terça-feira, 16 de julho de 2013

Os Dois Lados da Ambição Loira

O Feminismo de Madonna

   

            Como vocês já devem ter percebido, de tempos em tempos escrevo sobre figurinos aqui no blog, hoje a análise será sobre os criados por Jean Paul Gaultier e Marlene Stewart para Madonna na Blond Ambition tour de 1990. Pode parecer estranho retroceder ao final da década de 80 para falar de figurinos, sendo que Lady Gaga faz algo parecido hoje em dia em parceria com Nicola Formichetti, só que nenhum figurino de Stefani Germanotta atualmente foi tão impactante quanto os criados pela dupla de estilistas em 1990. 

            Mas antes voltaremos no tempo, os figurinos traziam quereres e por que não anseios de Madonna que nesse período estava com dois álbums importantes no mercado: Like a Prayer onde ela retratava seu lado adulto e confessional e I'm Breathless onde ela encarnava a cantora do filme Dick Tracy onde a mesma havia atuado. Então os figurinos querendo ou não retratavam esses dois lados da mesma cantora o confessional e adulto através dos corselets de cone que Madonna utilizou em Like a Virgin e o divertido através dos looks utilizados em Cherish, Into The Groove e Material Girl.



            Porém como isso foi contado no palco? É importante lembrar que a cantora estabeleceu um show dividido em blocos como as peças de teatro, portanto os figurinos tinham que acompanhar esse “setlist” dividido em cinco blocos. O 1° retravava o lado masculino e poderoso Madonna utilizando-se de um corselet bege apresentava-se como a rainha de uma indústria nesse bloco inspirado livremente na obra cinematográfica de Fritz Lang “Metropolis” que inspirou também seu clipe Express Yourself, esse bloco destacava o poder feminino irrestritamente tal qual uma feminista a procura de seus direitos a cantora utilizava um terno estilizado zombando do guarda roupa e principalmente do falo masculino, o figurino atingia esses propósitos além de exibir uma Madonna malhada e principalmente consciente de suas potencialidades no palco, não é a toa que nesse bloco também aparecia uma artista zombeteira e polêmica na mesma equivalência dos homens nas canções Causing a Commotion e Where’s a Party.


            Depois o lado adulto da cantora aparece de duas maneiras, primeiro em Like a Virgin a canção onde ela aparecia vestida de corselet dourado em cima de uma cama escarlate acompanhada de dois bailarinos eunucos, nessa canção era como se a Madonna masculinizada e feminista demonstrasse que no fundo ainda continuava sendo uma mulher e que por isso ela precisava se descobrir intimamente através do toque, na época essa performance foi muito criticada. Porém vendo agora ela é menos ofensiva que um moedor de carne em pleno palco não acha? O figurino também criação de Gaultier ressaltava exatamente essa questão sobre a feminilidade da cantora principalmente pelo uso de dourado e também por não ser tão cavado como o do 1° bloco do show o que escondia em termos a calcinha da interprete. Após essa canção o palco se transforma em uma igreja, pegando elementos explorados no clipe de Like a Prayer a cantora começa a se confessar já que se sente “culpada” pela descoberta de Like a Virgin, essa culpa se reflete no figurino negro colocado sobre o corselet dourado.


            Como uma freira moderna ela confessa seus pecados as estâncias superiores com Like a Prayer onde no fim da canção há quase um “exorcismo”, na realidade os figurinos desse bloco também criados por Jean Paul e Marlene evocavam exatamente a penitência e a religiosidade que sempre esteve nos trabalhos de Madonna, é interessante analisar que mesmo de preto ainda há uma sensualidade submissa principalmente em Papa Don’t Preach onde a cantora se apresenta com uma capa “transparente” preta mostrando que mesmo exorcizada não se culpava por ter se tocado e se sentido “virgem” como a 1° vez.

        Ainda há três blocos do show, porém esses dois primeiros já trazem elementos que seriam utilizados em outros trabalhos da cantora, por essa razão achei importante realizar a análise dessas duas partes do show somente.


(fotos e croquis retirados de Mad Eyes) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário