segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

50 Anos do Golpe na visão de Zuzu Angel

Zuleika Angel Jones: Estilista, Militante e Pioneira

            2014 será um ano marcante, além da copa do mundo e das eleições presidenciais, em abril faz 50 anos que o Brasil foi tomado pela Ditadura Militar. Como forma de não passar em branco o Itaú Cultural homenageia uma das mais criativas estilistas do período: Zuzu Angel, que já foi vivida por Patrícia Pillar nos cinemas em 2006.


            Entretanto não é apenas uma exposição de moda, e sim um manifesto político, Zuzu utilizou de sua criatividade para denunciar os horrores do período mundo a fora. Isso ocorreu após seu filho Stuart Angel ser levado para os porões do regime. É interessante observar que a mineira foi uma combatente as avessas, utilizando-se de tecidos e cores ela conseguiu passar com eficácia a sua mensagem, inclusive sendo convidada para desfilar sua moda alegre e brasileira em Nova Iorque, em um período onde essa transição era inexistente, Elke Maravilha foi uma de suas manequins.



            Se o seu 1° desfile nos Estados Unidos foi alegre e colorido, o segundo mostrava a faceta mãe e contestadora da estilista. Com uma série de pássaros, sóis, animais engaiolados e trajando-se de preto a estilista mostrou que a alegria estava sendo tolhida e principalmente aprisionada. Atualmente é comum a moda servir de porta voz, mas naquele período não era por essa razão Zuzu foi uma estilista pioneira em muitos aspectos.

            Para celebrar essa genialidade, o Itaú cultural também organizará um desfile no 1° dia da exposição em abril, nessa apresentação haverá o lado moda através da reprodução de figurinos e também o lado militante com algumas cartas a serem encenadas.



(Fotos retiradas de Instituto Zuzu Angel e Hildegard Angel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário