segunda-feira, 16 de julho de 2012

Macrotendências: Inverno 2013

“Macrotendências de inverno por Pascaline Wilhelm”

Olá leitores tudo bem? Sei que era para eu falar aqui da Casa cor que fui visitar semana passada, mas resolvi encerrar o assunto Première Vision antes de pautar a mostra de decoração, sei que para muitos uma mostra de arquitetura e ambientes parece meio fora do assunto moda, mas é que esse ano o tema principal da Casa Cor foi “moda, estilo e tecnologia” por esse fato vou fazer um post sobre o evento nessa semana agora. Mas voltando a falar de inverno.

Viktor Rolf 208x600 Tendências Inverno 2013   Première Brasil apresenta as cores e as histórias da estação            Sei que já falei das tendências e tal, que conjuga opulência e minimalismo, mas nesse post trago as macrotendências propostas pela própria première para a estação. Explico acontece que para realizar o salão a empresa geradora faz pesquisas de temas e assuntos que estão sendo discutidos na atualidade e essa pesquisa é lançada de forma condensada para os expositores e visitantes de cada edição da Première Vision no caso os expositores tem contato um pouco antes da realização do evento em um tipo de briefing que já aponta para o tema central do salão entre outros assuntos referentes, em poucas palavras essas macrotendências são um guia para o desenvolvimento das coleções têxteis e de moda.

            Esse ano os temas que serão trabalhados no inverno apontam muito para uma redescoberta do eu, ou seja, uma volta às raízes a o simples e ao funcional como bem definido no book que foi distribuído pós-conferência realizada a estação é uma volta à consistência e ao sexy. Essa volta se divide em três períodos interligados que contam histórias do tempo, aventuras e sensações, pois o inverno também traz a volta do sensorial dos tecidos que aguçam o tato e transmitem mensagens ao corpo.


y 3 02 221x600 Tendências Inverno 2013   Première Brasil apresenta as cores e as histórias da estação            As histórias do tempo conjugam resumidamente a união do antigo com o novo, reinterpretação das silhuetas histórica atrelando a opulência e dissipando os excessos, ou seja, a combinação de vários períodos no mesmo look. Embora esse conceito possa parecer vintage no caso dessa tendência não já que ela conjuga estilos de um mesmo período além de trabalhar com anacronismo que é um conceito bem interessante.

            As histórias de aventura conjuga um conceito muito interessante atualmente que é a união do esporte com a moda, essa união aparece no estudo da cidade que pode ser visto através das roupas multicamadas além do estudo em diversos locais que transmitam uma nova realidade a esse mundo urbano contemporâneo. Em resumo essa tendência tem que refletir o cotidiano através de camadas ou experiências têxteis que acolhem o corpo através da união da elegância com a utilitária roupa de trabalho.

            E por fim a ultima macrotendência que conta histórias sobre sensações, basicamente essa tendência traz uma maior volta toque isto é um retorno ao prazer e a experiência tátil, esse conceito é bem interessante, pois ultimamente isso está se perdendo através do excesso de informações e sentimentos. E essa tendência sugere totalmente o contrário já que permite a experimentação e a possibilidade de erros e acertos através da divagação da imaginação.

            Pelo que se percebe o inverno será repleto de experiências e imaginações então nos resta agora apenas aguardar o que a próxima estação nos sugere e se de fato a moda brasileira transmitirá essas informações no SPFW e Fashion Rio, fiquemos atentos queridos leitores e até breve.

(fotos retiradas de http://www.fashionbubbles.com/moda/tendencias-inverno-2013-premiere-brasil/, representando as três tendências de inverno:  Histórias de sensações,aventuras e dos tempos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário