A
história do Jeans no Brasil passou pelas araras da Zoomp
E finalmente chegamos ao fim do Moda
Camp, é que aconteceu tantas coisas diferentes que resolvi abrir o leque de
assuntos aqui no blog, porém voltemos ao assunto principal. No último dia antes
da homenagem a Costanza Pascolato como ícone de moda do evento, esteve presente
o estilista criador da Zoomp Renato Kherlakian, acredito que vocês leitores já
devem ter ao menos ouvido falar dessa marca que foi a pioneira em criar um
jeans 100% nacional, muito antes de Tufi Duek e a Forum ou a Ellus de Adriana
Bozon e Nelson Alvarenga.
Durante a palestra Renato contou um
pouco de sua vida e como foi a descoberta de seu talento para a criação de
moda, com intervenções sabias de Costanza ele contou que a Zoomp foi o maior
trabalho de branding existente isso na época nem existia uma marca que
realizasse tal feito, também citou que seu início pela moda foi com Traudi
Guida (Le Lis Blanc) ainda na década de 60 criando uma coleção baseada no
patchwork que ia de calças jeans a bolsas captando o espírito dos anos 60,
porém sua 1° coleção fixa foi em 1973 em uma loja chamada Elle, Toi, Moi que era comparável a NK Store de Natalie Klein
atualmente. Foi com esse perfume de renovação dos anos 70 que a Zoomp nasceu
depois de uma temporada em Macaé no Rio de Janeiro, em 1974 ele abre a sua
firma cristalizando de fato o nome Zoomp como um jeans elaborado, porém fluido
que se adaptava em qualquer corpo independente do molde isso foi conseguido
através de uma numeração impar ao invés dos tradicionais 42, 44,46 a marca se
utiliza de 43, 45,47.
A Zoomp sempre procurou fazer um
produto clássico que se aliasse a dois preceitos o de marca e qualidade, pessoalmente
digo que eles foram atendidos, pois o raio que a marca utilizava em suas
etiquetas se tornou amplamente conhecido, quanto a qualidade isso é
indiscutível. Com um novo modo de marketing de “bunda em bunda” a marca foi
crescendo exponencialmente com inacreditáveis 82% de vestibilidade, isto é que
82% da clientela encontrava a sua calça em uma das lojas da marca, fato até
então inédito para o mercado nacional, nesse panorama de crescimento
exponencial Renato fez em 1979 o 1° grande desfile de São Paulo, usando a gafieira
sandália de prata como locação o estilista em parceria com Paulo Ramalho criou
um desfile lúdico onde aproveitou para cristalizar o raio amarelo e também
lançar uma linha de jeans infantil.
No início dos anos 80 a marca já possuía
a maior equipe de criação do país, em suas salas já passaram Alexandre
Herchcovitch, Jum Nakao e Marcelo Sommer em início de carreira com essa
ampliação a marca se viu forçada a ter um lugar só para desenvolver seus produtos.
Nesse mesmo período houve a necessidade a abertura da monomarca Zoomp, isto é
uma loja exclusiva onde o público encontraria toda a linha de produtos, depois
de negociações não realizadas como o Shopping Iguatemi, Renato encontrou um
ponto no recém-inaugurado Shopping Eldorado em 1981, contratando Sig Bergamin
como arquiteto a loja nesse endereço oferecia o jeans como um produto de luxo
como uma joia.
A partir desse momento a Zoomp se
fixa presente em diversos endereços sob o nome de Alta Tensão, esse nome foi
retirado de uma coleção da marca e só era dado a lojistas que vendiam 70% de
mercadorias da Zoomp foi o que podemos chamar hoje de franquias, isso dava
abertura a lojas com uma estrutura bacana a serem representantes “exclusivos”
da marca de Renato, porém com a inauguração da 10° loja com o título de “alta –
tensão” todas as lojas anteriores se tornaram Zoomp dessa vez realmente cristalizando
o sistema de franquias. E a década foi
passando com a reedição de clássicos, a Zoomp durante os 80 se revisita criando
novas versões as calças baggy em 1982, só durante esse período a marca já
totalizava impressionantes 4 milhões de calças no mercado.
Além de reinventar o jeans a marca
também auxiliou modelos em início de carreira como na campanha de 15 anos da
marca, onde a atriz Ana Paula Arósio também com 15 anos foi a estrela, porém marca
já teve Gisele Bundchen no início de carreira além de Mario Testino que
colaborou com a marca durante 6 campanhas e Carine Roitfeld que foi produtora
nesse período. Nos anos 90 foi criada a 2° linha da Zoomp com uma pegada mais
jovem e divertida a Zapping nasceu depois de um artigo escrito por Costanza
Pascolato em 1994, Renato define as marcas da seguinte maneira a Zapping era
seu lado roqueiro e a Zoomp o lado orquestral como se fossem dois lados da
mesma moeda. Nos anos 2000 a marca se tornou um ensopado de estilos atendendo a
todos os públicos, mas sem se descuidar do estilo e da qualidade tão conhecidas
nessa trajetória, só de jeans nesse período vale mencionar que a marca
utilizava 300 milhares de metros lineares.
(Fotos retiradas de: Mundo das Marcas e FFW)
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