terça-feira, 15 de janeiro de 2013

+B Inspiração Brasil verão 2013: Traço


“A miscigenação é uma das facetas do Brasil”


            E como citei na postagem anterior essa semana farei uma dissecação dos livros +B Inspiração Brasil, não comentarei o de 2009 por motivos óbvios, mas comentarei as duas edições mais recentes: verão 2013 e inverno 2014.

            O primeiro book foi dividido em três temas distintos que refletem a vida brasileira como cita Rose Andrade o +B de verão procurou traduzir como seria um brasileiro puro na perspectiva contemporânea já que o brasileiro natural mesmo só os índios, porém com tantas misturas e naturalizações como seria esse brasileiro nos dias de hoje? Essa busca se refletiu em três pilares: Traço, GPS e Casulo.


            E é sobre o primeiro pilar que falarei nesse post, inicialmente a publicação procura mapear a miscigenação brasileira isto é enxergar suas diversas conexões na sociedade, sejam elas fotos antigas que contrastam períodos ou simplesmente cor de pele como na foto de mãos entrelaçadas feita pelo fotógrafo Moreno Gonçalves, esse capítulo ainda contém um texto de Dijon de Moraes muito interessante sobre os traços migratórios no Brasil, nesse texto o autor ressalta o caldeirão cultural que existe no país e destaca algumas particularidades como o carnaval de salvador que “abraça” o sagrado e o profano em uma mesma festa.

            Esse capítulo também contem trabalhos da estilista Martha Medeiros a escolha dela foi muito natural já que se utiliza da renda nordestina para confeccionar elegantes vestidos de festa, e como nesse 1° momento o objetivo é traçar o retrato do brasileiro a renda tem uma função primordial já que lembra as baianas do acarajé e também os elegantes vestidos de casamento vindos da Europa. Além de Dijon de Moraes há também um texto de Rita Andrade onde a autora realiza uma dissertação sobre o traço seja como uma linha ou marca populacional, a estudiosa destaca que o povo brasileiro é  marcado por uma enorme gama de costumes e por essa razão aprendemos sempre a nos reinventar e inventar um olhar único para o mundo.


            No fundo o +B além de ser um interessante retrato cultural também serve como consulta imagética para trabalhos de moda, portanto nada mais natural que os designers convidados deem seus depoimentos como Martha Medeiros que sintetizou a miscigenação encontrada no 1° capítulo do livro para ela a nossa inspiração  surgiu de diversos povos que formaram o Brasil criando um patchwork de cores e padrões o que alimenta a nossa cultura.

            Além de Martha há também um box sobre Hans Stern fundador da joalheria H.Stern esse box destaca o auxílio dele na construção de uma imagem e cultura brasileira, embora sendo estrangeiro ele se interessou pelas coloridas pedras brasileiras e as divulgou mundo a fora. O capítulo termina com uma sugestão de cartela de cores e um texto explicativo onde conseguimos compreender um pouco mais do capítulo retratado, nesse caso o foco principal foram os povos que elegeram o país como sua terra natal e por sermos acolhedores permitimos que eles construíssem uma história particular com a nossa nação.


            A cartela como nesse momento pode ser entendido segue o mesmo conceito, porém ela foi mais influenciada pelos tons de pele sejam eles de índios ou estrangeiros e principalmente a existência de cores as quais apontavam etnias.

            Bem queridos leitores esse foi o início de um dos +B Inspiração e aguardem que em breve postarei sobre o GPS e o Casulo outros dois capítulos interessantes que auxiliam a construção desse novo brasileiro.


(Fotos retiradas do Site da ABEST, conteúdo do +B Inspiração Brasil: verão 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário