segunda-feira, 9 de julho de 2012

Première Brasil: Inverno 2013

“Feira francesa antecipa tendências do inverno 2013”


              Olá leitores do blog tudo bem com vocês? Eu sei que nem bem acabou a SPFW, mas para quem me segue no facebook,instagram e twitter já sabe que essa semana vou falar da estação vindoura e não é da semana de alta costura de Paris e sim das tendências gerais de inverno.


            Pode parecer atropelo, mas não é não, acontece que semana passada São Paulo sediou a sexta edição da Première Brasil uma das feiras de tendência chanceladas pela francesa Première Vision, essa feira tem como intuito através de palestras e feira de expositores exibir um panorama geral da próxima estação e esse ano pela primeira vez o inverno foi lançado aqui no Brasil bacana né?  Como bem explicou a Diretora de Moda Première Vision, Pascaline Wilhelm é comum eles lançarem o inverno na feira em Nova Iorque, mas esse ano em função do calendário o lançamento inicial foi aqui em São Paulo.



            Essa feira tem um papel muito importante no desenvolvimento do mercado têxtil que posteriormente será reinterpretado para as passarelas de SPFW e Fashion Rio, pois antecipa o que será utilizado na próxima estação. É interessante perceber que uma feira dessa magnitude atraia muitos expositores tanto da América latina como de outros países do globo e tê-la instalada no Brasil é muito importante. Vocês sabiam que a indústria têxtil brasileira ocupa o quinto lugar como o maior produtor têxtil? E que é o quarto maior produtor de confeccionados do mundo? Esses números a primeira vista podem assustar como até a mim que sou especializado em cobrir desfiles e não feiras têxteis, mas mostra como esse setor cresce a cada ano movendo a assustadora quantia de US$ 63 bilhões anuais, além de sermos o segundo maior produtor de denim e o terceiro maior consumidor de denim do mundo.


Fórum de tendências da 6ª Première Brasil.


            A partir desses dados apresentados já dá para ter uma noção do quanto é importante que uma feira do tamanho e tradição como a Première Vision esteja aqui no país lançando as tendências, e tem mais paralelo aos negócios que são realizados há uma curadoria de moda, é um pouco esquisito pensar nisso não? Então essa curadoria procura referências que possam sinalizar uma tendência a ser seguida na estação que virá tanto pode ser verão como inverno e esta tendência é apresentada na feira junto com a cartela de cores que além de ser exposta durante a feira também pode ser comprada.

            Essa apresentação se dá no Forum de Tendências da feira que propõe uma imersão total dos visitantes aos temas da estação, e também exibe os principais tecidos das coleções apresentadas além de uma versão gigante da cartela de cores o que possibilita uma visão global de como será a estação conectando o país em que a feira está acontecendo com o timing da moda mundial. Falando assim parece apenas mais uma feira nos moldes da Fenit, mas não é já que ela também tem palestras com a equipe de moda da edição francesa da feira onde através delas se descrevem e contam de onde surgiram os temas que a feira propôs para a estação através de vídeos o que facilita o visitante a entender os conceitos apresentados. Esse ano a feira contou também com a adesão do Instituto Francês de Moda que trouxe o historiador Laurent Cotta para falar sobre tecidos como fonte de criatividade e inovação na moda.



            Sei que já falei da importância da Première Vision como lançadora de tendências aqui no Brasil e também sobre ser uma feira vinda da França, mas vocês não imaginam o tamanho desse evento só na Europa a feira chancela sete feiras simultâneas dos mais diversos segmentos que vão desde couro até jeans passando pela produção de moda e outros setores, durante o ano a Première realiza 20 salões em diversas partes do mundo que juntas atraem 3.400 expositores e 160.000 visitantes, bastante gente né?

            Portanto é uma honra para um país como o Brasil sediar uma das edições da Première Vision que inclusive já tem as datas de verão 2014, mas só postarei mais para frente junto com outras novidades que colhi na minha visita a feira.


(Vídeo oficial da cobertura da 5° edição da feira realizada em janeiro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário