“Blogueiros
são formadores de opinião”
Essa foi à constatação depois do
Vale Fashion Blogs no fim de semana passado. Não que tivesse alguma dúvida,
entretanto o evento organizado por Armindo Ferreira se propõe a mostrar que o
mercado de blogs de moda, é muito mais que só esmalte, look do dia ou achados
de beleza.
Para
isso ele trouxe um grupo de palestrantes de peso, a 1° palestra foi de Danuza
Machado a representante do SEBRAE para o Vale do Paraíba. Com o título de
empreendedorismo a profissional explicou as características desse profissional,
e explicou o porquê de o blog também ser uma pequena empresa. É interessante
observar que de uns tempos para cá cada vez mais blogs estão virando sites e
assim por diante, além de seus editores de conteúdo também serem assunto além
de seus próprios conteúdos.
Danuza Machado na palestra do SEBRAE |
Para
mostrar que isso é uma realidade o organizador realizou posteriormente uma mesa
com alguns blogueiros da região, foram eles: Bruna Tau, Alex Cursino, Ale
Santos e Débora Fernandes. Cada um deles exemplificou seus cases de sucesso e
explicaram o porquê se tornaram assunto. Engana-se quem imagina que todos
beberam da fonte de Alice Ferraz e o método Thássia Naves, Mariah Bernardes,
Lalá Rudge, nenhum dos participantes faz o famigerado look do dia. Até por isso
foi interessante, no caso de Alê Santos é um blog especializado em moda para
negros, ou seja, o nicho do nicho o que torna seu case mais interessante ainda,
justamente pela dificuldade de assunto para esse público. Entre os assuntos
abordados na mesa houve o famigerado jabá, nesse ponto a unanimidade aconteceu.
Todos se pronunciaram condenando essa prática e dizendo que cabe ao blogueiro
se impor e não aceitar esse tipo de “agrado”.
Mesa Blogueiros: Bruna Tau, Ale Santos, Armindo Ferreira, Débora Fernandes e Alex Cursino |
Quanto
à influência nos leitores, Débora foi enfática quando disse que cabe a ele ter
bom senso, isso significa que não é por que fica bem no editor de conteúdo que
fica bem nele também. Nessa parte colocarei um adendo pessoal, é o mesmo caso
de Gabriela Pugliesi que sugere produtos que funcionam no seu corpo, e não nos
seus leitores. Por falar em público os blogueiros disseram que as parcerias se
tornam mais fáceis quando se define o público, pois assim as marcas que se identificam
procurarão seu veículo para anunciar e realizar parcerias. É importante pensar
nisso até porque o blog de moda trabalha com vaidade, e o público alvo é regido
por esse “pecado capital”, entretanto como afirmaram no final do debate não
importa o número de seguidores e sim o conteúdo.
(Fotos instagram @Rodolfoalves_)
Ótimo texto! Eu fui também e meu maior objetivo era aprender e absorver o máximo de informações citadas por gente de sucesso que estava lá, voltei muito motivada e posso dizer que aprendi muito!
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