quinta-feira, 11 de julho de 2013

YouPix: Blogs: conteúdo além da forma (Parte II)

Quem faz a internet é o leitor

Leandro Santos

            E continuando a mesa de conteúdo para blogs na Youpix, posteriormente as afirmações os profissionais começaram a enumerar alguns fatos interessantes como o público alvo, para eles é importante saber com quem se fala isto é qual é a sua fatia de público? Será que ele vai compreender seu conteúdo? Como ele será compartilhado? Isso é uma observação pertinente já que quem faz a internet é o leitor, portanto se ele não gostar do conteúdo a janela é fechada.

            Outro destaque importante foi a disciplina na postagem, para eles você tem que ser responsável e principalmente organizado para postar sempre no mesmo horário e todos os dias, isso cria uma relação de amizade com o seu leitor o deixando fiel e o condicionando a sempre visitar o blog já que terá conteúdo novo todos os dias. Mas ainda há um destaque importante não é por quê você tem um blog que pode se “fechar” em um casulo é importante também que o gerador de conteúdo conheça o trabalho alheio isso é muito importante pois assim se evita a repetição na internet.

A.J Freire o Nerd Pai

            Essa repetição acontece muito principalmente em blogs de beleza, moda e afins, por isso sempre visito Petiscos, FFW, Closet Online e Chic com o intuito de evitar dar a mesma pauta já que basicamente falamos do mesmo assunto. Na palestra foi destacado também o poder das mídias sociais como modo de comunicação blogueiro – leitor esse poder vem do fato de acessibilidade as mídias sociais deixaram a comunicação muito mais fácil permitindo a comunicação de mão dupla tão disseminada nas universidades de comunicação, por isso é importante que o gerador esteja sempre ativo nesse tipo de plataforma.

            Porém antes de tudo é importante ressaltar que o gerador tem que inicialmente consumir o conteúdo sobre o qual ele quer falar, Ariane Polvani redatora do Petiscos disse e entrevista ao Blogando “Eu leio tudo o tempo todo. Em todo o horário comercial estou com o feed de notícias aberto. O importante é ler!" portanto independente do tema que o blogueiro trabalhe é importante que ele seja primeiro um consumidor, para posteriormente se tornar um emissor. Esse é um erro muito comum já que dizem que todo mundo pode opinar, porém sem o mínimo de conteúdo sua opinião será vazia e sem foco podendo potencialmente se tornar um viral nas redes sociais, e não um bom viral e sim um viral de chacota.

Maurício Cid

            Um dos últimos questionamentos foi sobre a longevidade do veículo blog, isto é já surgiram vários modismos na internet e o blog continua firme e forte por quê? Para Maurício isso se dá pelo fato de ele ser altamente adaptável, isso quer dizer que o blog se adapta ao meio podendo ser reciclável de acordo com as tendências do mercado. Além de tudo o blog tem um formato amplo que facilita a criatividade e mostrar o novo.


            Achei que conseguiria terminar essa mesa em dois posts, porém não foi possível então aguardem o 3° e último com alguns detalhes finais de conteúdo para blog.

(Fotos retiradas de Folha de São Paulo, Ig Jovem e Google Plus

Nenhum comentário:

Postar um comentário