“Você
Produz Glamour, Mas Sua Vida Não”
Se até o momento a palestra de
Daniela Falcão foi uma descrição de fatos e números, isso não se manteve até o
fim. Já que nessa parte ela começou a contar alguns casos que ela já tinha
presenciado, entre eles o encontro da esfuziante Anna Dello Russo e o bloco Olodum
mirim nas ladeiras de Salvador. Isso ocorreu durante o ensaio realizado para a
edição de maio em 2012, segundo Daniela o encontro foi ocasional e após uma
conversa dela e Giovanni Frasson com o maestro do bloco eles obtiveram
permissão de realizar o ensaio, entretanto sem atrapalhar o ensaio algo meio
difícil em um ensaio de moda, contudo tudo correu bem e no fim as fotos foram
publicadas.
A profissional ainda disse que fazer
esse ensaio foi meio “hostil” por causa do calor absurdo e da infraestrutura,
já que algumas locações escolhidas eram longe de tudo o que obrigava a equipe a
levar tudo e mais um pouco. Essa tátil hostilidade também se refletia nas
modelos que transpiravam e borravam a maquiagem, inclusive Izabel Goulart
chegou a desmaiar durante um ensaio pelo excesso de calor. Nesse momento
Daniela aproveitou para destacar a importância de um bom stylist na realização
de um ensaio, essa importância pode ser destacada em uma frase “Você Produz
Glamour, mas sua Vida Não”, segundo ela essa profissão requer perfeccionismo
não é a toa que os melhores stylists são tão dedicados.
Por ser uma revista mensal a Vogue
tem algumas edições com enfoques diferenciados, em junho, por exemplo, existe
mais conteúdo de moda embora algumas vezes isso muda como aconteceu na capa de Gisele Bündchen
e Mario Testino em 2013, sobre essa edição Daniela disse que foi toda decidida
pelo fotógrafo que após ver o corpo de Gisele resolveu fazer a revista inteira
e não só os ensaios de Bündchen. A revista acabou sendo uma homenagem ao corpo,
essa homenagem se refletiu inclusive na capa que teve uma fonte criada
exclusivamente remetendo a década de 80.
Essa liberdade estética se revela em
pequenos detalhes, a edição de dezembro, por exemplo, trouxe a mesma Gisele
Bündchen, porém sem maquiagem nenhuma extremamente naturalista. Isso ocorre porque
a linha editorial da Vogue acaba sendo menos “careta” que a da Elle (editora
Abril), esse pensamento amplo e ousado se reflete inclusive na parte
publicitária. A diretora disse que as marcas consagradas procuram a Vogue para
lançar suas campanhas “fashion”, isso significa que as outras revistas também
terão publicidade de grandes grifes que estarão dando enfoque a bolsas e
acessórios, entre essas ela destacou a Glamour e a Elle.
VOGUE Brasil . Anna Dello Russo & Giampaolo Sgura . 2013.Feb from Vinícius Cardoso on Vimeo.
Por fim foram abertas as questões
dos alunos, uma delas perguntou sobre as modelos negras nas capas da Vogue,
Daniela respondeu que desde que ela entrou na revista em 2005, isso está
mudando e destacou a capa de Emanuela de Paula de janeiro de 2011 como a 1°
capa com uma modelo negra sozinha.
Encerrando
a diretora aproveitou para dar algumas dicas aos futuros estilistas,
jornalistas, stylists. Para ela é importante que o profissional tenha uma
formação independente da área escolhida, conhecimento é outro ponto chave na
visão de Daniela Falcão, já que através dele é possível olhar para o passado e
tirar as referências necessárias. Sobre
a mesa anterior ela disse que ainda estamos fazendo o mercado de moda, estamos
em um momento muito rico que oferece muitos desafios, por fim afirmou “Disciplina
é Tudo”.
(Fotos Retiradas de: Fashion Gone Rogue e W Burning)
(Fotos Retiradas de: Fashion Gone Rogue e W Burning)
Nenhum comentário:
Postar um comentário