Nova
York reformula sua semana de moda, e dá um sinal de alerta.
Não, a semana de moda de NY irá
continuar, entretanto com algumas mudanças substanciais na estrutura. Depois de
temporadas e mais temporadas dominadas por blogueiros e celebridades,
finalmente parece que a organização do evento acordou.
Não que a cobertura de blogs na
semana de moda seja ruim, e sim que o excesso torna tudo muito banal. Quantos fotógrafos
de streetstyle e pessoas alheias ao evento devem aparecer a cada temporada? Inúmeras?
Esse fluxo é justamente o que vem desinteressando cada vez mais a imprensa e as
pessoas realmente interessadas em moda, Catherine Bennet do IMG afirmou ao The
Wall Street Journal “O que costumava ser uma plataforma para designers
estabelecidos estrearem suas coleções para a imprensa especializada e
compradores virou um período exaustivo para a indústria.”
Inclusive a profissional comparou o
formato atual a um zoológico, cheio de entusiastas e “fãs” de celebridades, é
pertinente observar que esse modelo não se restringe só a NY, aqui no SPFW e
Fashion Rio acontece quase sempre a mesmíssima coisa e quem é talentoso ou
realmente comprometido com o assunto fica de fora na maioria das vezes, isso
também coloca em cheque a necessidade dos blogueiros em uma semana de moda, recentemente
o The Business of Fashion questionou essa necessidade em um mundo onde as
principais editoras de moda postam conteúdos em seus próprios
instagrans/facebooks/twitters e blogs.
Como me disse uma grande
profissional, está na hora de mudar o formato. Esse formato está desgastado,
portanto que reestruturação da semana de NY sirva para abrir os olhos das
outras, já que a reestruturação é necessária para dar uma sobrevida ao mercado.
(Foto e citação retirada de FFW)
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