“A
Vogue é Intensa Lúdica e Maximalista”
Se até o momento, Daniela havia
retratado alguns pontos amplos da publicação a partir desse ponto ela começa a
falar das páginas propriamente ditas. Formada em jornalismo a profissional
contou que não fez o estagio durante sua faculdade, entretanto se envolveu em
inúmeros projetos estudantis, e seu objetivo primeiramente era trabalhar com as
“hard news”.
Daniela também abordou a questão de
fotos presentes na revista, pode parecer um detalhe qualquer, entretanto em uma
revista como a Vogue isso é muito importante, ela se recordou de Irving Penn
que colaborou com a publicação até os 89 anos, vindo a falecer aos 92. Ela
ressaltou Irving para mostrar como as pessoas se doam a revista como se ela
fosse um membro das suas famílias, entretanto como toda mídia atual a
publicação também se encontra online, sobre isso ela explicou que a Glamour e a
Vogue estão no 2° lugar de sites mais acessados perdendo apenas para a revista
Marie Claire.
Vogue também pode ser vista no
facebook, entretanto nessa ferramenta não há conteúdo, de acordo com Daniela
foi uma “regra” da Globo em extinguir o conteúdo nessa plataforma. Apesar de
ser uma revista bem organizada isso não impede que haja uma troca de pessoas no
sentido de todos escreverem sobre tudo, a diretora explicou que se alguém tiver
uma experiência de beleza essa pessoa poderá escrever sobre isso para compartilhar
com os leitores, um dos desafios de fazer essa revista segundo ela é ter o
compromisso de colocá-la na banca toda a última sexta feira do mês.
Segundo ela essa data é importantíssima
já que é no final de semana que o leitor ocasional compra a revista, para isso
se realizar o fechamento ocorre entre os dias 18 e 19 do mês e as pautas da
próxima edição começam a ser apresentadas no dia 22. Essa rapidez do fechamento
ocorre também por questões gráficas e de papel, enquanto a Glamour fica 24
horas na gráfica a Vogue leva cinco dias de gráfica por causa de seu papel
especial e das fotos que recebem um tratamento especial.
Ainda
que seja um formato “importado” a Vogue Brasil, segue algumas regras da imprensa
local, existe uma lei que define a porcentagem de conteúdo editorial presente
em uma publicação, essa porcentagem não pode ser menor que 55%. Para conseguir
chegar nessa taxa é difícil, mas Daniela disse que há meses que eles conseguem ate
57%, a maior dificuldade ocorre nos meses onde há muito anuncio como novembro e
dezembro.
Por ser uma revista de moda, se
espera que a Vogue trate só desse assunto, porém a publicação surpreende. O encontro
entre Anna Dello Russo e o Olodum mirim para edição de maio em 2012 foi uma
dessas surpresas, sobre isso só amanhã na última parte da palestra.
(Fotos retiradas de Giampaolo Sgura, da edição feita em parceria com Anna Dello Russo para a Vogue Brasil)
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