O
Novo Jornalismo para WEB
No mesmo dia do feminismo tive a
oportunidade de assistir uma segunda mesa sobre o jornalismo para internet, eu
não coloquei no perfil do blog, mas além de designer de moda estou prestes a me
formar em jornalismo, portanto essa mesa era muito importante para compreender
o mercado e entender seus anseios e demandas.
Com Ana Brambilla da editora Globo,
Caique Severo do Ig, Marcelo Coutinho do Terra e mediado por Jacqueline
Lafloufa do Blue Bus, a mesa foi muito estimulante já que traçou um panorama
bem próximo a realidade do mercado jornalístico, entre eles destacou-se muito o
jornalismo colaborativo como um novo formato de comunicação e principalmente
que esse formato quebra a antiga formula do prestígio do veículo, isso quer
dizer que não há mas necessidade de um grande jornal para “endossar” a notícia
já que as pessoas cada vez mais estão
combinando a notícia fornecida por ele com as fornecidas pelos amigos criando
um conteúdo interdisciplinar e plural.
Outro fato bem destacado e debatido
foi sobre a reestruturação do setor isso é muito visível no mercado de blogs,
na verdade essa reestruturação vem do fato de que muitos geradores de conteúdo necessitam
da chancela de uma marca com credibilidade para legitimar seu trabalho, porém
como sempre na internet isso é uma via de mão dupla já que os portais também
necessitam de geradores de conteúdo para seus portais, por essa razão essa
reestruturação é boa já que promove uma maior comunicação entre veículos
interdisciplinando o conteúdo existente na internet.
Caique Severo, Marcelo Coutinho, Jacqueline Lafloufa e Ana Brambilla |
Os profissionais presentes ainda
destacaram o WikiLeaks e o BuzzFeed como
novas formas de jornalismo, o 1° foi usado como exemplo para a comunicação mais
interdisciplinar já que se utilizou dos jornais “credibilidade” para espalhar
seu conteúdo para a população, já o 2° foi utilizado como exemplo de um
conteúdo participativo, já que ele propõe um diálogo com seu leitor se
utilizando da comunicação de mão dupla, permitindo até que a notícia seja construída
em conjunto entre o “emissor” e “receptor”.
Por fim a mesa concluiu que na
perspectiva atual não existe mais privacidade, isto é a informação não está
mais nas mãos de poucos e para sua informação se destacar é necessário ter uma
reputação que é construída através de seus atos e principalmente de sua ética,
pois isso sim não muda tanto na mídia tradicional quanto na online.
Eu acho muito estimulante que essa
discussão tenha surgido em eventos tão díspares como o Pense Moda e a Youpix,
por uma coisa muito simples hoje em dia a coisa mais fácil é ter um blog e
querendo ou não ele é uma importante ferramenta de comunicação, portanto é
necessário que exista ética e que se entenda as demandas desse mercado, sei que
às vezes parece chato eu falar de ética todo tempo, porém isso é uma coisa que
ou você tem ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário