sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Moda É F#%@: O Livro

33 Anos de invenções, criações e conceitos.



            É assim que pode ser definido o livro de Paulo Martinez “Moda É F#%@”, Seguindo os passos de Regina Guerreiro e Jussara Romão, ele acaba de lançar pela Luste Editores, a sua “biografia ilustrada”. Entretanto como tudo na carreira dele esse livro não é apenas uma coleção de textos e sim um guia de imagens significativas da moda brasileira nesses 33 anos.

            Há três anos, eu edito esse blog e sempre admirei o trabalho de Paulo Martinez, na minha primeira graduação tive contato com as revistas Elle e Vogue, que na gestão de Regina Guerreiro tiveram a mão de Paulo nos editoriais, era incrível como ele fazia coisas magníficas com pouca ou nenhuma tecnologia. Durante a leitura de seu livro acabei conhecendo um pouco mais, e fui me tornando cada dia mais fã de seu trabalho e criatividade.




            Para quem tem a visão de Paulo como o implacável jurado do programa Projeto Fashion na Bandeirantes, talvez entenda através desse livro que os apontamentos dele não eram depreciativos, e sim auxiliares para que os estilistas soubessem o que estavam fazendo e qual caminho seguiriam. Além de Regina há textos de: Ivete Vieira Lopes (Moda Brasil), Costanza Pascolato, Paulo Borges, João Pimenta, Miro, Daniel Ueda, Cássio Reis entre outros.

            Porém a característica que chamou mais a minha atenção, não só na leitura, mas também no lançamento foi a quantidade de modelos que Paulo com seu olhar treinado ajudou a descobrir. No livro há depoimentos tocantes de Tiago Gass, Carol Ribeiro, Daniela Raizel, Luciana Curtis, Carol Trentini, Michelli Provensi, Ana Cláudia Michels, Mariana Weickert entre outras, sem contar os fotógrafos que vão de Gui Paganini, André Schiliró, Bob Wolfenson a Paschoal Rodriguez, Jacques Dequeker e Cristiano Madureira.




            No mais, recomendo o livro não só para amantes de moda e sim amantes de arte, pois Paulo Martinez consegue com maestria imagética combinar a moda com conceitos artísticos. Afinal quem faria um editorial inspirado em O Crime do Padre Amaro de Eça De Queirós? Só o Paulo Martinez mesmo. 

(Fotos retiradas de FFW e Strike To Poses

Nenhum comentário:

Postar um comentário