“É o
Qualitativo atrelado ao Quantitativo”
Karina Kotake |
Foi assim que Karina Kotake definiu
a relação entre mídias digitais e comunicação de moda. Por ser uma área nova
não há ainda muitos especialistas, entretanto a fundadora do Kok Fashion Lab,
explicou alguns pontos chave para compreender essa nova forma de comunicação e
também o mercado que a consome.
Para entender o mercado, Karina explicou
inicialmente as diferenças entre os perfis de consumo de homens e mulheres,
enquanto elas consomem por impulso e para impressionar outras mulheres, os
homens são mais racionais por essa razão as estratégias são diferentes. Outro dado
instigante apresentado foi que no ano de 2014 o Brasil se tornará o 5° maior
mercado consumidor no ramo digital, por isso é necessário que se atrele a
qualidade e a quantidade em um mesmo esquema.
Plataforma do crowdsourcing de Oscar de La Renta |
Entre os cases apresentados por
Karina, estava o do Torra – Torra que desenvolveu um aplicativo para o Facebook
onde os clientes escolhiam suas peças favoritas, posteriormente esse “case” se
expandiu para as lojas através da “Arara Facebook” onde ficam os looks escolhidos
na rede de Mark Zuckerberg, isso é apenas um exemplo da rapidez existente na
comunicação digital. Porém há outros cases inclusive no ramo de beleza, a Smash
Box, por exemplo, que se utiliza do engajamento de suas clientes para formular
a lista de produtos, os 1° da lista são os que tiveram maior engajamento.
Outra forma de entender esse
público, segundo Karina é desenvolver aplicativos já que através deles é possível
mensurar a aceitação de serviços ou produtos. Ela citou o case da Elma Chips
que utilizou o facebook para “criar” um sabor novo da batata Ruffles. Karina
ainda salientou que essa interação é muito importante já que faz a pessoa se
pronunciar sobre o assunto e apontar os erros e acertos.
Ela destacou Oscar de La Renta como uma pessoa
que teve êxito nessa iniciativa, ele criou uma plataforma de crowdsourcing onde
as pessoas mandavam fotos, vídeos e trabalhos artísticos. Após um período o
estilista utilizou essas referências mandadas pelos clientes da marca para
criar sua coleção “resort”. Seria suficiente, mas Oscar e Annette sua esposa também
criaram uma escola de costura na República Dominicana, onde os alunos
aprenderão a modelar e costurar, tal qual Oscar nos salões de Cristóbal
Balenciaga em Paris. Como tem ocorrido nos últimos dias esse post também será dividido em dois, para não ficar cansativo e o assunto poder ser tratado em toda sua amplitude.
(Fotos retiradas de: Casa de Criadores e Ponto Eletrônico)
(Fotos retiradas de: Casa de Criadores e Ponto Eletrônico)
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