Há
função para as editoras de moda no mercado atual?
Hoje é um daqueles dias que os
assuntos estão raros ou eu que sou muito chato para caçar uma pauta, porém vendo
em retrospecto vi que nunca abordei aqui o papel da editora de moda, isto é em
um mundo cada vez mais pasteurizado e hipertextualizado, qual a função da
editora de moda? Será que ainda há a necessidade de uma pessoa ver todos os
desfiles e expor suas opiniões para o mundo através das revistas
especializadas?
Isso vai de encontro a uma das mesas
que assisti no Youpix, onde se comentaram da necessidade do respaldo, isso é de
um veículo “legalizar” aquele conteúdo para o público leigo, isso na área de
moda acontece através das editoras como Maria Prata, Susana Barbosa e Daniela
Falcão que hoje são tratadas como ícones de moda e trendsetters já que viajam
sempre para acompanhar as tendências de moda no mundo todo.
Seria ótimo se não houvesse outras
maneiras de se “legalizar” o conteúdo, um exemplo clássico é o Blog que propõe
uma reflexão mais próxima do consumidor final, ou seja, sem tanta interferência
de publicidade. Embora o mercado de blogs esteja cada vez mais profissional com
a existência de projetos calcados em uma editoria cada vez mais parecida com as
revistas impressas, porém a plataforma é diferenciada e exclui a necessidade da
editora já que a comunicação permite que o leitor seja o curador de seu próprio
estilo não havendo a necessidade de um grande veículo como ocorria anteriormente.
Portanto a função “editora” de moda
está cada vez mais em vias de extinção, já que hoje não há mais o modelo
vertical de divulgação e sim um modelo horizontal, tanto que a minha opinião vale
o mesmo de uma grande editora. É óbvio que minha visão não será vendida em
bancas, mas garanto que será menos influenciada pela publicidade excessiva que
hoje invade sem dó as revistas de moda, tornando cada editorial uma carta de
apresentação de seus produtos. Não é por caso que os sites estão refrescando a comunicação de moda através de conteúdo, extinguindo a careta função de "editora de moda" e transformando-a numa emissora de informação para a área de moda.
(Fotos retiradas de: The Hype Br, Fora de Moda, Lilian Pacce, Modaspot, Marcos Proença,Blog in Voga e Modafocka)
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