segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Palavras de Moda: Mercado Editorial de Moda

“Um Mercado Difícil para o conteúdo, Mas Fácil para o Fútil”.

Silvana Holzmeister
É assim que o mercado editorial de moda pode ser definido. Inclusive esse foi o tema de abertura da 2° edição do evento Palavras de Moda no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Para discutir o assunto Valeska Nakad recrutou a Jornalista Silvana Holzmeister e a editora Kathia Castilho.

Inicialmente houve uma explanação bem plural, onde cada uma contou um pouco de suas experiências no mercado tanto acadêmico quanto editorial, Silvana hoje edita uma revista de moda na internet a Cat Magazine, mas já passou pelas revistas Vogue, L’Officiel Brasil e pela MOD, além de ter escrito dois livros publicados pela editora estação das letras e cores de propriedade de Kathia Castilho.

Só essa introdução já seria um ótimo panorama de mercado, entretanto elas discutiram as muitas faces dele, inclusive com dados bem instigantes. É alarmante pensar que em um período onde revistas como Gloss e Lola foram fechadas o mercado ainda tenha espaço para o conteúdo de moda, infelizmente é, entretanto há boas soluções como o exemplo da própria Cat Magazine e da revista Dobras editada por Kathia Castilho, que se propõe a pensar moda de uma maneira menos “quadrada” e mais orgânica. 


Kathia Castilho e Valeska Nakad

           Se 2013 já foi um ano complexo, o próximo não será muito melhor para o conteúdo de moda, estão agendados para o próximo ano alguns livros das “it” blogueiras que atualmente enchem a internet de looks do dia e achados de beleza, esse fato foi bem descrito no debate e pode ser sintetizado com a frase “Mercado difícil para o conteúdo, mas fácil para o fútil” dita por ambas as profissionais. Porém há de se pensar, será que o mercado editorial especializado está tão sucateado assim?

Ainda há bons profissionais sem dúvida, é possível destacar: Deborah Bresser, Vivian Whiteman, Julia Petit, Costanza Pascolato, Regina Guerreiro, André do Val, Gloria Kalil, Pedro Diniz e Lilian Pacce, só para citar os influentes. Esse momento pode ser definido, como um momento de reflexão, é a hora de surgir um novo mercado editorial mais inteligente e menos superficial que o mercado.

Embasando essa teoria Kathia Castilho expôs que atualmente no Brasil existem 164 escolas de moda e colocou para a plateia o seguinte questionamento: Onde Está o Diferencial? Pois se o mercado está tão acomodado tem que haver uma mudança, será que nesses 164 centros de ensino de moda não há nenhuma? 

(Fotos Retiradas de: Estação das Letras e Cores e Facebook de Valeska Nakad)

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