“Blogueira/os de moda:
jornalistas ou consumidores?”

Como vocês sabem quando criei
esse blog tinha o intuito de trazer assuntos legais sobre moda, e além de tudo
treinar o meu lado jornalístico dando meu olhar sobre desfiles, lançamentos
entre outras coisas do mundo da moda. Esse
mundinho diferente e tão mal interpretado acredito que consegui nesses pouco
mais de seis ou sete meses passar a informação de uma maneira didática e
simples para vocês.
Nesses
meses falamos sobre tudo e emiti opiniões, entrevistei pessoas bacanas como a
jornalista Vivian Whiteman da Folha de São Paulo, Alexandre Perroca fotógrafo
de moda e professor universitário, Rafaela e Fúlvia do 7it Brasil. Além de
também trazer resenhas de diversos desfiles e eventos que fui como Glória
Coelho, Rodrigo Rosner, Vitorino Campos, Têca, Maria Bonita, Alcaçuz entre
outros com destaque a resenha do Google hangout de Júlia Petit na Belas Artes ,
mas hoje conversando com Amanda Luz uma amiga minha da Abest sobre isso me fez
pensar sobre o meu papel como blogueiro, designer de moda e futuro jornalista.
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Quando
o blogueiro atravessa a linha tênue que separa o jornalismo de moda do jabá ou
publicidade? Será que blogueiras como Thássia naves, Lalá Rudge, Camila Coutinho,
Raphaella Avena podem ser consideradas jornalistas de moda? Não é segredo para
ninguém que hoje em dia o blog serve mais como um instrumento de propagação de
conteúdo e não mais como um diário virtual. Se antigamente o instrumento era
encarado como um hoje eu acordei assim e fiz isso, hoje em dia não mais um
exemplo disso é o meu próprio blog que transmite o conteúdo de moda sem parecer
piegas ou ditatorial.
Acredito
que o jornalismo tem justamente essa função de transmitir o conteúdo sem
parecer ditatorial ele em sua essência tem que ser imparcial isto é não pode
deixar clara suas predileções com criadores e marcas. Pois bem esse componente
principal do jornalismo esta sendo jogado para o escanteio com a enxurrada de
blogs que divulgam marcas e propagam os famosos looks do dia além de promover
promoções e sorteios que muitas vezes não chegam a lugar nenhum. Será que isso
é ter um blog de moda? Pois vejo blogs de moda dos mais variados e percebo que a
grande maioria é de amantes da moda, mas amantes consumidoras e não amantes
profissionais, por falar nisso quando é que a gente se torna um amante da
profissão moda?
(Fotos retiradas de:http://lojamyllabraga.com.br/wp-content/uploads/2012/02/pret.jpg, http://www.bloginvoga.com/2011/07/26/bloginvoga-dicas-o-documentario-the-september-issue-mostra-o-trabalho-de-anna-wintour-na-vogue-americana/)
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