quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

3° Vale Fashion Blogs (Parte II)

“Quem Faz a Foto é o Fotógrafo”


            Após a mesa de blogueiros, houve um pequeno desfile das marcas Yafá e Jú Guimarães, produzido por Bruna Tau. A proposta de juntar o desfile com as palestras foi interessante já que não deixou o clima monótono e cansativo, dando uma descontraída já que o assunto da próxima palestra seria bem complexo.

            Respaldada pelo Senac a próxima profissional a tomar a frente foi Patrícia Gil que é professora da pós graduação e graduação da instituição em São José Dos Campos, sua palestra basicamente dizia qual o comportamento do gestor de comunicação nesse novo panorama. Isto é quais são os anseios desse profissional, e também os deveres já que tudo é uma via de mão dupla. A 1° vista pode parecer estranho tal palestra, entretanto os blogueiros tem um importante papel não só de emissor de informação, mas também de gestor, por essa razão é importante uma palestra que aborde esse aspecto.

            Patrícia foi bem enfática em dizer que os desafios atuais para esse profissional, são mais complexos. Por essa razão ela elencou oito desafios para o gestor de comunicação atual indo desde ler os cenários locais e globais, até abrir os caminhos para a informação, essa dificuldade acontece pois a sociedade mudou em muitos aspectos não estamos mais na era da marca como nos anos 50, e sim na era do valor.




Encerrando a manhã, Armindo trouxe uma palestra significativa para as realizadoras de look do dia. Chamada de Fotografia para blogs de moda a explanação realizada pelo fotógrafo Julio França, trouxe um pouco de tudo. Inicialmente o profissional não deu dicas apenas e sim explicou o processo, além de contar um pouco de seu case de sucesso. Julio foi enfático em afirmar que não é a câmera que faz o fotografo e sim o inverso, portanto não é obrigatório que o blogueiro tenha o mesmo equipamento que o Jacques Dequeker ou Bob Wolfenson, além disso, ele deu algumas dicas sobre luz e iluminação. Vocês sabiam que dá para usar um isopor como rebatedor de luz? ele também explanou sobre a importância do instagram e photoshop já que ambos através de seus filtros corrigem imperfeições e deixam a foto esteticamente mais “bonita”.

O profissional deu outras dicas como o uso do wordpress e do IFTTT, no caso do primeiro é por causa do formato receptivo a imagem. Segundo Julio diferente do blogger o wordpress permite uma edição imagética maior, e o IFTTT é um site/aplicativo que te auxilia na atualização imagética de seu blog através de um simples toque, isso é muito bom já que você consegue alimentar seu blog na rua através de um smarphone, deixando o veículo sempre alimentado mesmo que você não esteja diante de um computador.



Embora esteja na 3° edição o Vale Fashion Blogs, serve como uma interessante lição a um grupo de pessoas que acredita na futilidade da moda e na “vagabundagem” de blogueiros. Armindo Ferreira em um dia só mostrou todas as facetas de um mercado em franca expansão, além de exemplificar que o sucesso dessa área depende unicamente do profissional. Esse evento também divulga o efervescente mercado do Vale do Paraíba, mostrando que os blogs de moda hoje em dia estão em todos os lugares, e não só na "Primeira Prime Network de Blogs de Moda do Brasil" como dizem por ai. 


(Fotos Instagram @Rodolfoalves_)

Um comentário: