quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Louis Vuitton: 16 Anos de Marc Jacobs

Marc Jacobs apresenta retrospectiva em seu ultimo desfile na Louis Vuitton


            Normalmente o ultimo dia de uma semana de moda significa descanso e principalmente festa, porém hoje em Paris isso não ocorreu já que o desfile da Louis Vuitton trouxe uma notícia triste. Depois de 16 anos criando para a tradicional marca e realizando parcerias de sucesso com outras áreas o americano Marc Jacobs deixa a direção criativa para se dedicar unicamente a Marc Jacobs e Marc By Marc.

            Talvez por abandonar a marca que ele ajudou a reerguer ou talvez por vontade própria o cenário era uma retrospectiva de tudo que ele já fez em nome de Louis Vuitton só que em preto como um desfile fúnebre realizado no pátio do museu do Louvre, estavam lá as escadas rolantes (verão 2013), carrossel (verão 2012), chafariz (inverno 2010) e um relógio que simbolizava a coleção de inverno 2012 ambientada em uma estação ferroviária.


            As roupas apresentavam exatamente esse sentimento de desligamento, porém com muita classe e elegância, ouso dizer que embora triste esse foi um dos desfiles mais bonitos de Marc Jacobs  na direção criativa da marca. Um ponto interessante foi que o designer brincou com outras referências como as bolsas grafitadas de Stephen Sprouse para Louis Vuitton (2001), na versão 2014 o grafitado apareceu em um body de corpo inteiro ao estilo do figurino burlesco de uma Dita Von teese moderna. Seria o suficiente para fazer uma apresentação marcante, mas Marc Jacobs apresentou uma série de peças usáveis e o melhor de tudo contemporâneas.

Se Raf Simons recorreu ao tailleur bar um clássico de Christian Dior Dior para criar uma silhueta em 2014, Marc não utilizou do mesmo artifício abusando das transparências ele apresentou peças de alfaiataria com ombros largos ao estilo das ombreiras e principalmente jeans desbotados com algumas transparências relembrando com êxito a linha de bolsas em jeans que foram tendência em 2004. Outro ponto interessante foi a presença de acessórios de cabeça nas modelos fazendo uma referência ao Brasil? Não sei só que esteticamente deu um efeito bem interessante na coleção como um todo.

(Fotos retiradas de FFW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário