quarta-feira, 17 de julho de 2013

Quanto Vale uma Editora de Moda?

Há função para as editoras de moda no mercado atual?


            Hoje é um daqueles dias que os assuntos estão raros ou eu que sou muito chato para caçar uma pauta, porém vendo em retrospecto vi que nunca abordei aqui o papel da editora de moda, isto é em um mundo cada vez mais pasteurizado e hipertextualizado, qual a função da editora de moda? Será que ainda há a necessidade de uma pessoa ver todos os desfiles e expor suas opiniões para o mundo através das revistas especializadas?

            Isso vai de encontro a uma das mesas que assisti no Youpix, onde se comentaram da necessidade do respaldo, isso é de um veículo “legalizar” aquele conteúdo para o público leigo, isso na área de moda acontece através das editoras como Maria Prata, Susana Barbosa e Daniela Falcão que hoje são tratadas como ícones de moda e trendsetters já que viajam sempre para acompanhar as tendências de moda no mundo todo.


            Seria ótimo se não houvesse outras maneiras de se “legalizar” o conteúdo, um exemplo clássico é o Blog que propõe uma reflexão mais próxima do consumidor final, ou seja, sem tanta interferência de publicidade. Embora o mercado de blogs esteja cada vez mais profissional com a existência de projetos calcados em uma editoria cada vez mais parecida com as revistas impressas, porém a plataforma é diferenciada e exclui a necessidade da editora já que a comunicação permite que o leitor seja o curador de seu próprio estilo não havendo a necessidade de um grande veículo como ocorria anteriormente.


            Portanto a função “editora” de moda está cada vez mais em vias de extinção, já que hoje não há mais o modelo vertical de divulgação e sim um modelo horizontal, tanto que a minha opinião vale o mesmo de uma grande editora. É óbvio que minha visão não será vendida em bancas, mas garanto que será menos influenciada pela publicidade excessiva que hoje invade sem dó as revistas de moda, tornando cada editorial uma carta de apresentação de seus produtos. Não é  por caso que os sites estão refrescando a comunicação de moda através de conteúdo, extinguindo a careta função de "editora de moda" e transformando-a numa emissora de informação para a área de moda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário