanvin) no período de
duas estações que ele esteve na Yves Saint Laurent, Rochas que nas palavras
dela realizava uma moda “vegetativa” com coleções sem brilho muito similares as
de antigamente. Em 2009 John Galliano havia revolucionado a Christian Dior com
seus desfiles show e o excesso de opulência que marcou o renascimento da marca,
na opinião de Marie ele é o chamado estilista emocional que tem muito talento e
principalmente que revolucionou tudo que se conhecia da marca.
Pode parecer um pouco chato esse
post, porém os ensinamentos podem ser colocados em pratica ainda hoje, por essa
razão essa semana colocarei aqui um
pouco do que ela me ensinou e merece ser observado até hoje no mercado de moda.
(foto retirada de: Urbanistas)
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