sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Especialistas debatem ética na internet durante o Pense Moda


“Esquecemos a dimensão humana em frente de uma tela”

            Olá leitores, agora voltando a programação normal depois da descontraída sabatina de Paulo Martinez e Regina Guerreiro houve um pequeno intervalo com coquetel do restaurante Les Amis, uma graça e uma comida leve e deliciosa, a segunda mesa da noite teria como tema a “Mundo Digital: Especialistas debatem a ética na internet”.


            Para esse debate foram escolhidos Nina Lemos (Trip/Estadão), Felipe Teobaldo (Neonico), Carol Quinteiro (F*Hits), Bia Granja (Youpix), Ana Brambilla (especialista em jornalismo digital/Editora globo) e André do Val (Chic) e mediando a discussão Fernando Luna também da  Trip. No inicio houve uma apresentação geral de quem eram os convidados e o que eles faziam a discussão iniciou-se quando Carol contou um pouco da plataforma F*hits ela contou que a “prime” network de blogs tem pouco mais de um ano e meio concentrando em sua página o total de 25 veículos que emitem informação.

            Após essa primeira discussão a especialista Ana Brambilla disse uma frase que sintetiza toda essa geração online, a de que nos esquecemos das pessoas quando estamos diante de um computador isto é esquecemos-nos das particularidades e como Ana bem disse da dimensão desse ser, nesse momento iniciou-se a discussão de ética pura e simples, os debatedores foram unanimes em afirmar que a ética é necessária, pois na internet a informação se potencializa e como não sabemos quem a consome é necessário que sejamos éticos.


            Nesse ponto André do Val afirmou um mal da internet que é a tecla de delete, para ele e nesse ponto eu concordo é que no meio digital é fácil perder a ética pois há opção de deletar o que não agrada e esquecer a história, após isso Fernando Luna introduziu o assunto de jabás, para quem não sabe as participantes do F*hits de Carol Quinteiro já foram acusadas de utilizar jabás em suas postagens e não sinalizá-los porém esse assunto surgiu em outro ponto da discussão, primeiramente Nina Lemos categoricamente afirmou : “...Se você aceita jabá você perdeu a ética, meu trabalho é crítico eu tenho que ser ética”, nesse momento os ânimos dos convidados se exaltaram um pouco já que esse assunto é um tanto condenável, nesse ponto Carol Quinteiro  interviu na discussão afirmando que blogueira não é jornalista cabe aqui uma observação que concordo inteiramente com a profissional, blogueiro é blogueiro e ponto. Depois ela ainda afirmou que a linguagem do blog é diferenciada, pois quem o possui fala em 1° pessoa não havendo parecer jornalístico, isto é ela fala o que sente e o que vive.

            Foi nesse momento que Felipe Teobaldo comentou que a existência de debates sobre o assunto marca o início da web adulta, já que até tempos atrás ela era encarada como diversão de crianças, portanto a discussão de ética marca o início da web como um veículo adulto e é necessário haver ética, depois de apontados claramente esses detalhes, iniciou-se a discussão de até que momento um editor de conteúdo devia se envolver em publicidade, nesse ponto todos os profissionais foram unanimes em afirmar que é necessário que haja uma conexão entre as duas coisas e não pensar em conteúdo e publicidade de forma independente.



            Depois disso discutiu-se como o leitor se sente mediante a peças publicitárias tão bem executadas que se assemelham a editoriais comuns, isso iniciou-se quando Carol Quinteiro comentou sua experiência em um voo quando abriu uma revista e viu um editorial de moda que no fundo era publicidade, nesse momento Nina Lemos foi incisiva em afirmar que “ você tem que ter respeito por quem te lê, se você tem um blog pense no leitor”, Felipe rebateu dizendo que essa visão era romântica e até um pouco infantil já que não pensava nos ganhos e sim unicamente nos leitores.

            Porém eu concordo com Nina nesse ponto, você tem que tratar o leitor como amigo e nenhum amigo gosta de ser enganado já disse uma vez para mim a brilhante Liliane Ferrari, mas voltando ao assunto da mesa, começou – se a debater sobre os fenômenos da internet Bia Granja foi categórica em informar que há dois tipos de pessoas as reconhecidas pelo seu trabalho na web e as conhecidas que são as celebridades, ex-bbs e toda aquela classe c da fama sabem? Foi ai que ela afirmou que o sucesso na web existe, porém são necessários vários anos de trabalho para conquistá-lo.


            Para encerrar a discussão Ana afirmou que atualmente vivemos uma era de verdadeirismo na web onde todo mundo afirma o que quer e necessita, porém isso mostra um dos grandes defeitos da sociedade atual que é negar a realidade produtivista que olha para o passado e não a o futuro, por fim afirmou que muitos utilizam a internet como fuga, ou seja, uma negação do futuro.

            Bem queridos leitores, espero que tenham gostado desse 1° dia de Pense Moda, pois semana que vem entra no ar o 3° dia com a mesa de sustentabilidade e Alexander Fury editor da revista L.O.V.E além de diretor do site showstudio em parceria com o fotógrafo Nick Knight.

(fotos retiradas do facebook do Pense Moda

Um comentário:

  1. Muito legal seus textos. Vou ler com mais calma. Gosto quando um fashionista não escreve em linguagem fashionista. Adorei. Abraços. Acácio Brindo - Revista Cabaret

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