sexta-feira, 8 de março de 2013

Vitor Zerbinato recria Malévola


“Joana d’Arc persegue malévola no inverno de Vitor Zerbinato.”



            Como salientei na quarta feira, ontem foi realizado o desfile da coleção de Vitor Zerbinato, eu jornalisticamente falando gostei muito do que vi. Desde a ambientação com velas e castiçais que remetiam a idade média e também a grutas ou cavernas de bruxas e feiticeiras, descobri ontem conversando com o próprio José Vitor que a coleção estava baseada na perseguição de rainhas e bruxas isto é o lado noturno/gótico da coleção eram as feiticeiras, e o dourado as rainhas e impérios.

            Agora o desfile, com uma trilha sonora orquestrada por Ronaldo Costa a apresentação começou mostrando os tons mais rosáceos isto é como se fosse o período de busca, procura ou transição entre o real e o mágico, como bem definiu uma amiga minha é como se os rosáceos fossem as florestas que separam o dourado do preto o meio do caminho entende? Nesse 1° bloco vi muitas transparências com diversas aplicações ao estilo de Maria Antonieta quase barroco. Nessa coleção percebe-se uma continuação do trabalho com aplicações do estilista, porém engana-se quem imagina apenas uma sereia versão real já que esse trabalho não lembra corais e conchas e sim arabescos que automaticamente remetem as janelas e louças utilizadas no período.

            Depois dessa abertura onde foi mostrado um maduro trabalho com pedrarias, texturas e aplicações. Foi que as bruxas invadiram a passarela com direito a muito preto e dourado além de golas bordadas que remetiam a colares e tules ultrafinos que foram empregados como segunda pele dando a ilusão da nudez, mas só as bruxas têm direito a usar preto? Não, nessa parte também surgem as rainhas contemporâneas que vestem looks estruturados de couro matelassado, jacquard e aplicações que não remetem a coroas ou joias e sim a corselets quase armaduras foi nesse bloco que vi uma releitura moderna de Joana d’Arc  que corre atrás de seus objetivos e não se esquece de seu lado feminino.



            Outro ponto curioso foi que percebi uma tendência do designer brincar nessa coleção com os opostos, em muitos looks vi referências ao guarda roupa do sexo oposto como se ele oferecesse a armadura necessária para a rainha caçar as bruxas, vi isso principalmente em algumas aplicações em camisetas de malha que davam um toque todo especial a peça. E por fim o encerramento do desfile onde houve a referência a Malévola através do uso de roxo, nas mãos do designer a bruxa de bela adormecida renuncia as capas negras para vestir-se com hot pants bordadas e casacos que combinam o couro ao paetê criando uma releitura moderna e sexy de uma das bruxas mais conhecidas dos contos de fada. 

(Fotos: Divulgação e Disney Clássicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário