segunda-feira, 8 de julho de 2013

YouPix: 10 mitos da internet sobre as feministas

Youpix discute os clichês feministas da internet

Clara Averbuck, Manu Barem , Dani Moreira e Vange Leonel

          E agora começamos efetivamente com as mesas da youpix, depois de dar uma circulada pela bienal a 1° mesa que assisti foi sobre 10 Mitos do feminismo na web. Na verdade a mesa não diferia muito da vista na Campus Party isso é a visão era muito parecida já que as participantes: Vange Leonel, Clara Averbuck e Manu Barem estiveram presentes no cubo da vivo em companhia de Julia Petit e Luciana Obniski.

            Porém houve a twittera Dani Moreira que deu um ótimo panorama sobre o tema, para ela os mitos são em parte resultado do medo masculino já que as mulheres na web estão cada vez mais unidas e articuladas, ela ainda ressaltou que o mito de feministas serem “ETs” não é verdade e que cada um de nós é um pouco feminista já que essa causa é de todos.

            O principal foco é que o feminismo é uma causa 100% de mulheres, porém sempre pensa no todo principalmente nos oprimidos já que elas também são oprimidas pela sociedade machista e a internet é uma maneira de se articular esse movimento e também divulgá-lo de uma maneira mais abrangente e que principalmente não se identifica com o “femen” como um grupo feminista de protesto. Infelizmente são os pontos que me lembro, já que o som não estava muito bom e eu estava sem meu bloco de anotações, porém o principal da discussão está aqui.


            Na minha modesta opinião é importante que eventos como a Campus Party e Youpix tragam essas discussões para as suas pautas, demonstrando que o panorama social não tem medo de discutir os famosos “tabus” que ainda assombram a nossa sociedade “coxinha” e “quadrada" , não é a toa que o “#Felicianonãonosrepresenta” ganhou o prêmio de meme do ano esse prêmio é apenas a constatação que hoje a sociedade está cada vez mais aberta a discussão e não se sente intimidada para discuti-lo. 


            Parabéns pela curadoria Youpix, que cada vez mais eventos realizem essas pontes e tragam para suas pautas esse tipo de discussão enriquecendo o conteúdo dos jovens e abrindo esse canal importantíssimo de comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário