quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Não rotulável Homem de Paris



"Girls can wear jeans and cut their hair short, wear shirts and boots. 'Cause it's OK to be a boy. But for a boy to look like a girl is degrading. 'Cause you think that being a girl is degrading. But secretly you'd love to know what it's like... Wouldn't you? What it feels like for a girl."

The Cement Garden - Charlotte Gainsbourg

Yves Saint Laurent - Heidi Slimane


           Depois de a moda masculina influenciar a moda feminina durante várias estações, agora ocorre o inverso com referências femininas aparecendo no armário dos rapazes, propondo uma interessante androgenia onde não há regras e muito menos estereótipos de menino de azul e menina de rosa além de quebrar antigos paradigmas da moda.

            O que foi mostrado nas passarelas de Paris apresenta um grande avanço do mercado masculino, e principalmente que o homem está mais contemporâneo sem medo de apostar em inovações, com exceção dos clássicos: Giorgio Armani, Marc Jacobs, Lanvin entre outros que criaram roupas masculinas para homens nerds, clássicos e outros gêneros de estilo.

JW Anderson

            Alguns estilistas apostaram de vez na máxima do menino/menina, na minha visão isso é fabuloso já que demonstra uma abertura de mercado para um público cada vez mais unissex que gosta de experimentar referências do guarda roupa oposto, eu li essa matéria no FFW de Camila Yahn e resolvi criar uma versão minha já que eu como consumidor masculino, estou cansado de achar sempre a mesma embalagem em cores sóbrias. Embora adore um paletó bem cortado e uma boa calça de alfaiataria isso não quer dizer que eu seja careta e o grande defeito da moda masculina aqui no Brasil é sugerir essa “igualdade” algo que não ocorre na Europa, entre as grifes que criaram uma roupa usável, porém diferenciada estão: JW Anderson, Yves Saint Lauent (Heidi Slimane), Comme Des Garçons e até Raf Simons.

Raf Simons


            O interessante é que esse conceito extrapola as linhas de estilo chegando até a maquiagem, eu não sou usuário de bases, corretivos e batons, porém o que se viu em Paris foi o inicio de uma nova era para a moda masculina, onde não há medo de brincar com elementos femininos sendo que essa brincadeira não nos faz menos homens, além de tudo a semana de moda masculina de Paris ergue uma bandeira contra os preconceitos da moda, propondo um novo caminho divertido e sem rotulações. 

(Fotos retiradas de FFW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário