“Jefferson Kulig
catalisa a moda ecologicamente correta seu verão 2013.”
E continua a maratona aqui no blog, se os
desfiles de quinta feira começaram bem com Dudu Bertholini e Rita Comparato o
mesmo não pode ser dito de Jefferson Kulig que apresentou sua coleção antes da
Osklen de Oskar Metsavath.
Com
o tema “catalisando a moda” o que se viu no desfile foi uma sucessão de boas
propostas que no meio do caminho apareceram perdidas e confusas, divido o
desfile dele em dois blocos o primeiro em que ele mostrou conjuntinhos de
calças e blusas estruturadas e harmônicas com uma silhueta geometricamente perfeita
tal qual Glória Coelho apresentaria na sexta feira. Se o desfile se resumisse a
essa primeira parte tudo bem estava tudo bonito, uma moda com conceito mais
comercial e acima de tudo visualmente bonita, mas não sei o que aconteceu que a
segunda parte foi um susto visual.
No
segundo período o que se viu foi uma sucessão de vestidos tubulares como se
fossem feitos de malha com diversas aplicações por cima que tinham a intenção
de renovar e propor sobreposições sobre a roupa já que o tema do desfile era
justamente propor uma “ecolabel”, Jefferson tentou propor essa ideia e eu até
acho válido já que anda-se discutindo muito essa questão, mas infelizmente a
maneira proposta foi errônea pois o que se viu foi uma sucessão de
sobreposições e volumes os quais infelizmente pareciam não estar acabados isto
é pareciam restos de tecidos desfiados, costurados em cima do vestido sem uma
ordem ou uma linha de raciocínio.
Embora
as roupas fossem confusas, a cartela de cores não seguiu o mesmo esquema
trabalhando com preto, caramelo, rosa e branco real, o designer conseguiu unir
tons diferentes criando uma colorização racional e interessante e ainda mais
surpreendente é como ele chegou até esses tons, já que a coleção tinha o gancho
de sustentabilidade Jefferson utilizou enzimas para criar a cartela de cores o
que poupou grande quantidade de água hoje tão rara no planeta. A única coisa
que ficou meio alheia na apresentação da coleção foi o logo com o nome “uMMovimento”
esse logo apareceu em diversas peças do desfile o que deixou a apresentação um
tanto quanto publicitária.
Já
vi diversas ações de marketing atreladas a um desfile como a da Kibon no
desfile de André Lima e a Colgate com a Água de Coco, agora um desfile
publicitário foi a primeira vez que vi. Mas no final ficou tudo bem e Jefferson
Kulig mostra que é possível fazer uma moda ecologicamente correta.
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