quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jefferson Kulig: Verão 2013


“Jefferson Kulig catalisa a moda ecologicamente correta seu verão 2013.”

             E continua a maratona aqui no blog, se os desfiles de quinta feira começaram bem com Dudu Bertholini e Rita Comparato o mesmo não pode ser dito de Jefferson Kulig que apresentou sua coleção antes da Osklen de Oskar Metsavath.

            Com o tema “catalisando a moda” o que se viu no desfile foi uma sucessão de boas propostas que no meio do caminho apareceram perdidas e confusas, divido o desfile dele em dois blocos o primeiro em que ele mostrou conjuntinhos de calças e blusas estruturadas e harmônicas com uma silhueta geometricamente perfeita tal qual Glória Coelho apresentaria na sexta feira. Se o desfile se resumisse a essa primeira parte tudo bem estava tudo bonito, uma moda com conceito mais comercial e acima de tudo visualmente bonita, mas não sei o que aconteceu que a segunda parte foi um susto visual.




            No segundo período o que se viu foi uma sucessão de vestidos tubulares como se fossem feitos de malha com diversas aplicações por cima que tinham a intenção de renovar e propor sobreposições sobre a roupa já que o tema do desfile era justamente propor uma “ecolabel”, Jefferson tentou propor essa ideia e eu até acho válido já que anda-se discutindo muito essa questão, mas infelizmente a maneira proposta foi errônea pois o que se viu foi uma sucessão de sobreposições e volumes os quais infelizmente pareciam não estar acabados isto é pareciam restos de tecidos desfiados, costurados em cima do vestido sem uma ordem ou uma linha de raciocínio.


            Embora as roupas fossem confusas, a cartela de cores não seguiu o mesmo esquema trabalhando com preto, caramelo, rosa e branco real, o designer conseguiu unir tons diferentes criando uma colorização racional e interessante e ainda mais surpreendente é como ele chegou até esses tons, já que a coleção tinha o gancho de sustentabilidade Jefferson utilizou enzimas para criar a cartela de cores o que poupou grande quantidade de água hoje tão rara no planeta. A única coisa que ficou meio alheia na apresentação da coleção foi o logo com o nome “uMMovimento” esse logo apareceu em diversas peças do desfile o que deixou a apresentação um tanto quanto publicitária.

            Já vi diversas ações de marketing atreladas a um desfile como a da Kibon no desfile de André Lima e a Colgate com a Água de Coco, agora um desfile publicitário foi a primeira vez que vi. Mas no final ficou tudo bem e Jefferson Kulig mostra que é possível fazer uma moda ecologicamente correta.



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