sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alexander Fury e as novas plataformas de divulgação de moda (parte I)


“A moda hoje, se comunica pela internet de modo criativo e econômico ao mesmo tempo.”


            Olá leitores, essa semana foi bem animada e corrida  mas o que ocorreu vocês só vão saber na semana que vem, pois o pense moda continua aqui dessa vez com a mesa redonda que fechou o evento, se nos anos anteriores Camila Yahn trouxe Nicola Formichetti e Arianne Phillips dessa vez ela convidou Vanessa Beecroft uma renomada artista plástica e Alexander Fury editor da conceituada revista L.O.V.E, eu infelizmente não consegui ver a mesa de Vanessa mas fui ver a de Alexander e é  sobre isso o post de hoje.

            Inicialmente ele realizou uma pequena apresentação introdutória contando um pouco de seu trabalho já que em seis anos trabalhando na indústria da moda, Alexander já participou de vários processos entre eles foi diretor de moda do renomado site SHOWstudio do fotógrafo Nick Knight, nessa apresentação ele comentou alguns trabalhos marcantes como a exposição: SHOWstudio - Fashion Revolution realizada em 2009 durante a semana de moda em Londres, essa exposição retrospectiva é um retrato de como a internet e a moda são duas coisas indissociáveis isto é a internet tornou-se vital para o mercado de moda.




            Para ele a moda tornou-se comum nos últimos anos isto é acaba sendo um pouco banal, ele afirma ainda que a moda na internet tornou-se um evento, um exemplo são as ultimas SPFW as quais tiveram transmissão online e a possibilidade de comprar peças online quem não se lembra do desfile de Fause Haten que disponibilizou a compra de peças simultaneamente com o desfile em curso. Ele disse que o site o qual trabalhou colaborou para esse fenômeno na internet, o primeiro desfile realizado nesses moldes data-se de 2001 Alexander acredita que nesse ano começou a transição entre o privado e o público já que com a internet o que era restrito torna-se popular.

            Nesse fenômeno de o privado tornar-se público não pode ser ignorado principalmente segundo ele quando grandes grupos utilizam esse meio para a divulgação de seus produtos, portanto isso não pode e não deve ser ignorado. A principal característica do SHOWstudio para Alexander foi que o portal encorajou as experimentações principalmente em filmes de moda plataforma não muito utilizada no passado, na visão dele as empresas estão criando cada vez mais algo exclusivo para divulgar a moda de uma nova maneira como exemplo ele citou a Louis Vuitton que chamou Katie Grand para direção de seu último filme promocional.



            Nesse momento Alexander falou um pouco de seu trabalho como editor de revista, uma das funções da publicação que ele trabalha é unir o offline e o online, o primeiro trabalho nesse âmbito foi uma campanha baseada no filme Cinderela em Paris onde divulgavam a campanha pense rosa contra o câncer de mama, na revista o filme de moda é interligado com a edição impressa criando um contexto entre as duas plataformas.

            Na LOVE a equipe procura transformar o descartável (revista) em algo que possa ser ampliado (vídeo) através do caminho contrário já que a grande maioria dos editoriais da revista saem do vídeo online para a revista impressa, nesse momento ele foi categórico em afirmar que o impresso não vai se extinguir.



            Bem queridos leitores, segue aqui a primeira parte da palestra do genial Alexander Fury. Por ser um conteúdo muito vasto dividirei em dois posts para não cansar vocês espero que estejam gostando da cobertura do Pense Moda 2012.

(fotos retiradas do facebook do Pense Moda

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