“Luxo
é Igual à Qualidade”
E por fim, esta foi a penúltima mesa
do evento Palavras De Moda. Depois de discutir o mercado editorial e a
comunicação de moda no meio digital, faltava uma discussão do mercado de luxo, para
isso o evento recrutou Simone Esmanhotto (editora da Veja Luxo e colaboradora
do Woman’s Wear Daily), Adriana Marmo (jornalista freelancer da editora abril)
e Suzy Okamoto para mediação.
Simone Esmanhotto |
Inicialmente houve uma apresentação
geral delas, contando um pouco do trabalho individual para só ai entrar de fato
no tema da mesa que era: Moda e Comunicação – O Mercado de Luxo, entretanto
antes de tudo foi importante compreender a construção de uma revista voltada a
esse mercado. Diferente de revistas como W, Vogue, Elle e Bazzar a Veja Luxo
tem uma estrutura clássica de editorias: carros, roupas, viagens e comida, por
causa dessa estrutura a revista tem que ser muito criativa para se “vender”.
Além
disso, há outro fato interessante por ter a chancela Veja essa revista chegou
com o intuito de “educar” o público quanto ao luxo, até 2005 como destacou
Simone a publicação era uma enciclopédia de marcas caras, mas em 2011 houve uma
virada editorial e no ano seguinte a revista que era chamada de Veja São Paulo:
Luxo tornou-se a Veja Luxo atual ampliando seu alcance e área de influência. Uma
diferença importante apontada pelas participantes foi como o luxo é encarado na
Europa e no Brasil, enquanto na França ele não está conectado com dinheiro, por
aqui é completamente o oposto.
Elas
destacaram que o Brasil tem um potencial enorme no mercado de luxo por conta de
suas artes manuais, entretanto para isso é necessária que haja uma “criação de
moda”, fazendo uma rápida comparação elas disseram sobre o trabalho de Renato
Ambroise e Martha Medeiros, ambos trabalham com rendas e artesanato, entretanto
o trabalho de Martha segundo elas não tem design e criação de moda.
Suzy Okamoto |
Sobre
o papel da imprensa nesse mercado as três foram categóricas em afirmar que ela
conta histórias, portanto o papel do jornalista é refletir o momento histórico
para os leitores. Esse reflexo é visível na capa da Veja Luxo já que para
revista ela é o chamariz assim como na Vogue, e quanto a informação Simone
destacou que ela se atenta mais a detalhes que não são visíveis ao leitor, isto
é alguma característica única que ele não compreendeu ou muitas vezes não
percebeu.
Assim
como toda revista a Veja Luxo também é suscetível a criticas, Simone disse que
isso ocorre quando o leitor vê a qualidade, afinal não existe crítica se não
houver qualidade. Não é a toa que ela e todas concordaram com a frase “Você Faz
a Qualidade” que encerrou a discussão.
(Fotos Retiradas de: Moda It, Roberta Salomone, Ideias Vestiveis e Que Roupa Vestirei)
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