“O inverno brasileiro vem com diversas vertentes"
Olá
gente tudo bem? Como eu disse na postagem anterior, semana passada estive colhendo
informações do inverno em São Paulo e agora trago aqui para vocês alguma noção
da estação que virá. Pode parecer um post com conteúdo publicitário, mas não é,
já que ainda não pretendo fazer media kit e procurar anunciantes e como bem
salientei o conteúdo do blog é puramente informativo e de conteúdo não havendo
espaço para look do dia ou testes de maquiagem! Por outro lado cubro desfiles,
portanto se alguém interessar-se pelo meu trabalho estou disponível para fazer
cobertura. Agora vamos ao que interessa não é?
Bem
como salientado a Première Brasil é enorme e com muitos expositores que trazem
suas tendências e referências para a estação mostrando-as para um seleto grupo
de profissionais e compradores. Estando lá pude ver diversas novidades, mas
nesse post vou resumir as tendências de duas fábricas de tecidos e somente duas,
pois as cartelas apresentadas por ambas exemplificam bem a cartela que a feira
divulgou, ou seja, ambas estavam em sintonia com o conceito de inverno traçado
pela Première Vision, a primeira é uma fábrica do sul do país especializada em
malharia chamada RVB malhas, uma informação interessante sobre eles é que era a
primeira vez que expunham na feira e por isso haviam investido em um espaço
diferenciado e fascinante.
Baseada
na Turquia e os seus mistérios orientais a coleção apresentada trazia um pouco
de tudo no que diz respeito a cores, desde tons terrosos até outros mais
irreverentes. O que foi interessante é que eles procuraram traduzir a cultura
turca utilizando-se de duas vertentes primeiro exaltando o enigmático e depois
exaltando as cores e estampas presentes no vestuário local. Além desse tema
central a fábrica procurou trabalhar outros pilares que muito se discutem na
indústria da moda hoje em dia o primeiro é a integração com a natureza. Nesse
pilar foram utilizados muitos tons terrosos além de outros tantos vibrantes
estes visivelmente influenciados pela natureza e o estilo de vida rústico de
tribos africanas, essa vertente ainda trouxe uma alternativa o extremo rústico ou
extremo luxuoso criando um conceito rústico sofisticado e suntuoso na medida
para os clientes eco friendly.
Outro
pilar trabalhado pela marca foi o de falsa uniformidade, ai pergunta-se o porquê,
simples, pois a sociedade hoje em dia propõe uma moda única e um jeito único de
fazer e essa malharia mostra uma cartela que vai contra todos esses conceitos e
que ao mesmo tempo vai de encontro a eles provocando um falso uniforme. Para isso
eles exploraram muito a moda urbana das passarelas, mas engana-se que
inspiraram-se em modelagens certinhas e harmônicas para a RVB essa coleção é
representada por assimetrias e reconstruções de silhuetas, isso fica muito
nítido na cartela de cores trabalhada nesse conceito que se espelha
principalmente nos tons escuros além de também trazer tons mais claros que distribuídos
provocam interessantes contrastes os quais estão muito conectados com os
conceitos da moda atual.
Combinando
todos estes conceitos a marca ainda propôs para o inverno outro pilar que trabalha
o conceito de colaboração visual, eu deixei esse conceito por ultimo por uma
razão muito simples, pois ele vai de encontro com todos os outros conceitos
trabalhados. Tanto para a RVB quanto para mim a moda é nada mais nada menos que
uma colaboração onde misturamos tendências, cores e estilos para criar a nossa
própria identidade. Na versão da fábrica essa contribuição aparece colorida
provocando uma fusão entre o étnico e o pop tal qual o oriente é alternando
momentos de ostentação e decadência além de combinar tradição e modernidade,
tal qual a sociedade atualmente combina, para isso a sugestão dada de cartela
de cores é bem diferenciada e passa entre laranjas e azuis terminando no verde
e azul petróleo o que cria um interessante conflito de colorações que sintetiza
muito bem os altos e baixos do inverno brasileiro.
Eu
ia continuar essa postagem falando da outra fabrica têxtil que também mostrou
seus lançamentos na feira, mas por esse post ter ficado muito grande
continuarei no próximo.
(foto retirada do Facebook da RVB Malhas :https://www.facebook.com/RVBMalhas e do site http://www.imagecor.com.br/novo/novidades/detalhes/Premiere-Brasil-da-inicio-a-temporada-fashion-outono-inverno-2013/41)
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