“Quem
Faz a Foto é o Fotógrafo”
Após a mesa de blogueiros, houve um
pequeno desfile das marcas Yafá e Jú Guimarães, produzido por Bruna Tau. A proposta de juntar o
desfile com as palestras foi interessante já que não deixou o clima monótono e
cansativo, dando uma descontraída já que o assunto da próxima palestra seria
bem complexo.
Respaldada pelo Senac a próxima
profissional a tomar a frente foi Patrícia Gil que é professora da pós
graduação e graduação da instituição em São José Dos Campos, sua palestra
basicamente dizia qual o comportamento do gestor de comunicação nesse novo
panorama. Isto é quais são os anseios desse profissional, e também os deveres
já que tudo é uma via de mão dupla. A 1° vista pode parecer estranho tal
palestra, entretanto os blogueiros tem um importante papel não só de emissor de
informação, mas também de gestor, por essa razão é importante uma palestra que
aborde esse aspecto.
Patrícia foi bem enfática em dizer
que os desafios atuais para esse profissional, são mais complexos. Por essa
razão ela elencou oito desafios para o gestor de comunicação atual indo desde
ler os cenários locais e globais, até abrir os caminhos para a informação, essa
dificuldade acontece pois a sociedade mudou em muitos aspectos não estamos mais
na era da marca como nos anos 50, e sim na era do valor.
Encerrando
a manhã, Armindo trouxe uma palestra significativa para as realizadoras de look
do dia. Chamada de Fotografia para blogs de moda a explanação realizada pelo
fotógrafo Julio França, trouxe um pouco de tudo. Inicialmente o profissional
não deu dicas apenas e sim explicou o processo, além de contar um pouco de seu
case de sucesso. Julio foi enfático em afirmar que não é a câmera que faz o
fotografo e sim o inverso, portanto não é obrigatório que o blogueiro tenha o
mesmo equipamento que o Jacques Dequeker ou Bob Wolfenson, além disso, ele deu
algumas dicas sobre luz e iluminação. Vocês sabiam que dá para usar um isopor
como rebatedor de luz? ele também explanou sobre a importância do instagram e
photoshop já que ambos através de seus filtros corrigem imperfeições e deixam a
foto esteticamente mais “bonita”.
O
profissional deu outras dicas como o uso do wordpress e do IFTTT, no caso do
primeiro é por causa do formato receptivo a imagem. Segundo Julio diferente do
blogger o wordpress permite uma edição imagética maior, e o IFTTT é um site/aplicativo
que te auxilia na atualização imagética de seu blog através de um simples
toque, isso é muito bom já que você consegue alimentar seu blog na rua através
de um smarphone, deixando o veículo sempre alimentado mesmo que você não esteja
diante de um computador.
Embora
esteja na 3° edição o Vale Fashion Blogs, serve como uma interessante lição a
um grupo de pessoas que acredita na futilidade da moda e na “vagabundagem” de
blogueiros. Armindo Ferreira em um dia só mostrou todas as facetas de um
mercado em franca expansão, além de exemplificar que o sucesso dessa área
depende unicamente do profissional. Esse evento também divulga o efervescente mercado
do Vale do Paraíba, mostrando que os blogs de moda hoje em dia estão em todos
os lugares, e não só na "Primeira Prime Network de Blogs de Moda do Brasil" como dizem por ai.
(Fotos Instagram @Rodolfoalves_)
Que bacana, fico contente que tenha curtido!
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