terça-feira, 10 de julho de 2012

Première Brasil: Alguns temas para o inverno 2013


“O inverno brasileiro vem com diversas vertentes"


            Olá gente tudo bem? Como eu disse na postagem anterior, semana passada estive colhendo informações do inverno em São Paulo e agora trago aqui para vocês alguma noção da estação que virá. Pode parecer um post com conteúdo publicitário, mas não é, já que ainda não pretendo fazer media kit e procurar anunciantes e como bem salientei o conteúdo do blog é puramente informativo e de conteúdo não havendo espaço para look do dia ou testes de maquiagem! Por outro lado cubro desfiles, portanto se alguém interessar-se pelo meu trabalho estou disponível para fazer cobertura. Agora vamos ao que interessa não é?

          Bem como salientado a Première Brasil é enorme e com muitos expositores que trazem suas tendências e referências para a estação mostrando-as para um seleto grupo de profissionais e compradores. Estando lá pude ver diversas novidades, mas nesse post vou resumir as tendências de duas fábricas de tecidos e somente duas, pois as cartelas apresentadas por ambas exemplificam bem a cartela que a feira divulgou, ou seja, ambas estavam em sintonia com o conceito de inverno traçado pela Première Vision, a primeira é uma fábrica do sul do país especializada em malharia chamada RVB malhas, uma informação interessante sobre eles é que era a primeira vez que expunham na feira e por isso haviam investido em um espaço diferenciado e fascinante.

            Baseada na Turquia e os seus mistérios orientais a coleção apresentada trazia um pouco de tudo no que diz respeito a cores, desde tons terrosos até outros mais irreverentes. O que foi interessante é que eles procuraram traduzir a cultura turca utilizando-se de duas vertentes primeiro exaltando o enigmático e depois exaltando as cores e estampas presentes no vestuário local. Além desse tema central a fábrica procurou trabalhar outros pilares que muito se discutem na indústria da moda hoje em dia o primeiro é a integração com a natureza. Nesse pilar foram utilizados muitos tons terrosos além de outros tantos vibrantes estes visivelmente influenciados pela natureza e o estilo de vida rústico de tribos africanas, essa vertente ainda trouxe uma alternativa o extremo rústico ou extremo luxuoso criando um conceito rústico sofisticado e suntuoso na medida para os clientes eco friendly.


            Outro pilar trabalhado pela marca foi o de falsa uniformidade, ai pergunta-se o porquê, simples, pois a sociedade hoje em dia propõe uma moda única e um jeito único de fazer e essa malharia mostra uma cartela que vai contra todos esses conceitos e que ao mesmo tempo vai de encontro a eles provocando um falso uniforme. Para isso eles exploraram muito a moda urbana das passarelas, mas engana-se que inspiraram-se em modelagens certinhas e harmônicas para a RVB essa coleção é representada por assimetrias e reconstruções de silhuetas, isso fica muito nítido na cartela de cores trabalhada nesse conceito que se espelha principalmente nos tons escuros além de também trazer tons mais claros que distribuídos provocam interessantes contrastes os quais estão muito conectados com os conceitos da moda atual.

            Combinando todos estes conceitos a marca ainda propôs para o inverno outro pilar que trabalha o conceito de colaboração visual, eu deixei esse conceito por ultimo por uma razão muito simples, pois ele vai de encontro com todos os outros conceitos trabalhados. Tanto para a RVB quanto para mim a moda é nada mais nada menos que uma colaboração onde misturamos tendências, cores e estilos para criar a nossa própria identidade. Na versão da fábrica essa contribuição aparece colorida provocando uma fusão entre o étnico e o pop tal qual o oriente é alternando momentos de ostentação e decadência além de combinar tradição e modernidade, tal qual a sociedade atualmente combina, para isso a sugestão dada de cartela de cores é bem diferenciada e passa entre laranjas e azuis terminando no verde e azul petróleo o que cria um interessante conflito de colorações que sintetiza muito bem os altos e baixos do inverno brasileiro.

            Eu ia continuar essa postagem falando da outra fabrica têxtil que também mostrou seus lançamentos na feira, mas por esse post ter ficado muito grande continuarei no próximo.




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