segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Palavras de Moda: O Novo Jornalismo de Moda por Silvana Holzmeister

“Jornalismo de Moda no Brasil só fala bem”


            Essa foi uma constatação de Silvana Holzmeister no workshop ministrado no evento Palavras de Moda. É difícil admitir, porém ela tem razão, dividido em dois dias esse “curso” tinha como intuito passar algumas dicas básicas do “novo” jornalismo de moda para os participantes.

            Entretanto antes do conteúdo, a profissional explicou algumas peculiaridades desse mercado, como a interferência das assessorias de imprensa e os PR (Relações públicas) no fazer jornalístico de moda, essa interferência parece um detalhe qualquer, entretanto isso “mata” aos poucos a essência do jornalismo na moda. Silvana ainda destacou que os setores comercial e editorial não se “conversam” na versão impressa, porém ambos têm uma relação diferente no meio digital.


            Para realçar essa diferença ela citou o caso dos “jabás”, na visão da profissional a marca não manda o produto por ser “Amiga” do veículo e sim para divulgar, portanto é imprescindível que haja uma diferenciação entre o “presente” e o trabalho, o que não ocorre com frequência no meio online. Após esses detalhes Silvana se ateve a parte “estrutural” da profissão, destacando a importância da pauta, afinal tudo começa por ela. Um dos principais desafios apontados na construção de uma revista segundo a profissional é descobrir novos olhares e ideias, já que uma reunião de pauta não é apenas a opinião da editora e sim de todos os jornalistas que traçarão a temática da edição e criarão suas respectivas pautas.

            Silvana ainda ressaltou algumas características da pauta para o jornalismo de moda, a 1° regra é perceber para quem seu veículo fala, será para uma leitora ou leitor no mesmo nível de Elle, Vogue o Bazzar? Isso na moda é imprescindível já que a moda só se torna moda quando é massificada, outra dica importante sobre o assunto é entender em qual eixo o seu veículo se encontra para isso ficar mais claro ela fez um esquema:

Revistas de Design/Moda/Bureaus de Estilo... Vogue... Blogueiros

            Segundo esse esquema, significa que a moda não começa na revista Vogue que apenas adianta a tendência, e sim que ela começa nos Bureaus de estilo e principalmente em revistas que mesclam conteúdos, entre essas publicações é possível destacar a revista britânica Wallpaper.

Após esse lado técnico, Silvana salientou que uma matéria perfeita segue o formato circular, onde o fim conversa com o início, em jornal pode ser um pequeno detalhe, entretanto em uma revista isso é fundamental para manter a continuidade e fluidez da narrativa empregada. O curso teve duração de dois dias, portanto esse texto também terá já que houve muito conteúdo, e muitas explanações sobre o atual jornalismo de moda.

(Fotos retiradas de Circolare e Blog In Voga)

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