“Um
Mercado Difícil para o conteúdo, Mas Fácil para o Fútil”.
Silvana Holzmeister |
É
assim que o mercado editorial de moda pode ser definido. Inclusive esse foi o
tema de abertura da 2° edição do evento Palavras de Moda no Centro
Universitário Belas Artes em São Paulo. Para discutir o assunto Valeska Nakad
recrutou a Jornalista Silvana Holzmeister e a editora Kathia Castilho.
Inicialmente
houve uma explanação bem plural, onde cada uma contou um pouco de suas
experiências no mercado tanto acadêmico quanto editorial, Silvana hoje edita
uma revista de moda na internet a Cat Magazine, mas já passou pelas revistas
Vogue, L’Officiel Brasil e pela MOD, além de ter escrito dois livros publicados
pela editora estação das letras e cores de propriedade de Kathia Castilho.
Só
essa introdução já seria um ótimo panorama de mercado, entretanto elas
discutiram as muitas faces dele, inclusive com dados bem instigantes. É
alarmante pensar que em um período onde revistas como Gloss e Lola foram
fechadas o mercado ainda tenha espaço para o conteúdo de moda, infelizmente é,
entretanto há boas soluções como o exemplo da própria Cat Magazine e da revista
Dobras editada por Kathia Castilho, que se propõe a pensar moda de uma maneira
menos “quadrada” e mais orgânica.
Kathia Castilho e Valeska Nakad
Kathia Castilho e Valeska Nakad
Se
2013 já foi um ano complexo, o próximo não será muito melhor para o conteúdo de
moda, estão agendados para o próximo ano alguns livros das “it” blogueiras que
atualmente enchem a internet de looks do dia e achados de beleza, esse fato foi
bem descrito no debate e pode ser sintetizado com a frase “Mercado difícil para
o conteúdo, mas fácil para o fútil” dita por ambas as profissionais. Porém há
de se pensar, será que o mercado editorial especializado está tão sucateado
assim?
Ainda
há bons profissionais sem dúvida, é possível destacar: Deborah Bresser, Vivian
Whiteman, Julia Petit, Costanza Pascolato, Regina Guerreiro, André do Val,
Gloria Kalil, Pedro Diniz e Lilian Pacce, só para citar os influentes. Esse momento
pode ser definido, como um momento de reflexão, é a hora de surgir um novo
mercado editorial mais inteligente e menos superficial que o mercado.
Embasando
essa teoria Kathia Castilho expôs que atualmente no Brasil existem 164 escolas
de moda e colocou para a plateia o seguinte questionamento: Onde Está o
Diferencial? Pois se o mercado está tão acomodado tem que haver uma mudança,
será que nesses 164 centros de ensino de moda não há nenhuma?
(Fotos Retiradas de: Estação das Letras e Cores e Facebook de Valeska Nakad)
(Fotos Retiradas de: Estação das Letras e Cores e Facebook de Valeska Nakad)
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