quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

3° Vale Fashion Blogs ( Parte I)

“Blogueiros são formadores de opinião”


            Essa foi à constatação depois do Vale Fashion Blogs no fim de semana passado. Não que tivesse alguma dúvida, entretanto o evento organizado por Armindo Ferreira se propõe a mostrar que o mercado de blogs de moda, é muito mais que só esmalte, look do dia ou achados de beleza.

Para isso ele trouxe um grupo de palestrantes de peso, a 1° palestra foi de Danuza Machado a representante do SEBRAE para o Vale do Paraíba. Com o título de empreendedorismo a profissional explicou as características desse profissional, e explicou o porquê de o blog também ser uma pequena empresa. É interessante observar que de uns tempos para cá cada vez mais blogs estão virando sites e assim por diante, além de seus editores de conteúdo também serem assunto além de seus próprios conteúdos.

Danuza Machado na palestra do SEBRAE

Para mostrar que isso é uma realidade o organizador realizou posteriormente uma mesa com alguns blogueiros da região, foram eles: Bruna Tau, Alex Cursino, Ale Santos e Débora Fernandes. Cada um deles exemplificou seus cases de sucesso e explicaram o porquê se tornaram assunto. Engana-se quem imagina que todos beberam da fonte de Alice Ferraz e o método Thássia Naves, Mariah Bernardes, Lalá Rudge, nenhum dos participantes faz o famigerado look do dia. Até por isso foi interessante, no caso de Alê Santos é um blog especializado em moda para negros, ou seja, o nicho do nicho o que torna seu case mais interessante ainda, justamente pela dificuldade de assunto para esse público. Entre os assuntos abordados na mesa houve o famigerado jabá, nesse ponto a unanimidade aconteceu. Todos se pronunciaram condenando essa prática e dizendo que cabe ao blogueiro se impor e não aceitar esse tipo de “agrado”.

Mesa Blogueiros: Bruna Tau, Ale Santos, Armindo Ferreira, Débora Fernandes e Alex Cursino

Quanto à influência nos leitores, Débora foi enfática quando disse que cabe a ele ter bom senso, isso significa que não é por que fica bem no editor de conteúdo que fica bem nele também. Nessa parte colocarei um adendo pessoal, é o mesmo caso de Gabriela Pugliesi que sugere produtos que funcionam no seu corpo, e não nos seus leitores. Por falar em público os blogueiros disseram que as parcerias se tornam mais fáceis quando se define o público, pois assim as marcas que se identificam procurarão seu veículo para anunciar e realizar parcerias. É importante pensar nisso até porque o blog de moda trabalha com vaidade, e o público alvo é regido por esse “pecado capital”, entretanto como afirmaram no final do debate não importa o número de seguidores e sim o conteúdo.


(Fotos instagram @Rodolfoalves_)

Um comentário:

  1. Ótimo texto! Eu fui também e meu maior objetivo era aprender e absorver o máximo de informações citadas por gente de sucesso que estava lá, voltei muito motivada e posso dizer que aprendi muito!

    ResponderExcluir