Quem
faz a internet é o leitor
Leandro Santos |
E continuando a mesa de conteúdo
para blogs na Youpix, posteriormente as afirmações os profissionais começaram a
enumerar alguns fatos interessantes como o público alvo, para eles é importante
saber com quem se fala isto é qual é a sua fatia de público? Será que ele vai
compreender seu conteúdo? Como ele será compartilhado? Isso é uma observação
pertinente já que quem faz a internet é o leitor, portanto se ele não gostar do
conteúdo a janela é fechada.
Outro destaque importante foi a
disciplina na postagem, para eles você tem que ser responsável e principalmente
organizado para postar sempre no mesmo horário e todos os dias, isso cria uma
relação de amizade com o seu leitor o deixando fiel e o condicionando a sempre
visitar o blog já que terá conteúdo novo todos os dias. Mas ainda há um
destaque importante não é por quê você tem um blog que pode se “fechar” em um
casulo é importante também que o gerador de conteúdo conheça o trabalho alheio
isso é muito importante pois assim se evita a repetição na internet.
A.J Freire o Nerd Pai |
Essa repetição acontece muito
principalmente em blogs de beleza, moda e afins, por isso sempre visito Petiscos,
FFW, Closet Online e Chic com o intuito de evitar dar a mesma pauta já que
basicamente falamos do mesmo assunto. Na palestra foi destacado também o poder
das mídias sociais como modo de comunicação blogueiro – leitor esse poder vem
do fato de acessibilidade as mídias sociais deixaram a comunicação muito mais
fácil permitindo a comunicação de mão dupla tão disseminada nas universidades
de comunicação, por isso é importante que o gerador esteja sempre ativo nesse
tipo de plataforma.
Porém antes de tudo é importante
ressaltar que o gerador tem que inicialmente consumir o conteúdo sobre o qual
ele quer falar, Ariane Polvani redatora do Petiscos disse e entrevista ao Blogando
“Eu
leio tudo o tempo todo. Em todo o horário comercial estou com o feed de
notícias aberto. O importante é ler!" portanto independente do
tema que o blogueiro trabalhe é importante que ele seja primeiro um consumidor,
para posteriormente se tornar um emissor. Esse é um erro muito comum já que
dizem que todo mundo pode opinar, porém sem o mínimo de conteúdo sua opinião
será vazia e sem foco podendo potencialmente se tornar um viral nas redes
sociais, e não um bom viral e sim um viral de chacota.
Maurício Cid |
Um dos últimos questionamentos foi
sobre a longevidade do veículo blog, isto é já surgiram vários modismos na
internet e o blog continua firme e forte por quê? Para Maurício isso se dá pelo
fato de ele ser altamente adaptável, isso quer dizer que o blog se adapta ao meio
podendo ser reciclável de acordo com as tendências do mercado. Além de tudo o
blog tem um formato amplo que facilita a criatividade e mostrar o novo.
Achei que conseguiria terminar essa
mesa em dois posts, porém não foi possível então aguardem o 3° e último com
alguns detalhes finais de conteúdo para blog.
(Fotos retiradas de Folha de São Paulo, Ig Jovem e Google Plus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário