sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Palavras De Moda: Nos Bastidores da Vogue ( Parte IV)

“Você Produz Glamour, Mas Sua Vida Não”


            Se até o momento a palestra de Daniela Falcão foi uma descrição de fatos e números, isso não se manteve até o fim. Já que nessa parte ela começou a contar alguns casos que ela já tinha presenciado, entre eles o encontro da esfuziante Anna Dello Russo e o bloco Olodum mirim nas ladeiras de Salvador. Isso ocorreu durante o ensaio realizado para a edição de maio em 2012, segundo Daniela o encontro foi ocasional e após uma conversa dela e Giovanni Frasson com o maestro do bloco eles obtiveram permissão de realizar o ensaio, entretanto sem atrapalhar o ensaio algo meio difícil em um ensaio de moda, contudo tudo correu bem e no fim as fotos foram publicadas.

            A profissional ainda disse que fazer esse ensaio foi meio “hostil” por causa do calor absurdo e da infraestrutura, já que algumas locações escolhidas eram longe de tudo o que obrigava a equipe a levar tudo e mais um pouco. Essa tátil hostilidade também se refletia nas modelos que transpiravam e borravam a maquiagem, inclusive Izabel Goulart chegou a desmaiar durante um ensaio pelo excesso de calor. Nesse momento Daniela aproveitou para destacar a importância de um bom stylist na realização de um ensaio, essa importância pode ser destacada em uma frase “Você Produz Glamour, mas sua Vida Não”, segundo ela essa profissão requer perfeccionismo não é a toa que os melhores stylists são tão dedicados.

            Por ser uma revista mensal a Vogue tem algumas edições com enfoques diferenciados, em junho, por exemplo, existe mais conteúdo de moda embora algumas vezes isso  muda como aconteceu na capa de Gisele Bündchen e Mario Testino em 2013, sobre essa edição Daniela disse que foi toda decidida pelo fotógrafo que após ver o corpo de Gisele resolveu fazer a revista inteira e não só os ensaios de Bündchen. A revista acabou sendo uma homenagem ao corpo, essa homenagem se refletiu inclusive na capa que teve uma fonte criada exclusivamente remetendo a década de 80.

            Essa liberdade estética se revela em pequenos detalhes, a edição de dezembro, por exemplo, trouxe a mesma Gisele Bündchen, porém sem maquiagem nenhuma extremamente naturalista. Isso ocorre porque a linha editorial da Vogue acaba sendo menos “careta” que a da Elle (editora Abril), esse pensamento amplo e ousado se reflete inclusive na parte publicitária. A diretora disse que as marcas consagradas procuram a Vogue para lançar suas campanhas “fashion”, isso significa que as outras revistas também terão publicidade de grandes grifes que estarão dando enfoque a bolsas e acessórios, entre essas ela destacou a Glamour e a Elle.


VOGUE Brasil . Anna Dello Russo & Giampaolo Sgura . 2013.Feb from Vinícius Cardoso on Vimeo.

            Por fim foram abertas as questões dos alunos, uma delas perguntou sobre as modelos negras nas capas da Vogue, Daniela respondeu que desde que ela entrou na revista em 2005, isso está mudando e destacou a capa de Emanuela de Paula de janeiro de 2011 como a 1° capa com uma modelo negra sozinha.

Encerrando a diretora aproveitou para dar algumas dicas aos futuros estilistas, jornalistas, stylists. Para ela é importante que o profissional tenha uma formação independente da área escolhida, conhecimento é outro ponto chave na visão de Daniela Falcão, já que através dele é possível olhar para o passado e tirar as referências necessárias. Sobre a mesa anterior ela disse que ainda estamos fazendo o mercado de moda, estamos em um momento muito rico que oferece muitos desafios, por fim afirmou “Disciplina é Tudo”.

(Fotos Retiradas de:  Fashion Gone Rogue e W Burning)

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