segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Regina Guerreiro no Pense Moda (1° Parte)


“A autoria de texto é um dom, que você tem ou você não tem.”

Olá de novo prontos para mais informação? Espero que sim, pois agora falarei de outro evento que estive presente na semana passada. Vocês se lembram do Pense Moda organizado pela Camila Yahn, Barbara Bicudo e Marcelo Jabour, então estive lá dois dias o 1° e o 3° dia e digo a vocês que foi incrível.


            No primeiro dia a abertura coube a genial e incrível Regina Guerreiro, sou fã incondicional de seu trabalho, não é a toa que comprei seu livro UI! que inclusive recomendo a todos, pois bem o evento iniciou com a jornalista sendo sabatinada por Paulo Martinez seu ex-assistente, na plateia vários admiradores como Paulo Borges (também assistente de Regina), Adriana Yoshida, Denise Dahdah (Cláudia) entre outros.

            No início houve uma retrospectiva histórica que se encontra no UI! Porém nesse primeiro momento vale menção que ela está no mercado há 50 anos e seu primeiro emprego foi na revista Manequim onde Regina escrevia a coluna Garotas, ela ainda salientou que o mercado quando ela iniciou era bem diferente e difícil tanto para realizar produções quanto o mercado de moda em si, foi nesse momento que ela lembrou sua 1° viagem internacional a Espanha para produzir uma edição da revista Cláudia já com 25 anos.



            Entre risos dos presentes Regina disse que a Espanha era terrível naqueles tempos ainda mais por causa da indústria da cópia, contou a história de um estilista local que se dizia não influenciado por André Courrèges sendo que estava óbvio que ele era. Com sua fala cadenciada e sem compromisso com a cronologia ela disse ainda que nos anos 60 e 50 era comum a editora Abril trazer estilistas de fora que apresentavam suas coleções para a burguesia da época, nesse período ela relembrou a desconexão existente entre o Brasil com o mundo através da moda já que na época Regina foi receber Pierre Cardin no aeroporto de congonhas e se sentiu deslocada já que estava de cores sóbrias e quando as modelos desceram do avião todas trajavam roupas estampadas o que deixou nítido o descompasso existente.
   


            Ainda sobre esses eventos ela afirmou que antigamente eles eram bem restritos com no máximo 100 pessoas uma diferença gritante das apresentações de hoje em dia que comportam até 1.000 espectadores por estilista. Depois relembrou outra viagem internacional também a trabalho para a Cláudia, só que desta vez ela foi produzir em Londres, onde Regina teve contato com Mary Quant, Biba entre outros renomados designers da Inglaterra essas viagens eram muito proveitosas para a editora embora para a Abril não, tanto que ela foi demitida da revista Cláudia por causa de sua linguagem sofisticada demais, paralelo a isso ela também fez uma interessante reflexão do mercado atual para revistas onde disse seguramente que as editoras atuais são tímidas e isso deixa a revista também tímida e engessada sem pensar fora da “caixa”. Foi ai que ela disse uma de suas frases marcantes “Na minha vida teve altas altíssimas e baixas baixíssimas” já que ela passou por muita coisa nesse cíclico mundo da moda.

            Logo que saiu da Cláudia ela já era a mais famosa editora  de moda na mídia impressa na verdade ela foi convidada para  o mesmo cargo na revista Setenta um novo título da abril em substituição a seu cargo na Cláudia que teria Fátima Ali como chefe de redação diante da sua recusa ela foi demitida da abril e resolveu passar uma temporada em Nova Iorque onde fez estágio na conceituada Harper’s Bazaar, nesse período ela contou do choque que foi a saia midi que de uma hora para outra todas as vendedoras das  lojas chiques de Ny estavam usando a saia de Yves Saint Laurent o que provocou uma corrida desenfreada para comprar esse item. Nessa parte da conversa ela soltou mais uma de suas míticas frases de que “A Moda é um choque”, falando de novo do mercado atual Regina salientou que o que acontece hoje é uma padronização de ideias o que deixa a moda um tanto quanto igual e sem criatividade.


            Bem leitores, eu poderia falar mais de Regina no pense moda nesse post, porém por hoje é só e aguardem a parte dois da sabatina, pois o assunto é tão interessante e extenso que merece uma segunda parte.

 (fotos retiradas do Pense Moda no facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário