terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Palavras de Moda: Moda e Comunicação – O Mercado de Luxo

“Luxo é Igual à Qualidade”



            E por fim, esta foi a penúltima mesa do evento Palavras De Moda. Depois de discutir o mercado editorial e a comunicação de moda no meio digital, faltava uma discussão do mercado de luxo, para isso o evento recrutou Simone Esmanhotto (editora da Veja Luxo e colaboradora do Woman’s Wear Daily), Adriana Marmo (jornalista freelancer da editora abril) e Suzy Okamoto para mediação.

Simone Esmanhotto
            Inicialmente houve uma apresentação geral delas, contando um pouco do trabalho individual para só ai entrar de fato no tema da mesa que era: Moda e Comunicação – O Mercado de Luxo, entretanto antes de tudo foi importante compreender a construção de uma revista voltada a esse mercado. Diferente de revistas como W, Vogue, Elle e Bazzar a Veja Luxo tem uma estrutura clássica de editorias: carros, roupas, viagens e comida, por causa dessa estrutura a revista tem que ser muito criativa para se “vender”.

Além disso, há outro fato interessante por ter a chancela Veja essa revista chegou com o intuito de “educar” o público quanto ao luxo, até 2005 como destacou Simone a publicação era uma enciclopédia de marcas caras, mas em 2011 houve uma virada editorial e no ano seguinte a revista que era chamada de Veja São Paulo: Luxo tornou-se a Veja Luxo atual ampliando seu alcance e área de influência. Uma diferença importante apontada pelas participantes foi como o luxo é encarado na Europa e no Brasil, enquanto na França ele não está conectado com dinheiro, por aqui é completamente o oposto.

Elas destacaram que o Brasil tem um potencial enorme no mercado de luxo por conta de suas artes manuais, entretanto para isso é necessária que haja uma “criação de moda”, fazendo uma rápida comparação elas disseram sobre o trabalho de Renato Ambroise e Martha Medeiros, ambos trabalham com rendas e artesanato, entretanto o trabalho de Martha segundo elas não tem design e criação de moda.


Suzy Okamoto

Sobre o papel da imprensa nesse mercado as três foram categóricas em afirmar que ela conta histórias, portanto o papel do jornalista é refletir o momento histórico para os leitores. Esse reflexo é visível na capa da Veja Luxo já que para revista ela é o chamariz assim como na Vogue, e quanto a informação Simone destacou que ela se atenta mais a detalhes que não são visíveis ao leitor, isto é alguma característica única que ele não compreendeu ou muitas vezes não percebeu.


Assim como toda revista a Veja Luxo também é suscetível a criticas, Simone disse que isso ocorre quando o leitor vê a qualidade, afinal não existe crítica se não houver qualidade. Não é a toa que ela e todas concordaram com a frase “Você Faz a Qualidade” que encerrou a discussão. 

(Fotos Retiradas de: Moda It, Roberta Salomone, Ideias Vestiveis e Que Roupa Vestirei)

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