sábado, 15 de dezembro de 2012

Alexander Fury e as novas plataformas de divulgação de moda (parte II)


“Online ou offline o importante é ter um ponto de vista único e saber expressá-lo da maneira correta”

            Olá leitores, e vamos continuar com o Alexander Fury não é? Calma que está acabando. Depois dessa última postagem entra no ar a Casa de Criadores a última semana de moda do ano. Continuando o pensamento sobre a extinção da mídia impressa Alexander afirmou que o principal debate existente tanto na LOVE e no SHOWstudio é o que as novas gerações vão querer se será mesmo o impresso ou o digital.


            Na opinião dele não é por que você nasce em um mundo digital que não pode procurar o impresso, sempre haverá valor no papel e para ele sempre haverá papel para esse tipo de mídia. Após essas conclusões ele começou a falar que embora utilizando duas plataformas diferentes tanto a revista quanto o site tinham muito em comum, embora no site a maior parte desse novo trabalho venha com Nick Knight na revista existe uma procura pelo novo incessantemente dependendo do momento em que a publicação passa o maior desafio da LOVE é criar algo que conecte tanto o online quanto o offline.

            Essa dita conexão citada por ele ocorre principalmente quando ambas plataformas tratam de assuntos parecidos, podem ser fotos ou textos, por ser uma revista sazonal não há tanta dificuldade de realizar essa conexão, o online para a publicação funciona mais como uma extensão do impresso, o filme apresentado no site por exemplo é um complemento as imagens utilizadas no papel.



            Quando perguntado sobre como ocorreu essa transição em sua carreira, Alexander foi direto em dizer que a equipe da LOVE é muito mista e eles só estão lá por serem diferentes em suas atuações, quando indagado sobre o que pensa de moda disse que seu pensamento muda a cada estação já que ele não é muito visual. Ele ainda disse que não tenta fazer tudo na publicação já que também há temas especiais a serem trabalhados e são esses temas que o instigam agora.

            Esses temas que o instigam, digo a vocês não passa por desfiles de moda  Alexander afirmou que acha difícil assistir a um desfile atualmente já que há muitos componentes a serem considerados para realizar uma boa crítica, mas nesse momento ele também assume que escreveu coisas terríveis sobre John Galliano (ex Dior) no início e ainda disse que nós só aprendemos copiando, isto é reinterpretando o que nós admiramos. Ele ainda disse que em um desfile de moda ele procura a honestidade por trás do modelo e isso só ocorre quando o designer é convincente e pode convencer a sua plateia a enxergar que o mundo pode sim ser daquela forma.




            Quando perguntado sobre a relação entre fotógrafos e a revista afirmou que é uma união de vontades entre o profissional e a publicação, Nesse ponto surgiu uma pergunta do twitter (o pense moda nos seus três dias foi transmitido pelo site da Renner e deixava aberto aos internautas interagirem através do @pensemoda) essa questão perguntava sobre a moda brasileira na visão do editor, destacando talentos como Lucas Nascimento e Pedro Lourenço ele disse que a nossa moda é fantástica e que o nosso país é para onde as pessoas da moda estão olhando de forma mais intensa. Para ele o Brasil é o novo o diferente fora do eixo central da moda localizado na Europa e por essa razão tem uma identidade muito forte.

            Quando questionado sobre o lado mercadológico da moda Alexander afirmou que ela é um negócio e, portanto necessita vender sendo que a publicidade é uma das regras para se atingir um objetivo e que isso é estimulante e que é uma questão de tempo para que a mídia online absorva a publicidade. Para ele a internet já se tornou uma parte da cultura que principalmente mudou a forma de comunicação.



            Nesse momento um dos debatedores (para essa mesa foram recrutados a fotógrafa Cássia Tabatini, Augusto Mariotti da Luminosidade e o stylist Thiago Ferraz) perguntou como era vista a sustentabilidade na Europa tendo em vista que esse foi o tema da 1° mesa redonda, Alexander disse que as pessoas da moda não compram produtos sustentáveis simplesmente para ajudar a natureza os consomem por serem bonitos e de design. Com essa fala do editor já é possível perceber que se não tiver design aliado a sustentabilidade o produto não vende.

            Quando questionado sobre a organização da LOVE ele disse que é muito complicada, pois o lançamento da publicação é diferente, a construção da revista é algo difícil de lidar já que a revista trabalha com duas plataformas diferentes online e offline. Na versão da internet há liberdade para criar coisas que não funcionariam no papel como exemplo ele citou que uma matéria editada impressa na versão online pode dar origem a quatro.




            Nesse momento ele voltou a falar da sua experiência com os filmes de moda para Alexander as pessoas quando filmadas agem diferente, por esse motivo alguns editoriais da revista são stills de filmes realizados para o site da LOVE, quando indagado sobre suas inspirações e descobertas Alexander disse que já teve vários períodos na infância, por exemplo, ele era obcecado por John Galliano.

            Voltando a falar de internet para ele é difícil saber o que é realmente novo, porém o que ele gosta na internet é justamente isso que é a possibilidade de redescobrir talentos, trabalhando em duas plataformas distintas o interessante na opinião de Alexander Fury é poder unir o vídeo com a foto já que são coisas diferentes.



            Para encerrar Alexander respondeu uma pergunta sobre o panorama atual da moda, na opinião dele diferente das décadas passadas onde era possível nomear os ditadores de estilo e moda a década atual contem fragmentos diversos o que torna perigoso rotular as pessoas já que existem diversos pontos de vista.

            Bem queridos segue aqui a última parte da cobertura do blog para o Pense Moda de Camila Yahn, Barbara Bicudo e Marcelo Jabur. Deixo aqui meus parabéns à organização pelo ótimo evento e em 2013 tem mais.

(fotos retiradas do facebook do Pense Moda)

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