“A
moda hoje, se comunica pela internet de modo criativo e econômico ao mesmo
tempo.”
Olá
leitores, essa semana foi bem animada e corrida
mas o que ocorreu vocês só vão saber na semana que vem, pois o pense
moda continua aqui dessa vez com a mesa redonda que fechou o evento, se nos
anos anteriores Camila Yahn trouxe Nicola Formichetti e Arianne Phillips dessa
vez ela convidou Vanessa Beecroft uma renomada artista plástica e Alexander
Fury editor da conceituada revista L.O.V.E, eu infelizmente não consegui ver a
mesa de Vanessa mas fui ver a de Alexander e é
sobre isso o post de hoje.
Inicialmente
ele realizou uma pequena apresentação introdutória contando um pouco de seu
trabalho já que em seis anos trabalhando na indústria da moda, Alexander já
participou de vários processos entre eles foi diretor de moda do renomado site
SHOWstudio do fotógrafo Nick Knight, nessa apresentação ele comentou alguns
trabalhos marcantes como a exposição: SHOWstudio
- Fashion Revolution realizada em 2009 durante a semana de moda em Londres,
essa exposição retrospectiva é um retrato de como a internet e a moda são duas
coisas indissociáveis isto é a internet tornou-se vital para o mercado de moda.
Para
ele a moda tornou-se comum nos últimos anos isto é acaba sendo um pouco banal,
ele afirma ainda que a moda na internet tornou-se um evento, um exemplo são as
ultimas SPFW as quais tiveram transmissão online e a possibilidade de comprar
peças online quem não se lembra do desfile de Fause Haten que disponibilizou a
compra de peças simultaneamente com o desfile em curso. Ele disse que o site o
qual trabalhou colaborou para esse fenômeno na internet, o primeiro desfile
realizado nesses moldes data-se de 2001 Alexander acredita que nesse ano
começou a transição entre o privado e o público já que com a internet o que era
restrito torna-se popular.
Nesse
fenômeno de o privado tornar-se público não pode ser ignorado principalmente segundo
ele quando grandes grupos utilizam esse meio para a divulgação de seus produtos,
portanto isso não pode e não deve ser ignorado. A principal característica do
SHOWstudio para Alexander foi que o portal encorajou as experimentações
principalmente em filmes de moda plataforma não muito utilizada no passado, na
visão dele as empresas estão criando cada vez mais algo exclusivo para divulgar
a moda de uma nova maneira como exemplo ele citou a Louis Vuitton que chamou
Katie Grand para direção de seu último filme promocional.
Nesse
momento Alexander falou um pouco de seu trabalho como editor de revista, uma
das funções da publicação que ele trabalha é unir o offline e o online, o
primeiro trabalho nesse âmbito foi uma campanha baseada no filme Cinderela em
Paris onde divulgavam a campanha pense rosa contra o câncer de mama, na revista
o filme de moda é interligado com a edição impressa criando um contexto entre
as duas plataformas.
Na
LOVE a equipe procura transformar o descartável (revista) em algo que possa
ser ampliado (vídeo) através do caminho contrário já que a grande maioria dos
editoriais da revista saem do vídeo online para a revista impressa, nesse
momento ele foi categórico em afirmar que o impresso não vai se extinguir.
Bem
queridos leitores, segue aqui a primeira parte da palestra do genial Alexander
Fury. Por ser um conteúdo muito vasto dividirei em dois posts para não cansar
vocês espero que estejam gostando da cobertura do Pense Moda 2012.
(fotos retiradas do facebook do Pense Moda)
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