terça-feira, 26 de novembro de 2013

The Little Black Jacket: A Exposição

A Reinvenção Desconstruída de um Clássico de Moda


            Há algum tempo falei da exposição The Little Black Jacket, que viria a São Paulo e ficaria na cidade durante o curto período de um mês. Portanto nada mais natural que eu fosse visitá-la tive a oportunidade de ir duas vezes e não me arrependo.

            Concebida por Karl Lagerfeld e Carine Roitfeld, a exposição minimalista apresenta uma série de fotografias onde o foco principal se concentra na famosa e icônica jaqueta de tweed preta criada por Coco Chanel pós 1° guerra. Porém o fascinante não é a peça em si, e sim a maneira que ela é utilizada, para alguns a jaquetinha preta é um ícone de realeza, para outros é apenas uma jaqueta qualquer no armário, a exposição mostra que independente do uso a jaqueta se adapta em qualquer tempo e ambiente.


            Para contar essa história Karl e Carine, recrutaram um time de colaboradores plural e contemporâneo, desde Yoko Ono, celebridades asiáticas, modelos como Linda Evangelista e Ines de La Fressange, Sarah Jessica Parker e até Anna Wintour a que só vestia Prada aparece na exposição de costas dando total destaque ao casaqueto.


            É importante salientar que as fotos aparecem não apenas uma vez, mas diversas vezes durante a visita, elas aparecem em grandes ampliações coloridas, ou em negativo e ainda em vidro, mostrando não apenas a versatilidade da peça, mas sim as diversas propostas visuais para uma mesma imagem.

            E um destaque especial a gentileza da Chanel, que no fim da exposição presenteia os visitantes com quatro fotos em tamanho pôster da exposição, como um brinde exclusivo. Infelizmente o livro The Little Black Jacket não está a venda na Oca. Destaque também para o ambiente criado por Oscar Niemayer, além de ser um clássico da arquitetura, o minimalista museu da cidade salienta ainda mais as fotos provocando um interessante contraste entre o branco das paredes e as múltiplas colorações das imagens de Karl e Carine.


            A exposição acaba nesse domingo, se você ainda não foi dê um jeito e vá, pois é imperdível tanto para os fotógrafos quanto para os amantes de moda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário