sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Palavras de Moda: Mídias Digitais e Comunicação de Moda (Parte I)

“É o Qualitativo atrelado ao Quantitativo”

Karina Kotake

            Foi assim que Karina Kotake definiu a relação entre mídias digitais e comunicação de moda. Por ser uma área nova não há ainda muitos especialistas, entretanto a fundadora do Kok Fashion Lab, explicou alguns pontos chave para compreender essa nova forma de comunicação e também o mercado que a consome.

            Para entender o mercado, Karina explicou inicialmente as diferenças entre os perfis de consumo de homens e mulheres, enquanto elas consomem por impulso e para impressionar outras mulheres, os homens são mais racionais por essa razão as estratégias são diferentes. Outro dado instigante apresentado foi que no ano de 2014 o Brasil se tornará o 5° maior mercado consumidor no ramo digital, por isso é necessário que se atrele a qualidade e a quantidade em um mesmo esquema.

Plataforma do crowdsourcing de Oscar de La Renta

            Entre os cases apresentados por Karina, estava o do Torra – Torra que desenvolveu um aplicativo para o Facebook onde os clientes escolhiam suas peças favoritas, posteriormente esse “case” se expandiu para as lojas através da “Arara Facebook” onde ficam os looks escolhidos na rede de Mark Zuckerberg, isso é apenas um exemplo da rapidez existente na comunicação digital. Porém há outros cases inclusive no ramo de beleza, a Smash Box, por exemplo, que se utiliza do engajamento de suas clientes para formular a lista de produtos, os 1° da lista são os que tiveram maior engajamento.

            Outra forma de entender esse público, segundo Karina é desenvolver aplicativos já que através deles é possível mensurar a aceitação de serviços ou produtos. Ela citou o case da Elma Chips que utilizou o facebook para “criar” um sabor novo da batata Ruffles. Karina ainda salientou que essa interação é muito importante já que faz a pessoa se pronunciar sobre o assunto e apontar os erros e acertos.

 Ela destacou Oscar de La Renta como uma pessoa que teve êxito nessa iniciativa, ele criou uma plataforma de crowdsourcing onde as pessoas mandavam fotos, vídeos e trabalhos artísticos. Após um período o estilista utilizou essas referências mandadas pelos clientes da marca para criar sua coleção “resort”. Seria suficiente, mas Oscar e Annette sua esposa também criaram uma escola de costura na República Dominicana, onde os alunos aprenderão a modelar e costurar, tal qual Oscar nos salões de Cristóbal Balenciaga em Paris. Como tem ocorrido nos últimos dias esse post também será dividido em dois, para não ficar cansativo e o assunto poder ser tratado em toda sua amplitude. 

(Fotos retiradas de: Casa de Criadores e Ponto Eletrônico)

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