terça-feira, 10 de julho de 2012

Luxo ecológico tem destaque na Première Brasil 2013

“Apostas do Inverno 2013”

              E continuando o post anterior sobre as referências e tendências apresentadas por algumas fábricas na Première Brasil tratarei agora da coleção da fábrica de Tecidos Doptex, e não isto não é publicidade como bem salientei no post anterior, portanto não prolongarei o assunto ok? Agora vamos à coleção de fato.

            Com o tema central de Eco – Luxo a doptex propôs uma reflexão sobre o mundo moderno, ou seja, uma redescoberta e reinterpretação de nossa própria pessoa deixando de lado os excessos e a extrema opulência e acima de tudo abandonar nem que seja por uma estação o luxo capitalista extremado, essa referência sobre as coisas simples é algo que eu vi em alguns desfiles da SPFW de verão 2013 e que como foi compreendido no evento da Première Vision irá continuar no inverno do ano que vem.

            Esse tema vem trabalhado na coleção de tecidos através do luxo sustentável conceito que combina o orgânico com o sustentável e o luxo simplesmente, é interessante perceber como a indústria têxtil está se atentando a temas mais próximos da realidade isto é algo mais cotidiano e próximo à realidade acredito que os desfiles de inverno da SPFW de outubro serão cada vez mais próximos as ruas e a vida comum e não mais festas opulentas para uma pequena plateia. A cartela também foi trabalhada seguindo esses preceitos de natureza e simplicidade através do trabalho com tons ao amanhecer, isto é os tons apresentados vieram de um passeio no bosque um pouco antes do amanhecer criando um interessante contraste entre tons escuros e marcantes com outros claros e frescos.


            Além do luxo ecológico a marca trabalhou com o neutro, criando uma linha têxtil muito interessante que procura combinar o ócio com o equilíbrio e tirando dessas palavras chave uma série de tecidos e peças com a função de modelar o corpo, mas não restringindo movimentos, como bem afirmado no release da marca a função da neutralidade na coleção é criar um ser humano mais envolvente, suave e corajosamente modesto. Essa modéstia e suavidade puderam ser percebidas na cartela de cores do tema, que foi trabalhada em tons pastéis os quais proporcionam equilíbrio e tranquilidade.


            Antes de continuar cabe aqui uma observação, diferente das coleções de moda onde só se utiliza uma cartela de cores as coleções têxteis por trabalharem com um tema central e outros temas complementares requer cartela de cores individuais a cada tema, ou seja, cada tema trabalhado pela indústria tem sua própria cartela de cores e silhueta o que é muito interessante, pois permite que cada estilista trabalhe com o tema que seja mais conveniente para sua marca ou confecção.

            Por fim a marca também trabalhou com conceito de hipercultura, diferentemente de outras fábricas presentes a doptex apresentou uma proposta nova para esse tema, trabalhando com uma mistura de cores e tecidos a marca propôs um streetwear irreverente que propõe uma releitura de diversas culturas criando uma nova estética que mexe com sensações e trabalha com movimentos e contrastes criando um interessante mix cultural.


            Tiveram muitas outras tendências propostas, mas destaquei essas duas fábricas pois suas cartelas e tendências apresentadas iam de encontro as propostas por Pascaline Wilheim da versão européia da Première Brasil.


(fotos tiradas por mim do book de tendências da doptex)

Nenhum comentário:

Postar um comentário