quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Glória Coelho a Arquiteta da Moda

                                                    “Glória Coelho a Arquiteta Têxtil”

        Olá gente, esse post era para subir ontem, mas como depois daquele enorme sobre a carreira do mítico Yves Saint Laurent resolvi postá-lo hoje para não cansar vocês. Além dos 76 anos dele ontem a estilista Glória Coelho também apagou velinhas em razão dos seus 60 anos de vida. Vinda de minas e com uma carreira estabilizada em São Paulo esse post vai contar rapidamente a carreira dessa estilista que para mim é uma das mais talentosas atualmente.


            É importante salientar que todo esse talento de Glória foi lapidado com o tempo através de diversas experiências visuais e sensoriais que influenciaram a estilista em sua carreira, desde os ensinamentos de Marie Rucki a diretora do Studio Berçot em Paris onde hoje Pedro Lourenço está instalado e desfilando até as visitas a Première Vision parisiense a partir de 1976. Muita gente hoje se pergunta se a estilista cria apenas o conceitual ou muitas vezes cria peças de difícil compreensão, eu mesmo achava isso da designer na realidade achava a coleção um tanto quanto futurista demais, mas tive oportunidade de assistir dois desfiles dela na SPFW todo esse conceito de que a estilista não criava para o consumidor médio desapareceu. Acontece que à moda de Glória é contemporânea e futurista e até arquitetônica.




            Agora vocês me perguntam arquitetônica? Sim isso mesmo para quem não sabe bem antes de existir as faculdades de moda o mais próximo de criação que existia era a arquitetura não é a toa que Glória Coelho e Alexandre Herchcovitch fizeram a FAU para posteriormente entrarem de vez no mundo da moda, além disso, é importante salientar que a designer trás muito desse background para sua criação um exemplo disso são as coleções antigas datadas de 1998, 1999 e 2000 que trouxeram referências distintas como Escócia, cavaleiros medievais, poema virtual e transformações só para citar as da década de 90.

           É importante salientar também que Glória foi uma pioneira no sentido de democratização é óbvio que já existiam as segundas marcas aqui no Brasil no segmento de jeanswear, mas no de prêt – à – porter de luxo isto não era muito comum e indo contra a maré ela lança em  1995 a Carlota Joakina  que na época tinha sua assistente Carla Fincato como estilista, é interessante enxergar o desenvolvimento do seu trabalho atualmente  e ver que o crescimento da estilista se vê em pequenos detalhes como o uso de volumes no SPFW em janeiro e a entrada dos tons flúor no SPFW de junho. Poderia ficar aqui falando várias horas sobre a carreira desta grande designer brasileira, mas deixo as fotos falarem, pois elas mostram como ninguém o desenvolvimento da estilista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário